Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

07/06/2013

Dicas para um bom título de postagem + Desenho

Vocês sabiam que o título que colocamos em nossos posts pode influenciar na hora dele ser achado nos sites de busca? Não? Bom, falarei um pouco sobre isso e darei algumas dicas de como otimizar o título da postagem para que seu blog possa ser encontrado com mais facilidade.
Também trago um desenho vetorizado que acabei de fazer. Ainda não vou colocá-lo na página do Face pois preciso fazer umas reformas por lá antes de voltar a fazer uploads. Aliás, muitos desenhos daqui do blog estão indisponíveis, estou trabalhando para consertar isso o mais rápido possível; mas só poderei colocar todos depois que tiver trocado todos os links das postagens que ainda estão no endereço antigo. E isso é um porre, pode crer... Hehehe... Mas um dia eu chego lá.

Dicas para um bom título de postagem:

Eu também não imaginava que uma coisa besta como o título da postagem pudesse ter algum tipo de influência nos nossos acessos. Não é o fator mais importante, é claro; contudo, um título bem escrito pode garantir uns "cliquezinhos" a mais. Duvida? Veja só o que vou explicar agora, gafanhoto...

Lembrando que nenhuma dica funcionará se você não cuidar do conteúdo do seu blog acima de tudo!

Para ser achado pelo Google (e outros sites de busca):

Tenho lido recentemente alguns artigos sobre SEO bem interessantes. Sabe qual é uma das dicas que eles sempre dão? Que o título seja simples e haja a possibilidade de uma pessoa procurá-lo na busca.
Simples porque seu título não precisa ser como o dos enredos de Escolas de Samba (que geralmente são enormes). Pense na ideia principal do post e faça uma frase básica e convidativa com ela. Às vezes é inevitável que acabe saindo uma frase um pouco mais longa, eu entendo. Portanto, minha dica n° 1 é: escreva o mínimo possível; se o mínimo não for tão pequeno, tudo bem; só não coloque vinte palavras!
Depois, o título precisa ser algo que as pessoas realmente possam pesquisar. Não adianta ser filosófico demais e colocar frases extemamente criativas, o fato é que as pessoas só vão achar aquilo que pode ser procurado. Vou dar um exemplo: digamos que você queira falar sobre "como criar um blog". Imaginemos que você escolha como título "A árdua tarefa de escrever virtualmente". OK, o título é bem interessante, mas você acha que alguém pesquisaria "como escrever virtualmente" em vez de "como criar um blog"? Acha que uma pessoa clicaria no seu link caso estivesse procurando sobre como criar um blog?
Neste momento você pode me perguntar: "Mas esse título garantiria para mim o primeiro lugar na pesquisa Google, isso não seria bom?". Eu respondo: em que universo alguém pesquisaria literalmente "A árdua tarefa de escrever virtualmente"? Pois essa seria a única situação em que seu blog ficaria em primeiro!
Tenha sempre em mente que, se você tiver um bom conteúdo, não vai ser difícil estar na primeira página do Google, mesmo que o título seja igual ao de muitos outros. O Google não usa o fator "ele chegou primeiro" para formar a lista de resultados, ele classifica as páginas da web pela relevância, ou seja, aquelas que são mais prováveis de conter o exato conteúdo que a pessoa tenha procurado.
Então como seria o título mais adequado? Bom, eu dou umas sugestões como: "Todos são capazes de criar um blog" ou "Dicas para se criar um bom blog". Diga-me, não fica bem mais convidativo? E veja que são palavras bem simples!

Para chamar atenção:

Minha última dica é a seguinte: caso o seu texto tenha algo a mais a oferecer do que os demais posts da web, acrescente isso ao título.
Digamos, por exemplo, que você fará um tutorial de como fazer templates. Se a maioria dos tutoriais forem mais complicados e demorados do que o seu, prefira colocar o título assim: "Como fazer templates de maneira fácil e rápida". Colocando-o assim, irá chamar a atenção do internauta que estiver procurando sobre como fazer templates, não vai? Pense nisso.

Então ficam essas dicas. Com o tempo e a prática vocês verão que não tem nenhum mistério, só é preciso estar atento e nunca cometer excessos.

Na próxima semana falarei sobre como conseguir mais acessos otimizando o conteúdo da postagem, não perca!

Desenho:

Também estou trazendo um desenho que comecei a digitalizar na quarta-feira e terminei ontem. Na verdade, até que foi bem fácil desenhá-lo; já que é apenas uma silhueta, só precisei contorná-la com vetores, transformá-los em seleção e depois preenchê-los. O que deu mais trabalho foram as asas (não foi muuuuito trabalho, só precisei usar mais vetores). No fim das contas, fazer cada parte em uma camada diferente ajuda bastante.
Enfim, fiz uma fada com asas de borboletas semi-transparentes. Gostei muito pois ainda não havia feito um desenho com asas que estivesse de costas. Veja só como ficou:

Fada Borboleta

Para mim, é um dos meus melhores até agora. E olha que eu nem usei neon desta vez... Hehehe...

Espero que vocês tenham gostado!

Beijinhos Alados,
4 Comentários
Comentários

4 comentários:

  1. bom dia

    òtimas dicas sempre,e um lindo desenho.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  2. pois é, acho que o meu problema é que muitos títulos do meu blog estão mais para A árdua tarefa de escrever virtualmente" do que "como criar um blog" :(

    Aliás, eu adoraria começar o post pelo título. Muito mais fácil quando a primeira coisa que vem na cabeça é o título do post porque depois que acabo de escrever, na hora de publicar, se não tenho o título sofro um bocado pra achar, e quase sempre acaba sendo um título bem ruim!

    Ah, muito lindo o seu desenho...dá até pra estampar numa camiseta e daquelas pra sair a noite!

    Sheila, falando em vetor, qual o programa que vc usar pra fazer a vetorização(?) do desenho?

    ResponderExcluir
  3. Falando de títulos: lembrei da época em que eu juntei uns contos e pretendia mandar pras editoras. Levei tanto tempo tentando escolher o título do livro (mesmo sabendo que editoras podem querer mudá-lo por causa do lado comercial - ainda não sei se isso acontece, mas acredito que sim) que quando achei uma 'mais ou menos' eu já tinha perdido a vontade de mandar kkk

    É, pensar demais não só cansa como desestimula rs

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas. Eu geralmente as sigo. Lindo o desenho da fadinha!
    Beijos;*
    Visita?
    blog-brigadeirando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados