Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

05/06/2013

Mais acessos para o seu blog: como criar Sitemaps

Não existem fórmulas mágicas para conseguir muitos acessos para o seu blog, isso é fato. Jamais utilize sites que prometem colocar seu blog no primeiro lugar da pesquisa Google ou algo parecido; geralmente isso pode acarretar em punições, incluindo perda de posições na pesquisa ou até (em casos graves) a exclusão do seu blog.
Hoje ensinarei como fazer uma coisa que me ajudou a recuperar uma posição razoável no Google. Como vocês sabem, recentemente mudei meu endereço de docesonhodemenina.com.br para docesonhoalado.com, o que fez com que meus acessos diários caissem para praticamente 600 views.
Pesquisando pela web, achei uma ferramenta que me ajudou a recuperar e muito os meus views, hoje estou, em média, com 1.000 acessos diários. Mas, antes de chegar ao passo a passo, falaremos um pouco sobre a indexação, que ocorre via sitemaps.

O que é indexação e o que são sitemaps?

Não achei até agora uma explicação "científica" para o que é indexação. Ao que me parece é uma forma de chamar os mecanismos de busca para o seu conteúdo, dizer assim: "Ei, Google, eu existo!". Hehehe... Desculpe-me, realmente não sei explicar isso de outra forma (se alguém puder me ajudar a explicar, deixe um comentário).
Já o sitemap é um mapa do conteúdo de seu blog (o que é meio óbivo pois a palavra é formada por "site" e "map"). Com um sitemap, o Google pode classificar seus links com mais rapidez, o que facilita e muito para que todas as suas postagens sejam logo indexadas. Isso ajuda, por exemplo, quando você troca o domínio do seu blog para que seu novo endereço apareça na busca.
Agora, como isso vai gerar acessos? Devo alertar que o aumento de visualizações só ocorrerá se o seu blog for "pesquisável", ou seja, se ele tiver um bom conteúdo. Se não, nem macumba vai ajudar!

Tutorial - Como criar Sitemaps:

Criar sitemaps é algo super fácil. Vou apresentar abaixo a forma de fazer sitemaps para blogs que tenham Feed (todos do Blogger tem um).
A primeira coisa que você precisará fazer é entrar no site "Ferramentas para Webmasters", logado na sua conta Google, é claro.
Caso seu blog seja do Blogger e não tenha domínio próprio, certamente ele já estará na lista de sites. Caso contrário, siga os passos contidos no item 2.
Depois de encontrar seu blog na lista, clique no link azul onde está o endereço dele. Neste painel que abriu, clique na aba "Otimização > Sitemaps"
Agora é que vem a parte boa. Clique no botão vermelho "Adicionar/Testar Sitemap". Na caixinha que abriu, cole o seguinte:

atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100

E depois clique em "Enviar Sitemap". Aguarde enquanto o sitemap é carregado e depois clique em "Atualizar página".
Pronto, você já enviou suas primeiras 101 postagens. Caso seu blog tenha mais páginas, faça o mesmo procedimento com os seguintes endereços:

atom.xml?redirect=false&start-index=101&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=201&max-results=100
atom.xml?redirect=false&start-index=301&max-results=100

E vá aumentando o número em vermelho até que chegue ao seu número de postagens. Nunca mude o número 100 no final, apenas se você quiser colocar um número menor de postagens.
Para que todas (ou a maioria) das postagens seja indexada, demorará pelo menos 24 horas. Para que você note a melhora nos acessos pode ser que demore um pouquinho mais.

2. Se o seu blog não estiver na lista:

Se você acabou de instalar um domínio personalizado, seu blog não estará nesta lista (é importante que ele esteja tanto com o novo domínio quanto com o endereço .blogspot.com). Para adicioná-lo, clique no botão vermelho "Adicionar um site". Na janelinha que abriu, digite o endereço do seu blog e clique em "Continuar".
Na próxima tela vai estar o link "Verificar titularidade", clique nele. Essa parte é para garantir que qualquer um não saia cadastrando o blog ou site alheio.
Eu geralmente uso a opção "Google Analytics", mas se o seu blog não tiver o Google Analitycs instalado, você deve selecionar a opção "Meta tag". O site lhe dará um código, copie ele.
Agora entre em "Design > HTML", no seu Painel do Blogger, clique em qualquer lugar do seu HTML, aperte "Ctrl + F" no seu teclado, digite <head> na caixinha que abriu e aperte a tecla "Enter". Abaixo do trecho destacado, cole o código que você copiou lá no Ferramentas para Webmasters. Salve as alterações.
Agora volte á página do "Ferramentas para Webmasters" e clique no botão "verificar". Se tudo deu certo, você pode começar a usar as ferramentas normalmente e criar seus sitemaps.

É só isso por hoje. Em breve, darei mais algumas dicas básicas para gerar mais acessos ao seu blog, aguarde!

Beijinhos Alados,
4 Comentários
Comentários

4 comentários:

  1. Vou fazer isso essa madrugada! Adorei a ideia!
    Beijos Pri.

    ResponderExcluir
  2. Então, né... se eu disser que entendi beeeeemmmmmm esse trem de Sitemaps eu vou estar mentindo (culpa minha mesmo que sou bem dã pra essas coisas), mas já que vc falou que é bom, eu fui lá e fiz.

    Até porque é mais fácil do que ir de madrugada pra esquina fazer macumba, ainda mais que aqui no interior do Paraná tá frio :)

    mais uma vez valeu a dica. Gradecida

    ResponderExcluir
  3. Vlw floor

    seguindoo, segue o meeu http://noivinhadodan.blogspot.com.br

    beijinhoos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados