Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

23/05/2013

Tutorial - Como desenhar cabelos, parte 3

Enquanto eu fazia reformas nos tutoriais, encontrei um formato de cabelo que ainda não ensinei: o cabelo visto de costas! Como assim esqueci disso nas outras partes do tutorial?
Então, embora eu tenha prometido continuar o de desenhar mãos esta semana, vou fazer o de desenhar cabelos vistos da parte de trás. Até porque gosto mais de desenhar cabelos do que mãos. Espero que vocês gostem (afinal, sei que muitos preferem meus tutoriais de desenho, tenho provas escritas até).

Tutorial - Como desenhar cabelos, parte 3:

O que fazer quando precisamos desenhar uma pessoa de costas? Fazer uma pessoa de cabelo solto pode até ser simples, mas e quando resolvemos variar e desenhar com um coque, ou um rabo de cavalo, ou uma trança? Hoje vou ensinar alguns truques bem básicos. Não será nada profissional, eu nunca fiz curso de desenho, então já saiba desde então que será um tuto amador.
Lembrando que você também pode conferir como desenhar os cabelos vistos de frente pelos tutoriais anteriores. Para vê-los, clique aqui e aqui.

Lembrando que todo e qualquer desenho deve ter seu esboço feito a lápis. Apenas após terminar o desenho, faça a arte-final com esferográfica ou nanquim.

Cabelo visto de trás - solto:

Para começar, desenhe o formato da cabeça e os ombros, mais ou menos como no exemplo abaixo. Esses primeiros traços são fundamentais para que seu desenho tenha um formato proporcional.


 Depois desenhe o cabelo, cobrindo toda a extenção da cabeça e descendo até o comprimento desejado. Seu desenho ficará mais ou menos assim:


Por último, faça a arte-final, cobrindo os traços que fazem parte do desenho com esferográfica ou nanquim; depois apague as linhas à lápis. Abaixo está o scan do mesmo desenho dos passos anteriores, fiz a arte-final em nanquim (é só um rescunho, não caprichei muito, como dá pra notar).


Cabelo visto de trás - solto com prendedor:

Primeiro, faça o formato da cabeça e dos ombros. Depois escolha um ponto e desenhe o prendedor (como um laço ou uma borboleta, por exemplo) e faça alguns fios partindo dele, como no exemplo abaixo:


Depois faça um pequeno tufo de cabelo seguindo para baixo, que é a parte do cabelo que está presa pelo prendedor:


Agora, desenhe normalmente o resto do cabelo, seguindo até o comprimento que você preferir:


Por último, faça a arte-final. Ficará mais ou menos assim:


Cabelo visto de trás - coque:

Fazer um coque também não é muito difícil. Comece com o formato da cabeça e dos ombros, faça também um circulo pequeno no lugar onde você quer que o coque esteja, como no exemplo abaixo:


Depois, faça os fios do cabelo do coque. Para isso, escolha um ponto no centro do círculo menor e faça fios partindo deste mesmo lugar até o círculo, como vemos abaixo:


Fica parecendo uma bolinha de praia... Hehehe... Fiz os traços em nanquim sem querer, não faça o mesmo, heim!
Por último, faça fios do cabelo vindos da cabeça até o coque, como no exemplo abaixo. Depois de terminar, faça a arte-final e apague os traços a lápis.


Cabelo visto de trás - rabo-de-cavalo:

Para fazer um rabo-de-cavalo, comece também com o formato da cabeça e dos ombros. Depois desenhe a "xuxinha" do cabelo na altura desejada e puxe o rebo-de-cavalo no comprimento que preferir. Vai ficar mais ou menos assim:


Assim como no coque, faça fios de cabelo partindo da cabeça até o rabo-de-cavalo, depois ao longo do rabo, seguindo a direção do cabelo. Por último, passe a arte-final e apague os traços a lápis. Veja abaixo um exemplo da direção que os fios devem seguir:


Cabelo visto de trás - trança:

Como última sugestão, temos o cabelo feito com uma trança, que eu achei particularmente charmoso. Para fazê-lo, você só precisa fazer uma trança partindo da base da cabeça, e depois desenhar os fios de cabelo ligando a trança ao topo da cabeça. Para saber como desenhar uma trança, clique aqui.


Por hoje é só. Semana que vem continuarei o tutorial das mãos, sem falta!!!

Para mais dicas de desenho, leia também:
Como desenhar mãos - Parte 1
Como desenhar cabelos, parte 2
Como desenhar cabelos, parte 1
Dicas para colorir
Dica para desenhar: inspire-se!
Como desenhar rosas
Como desenhar um Chibi - Parte 1
Como desenhar um Chibi - Parte 2
Dicas para a Arte-final
Dicas de Pintura
Pintando o cabelo
Mais dicas para desenho
Pasta ou caderno?
Como desenhar um olho
Como desenhar um gatinho!
Uma filosofia...
Olhos de Anime
Na hora de Colorir...
Dez dicas para um bom desenho
Todos podem desenhar rostos!

Beijinhos Alados,
5 Comentários
Comentários

5 comentários:

  1. Oi Sheila quanto tempo, sube de seu livro, andei lendo algumas postagens dele aqui e a página do face tbm. Poisé parabéns, fico pensando que a blogosfera para mim podia estar bem mais familiar, mais não, voltei agora de novo com um novo blog.
    http://(minhamaniadeler).blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei, muito bom!
    Gatinha estou atualizando o meu canal com vídeos semanais, visite e se gostar se inscreva, é muito importante pra mim! Beijinhos.
    Canal: http://www.youtube.com/user/isabelyrogrigues
    Blog: http://fasesdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sheilinha, tá bom que seus tutoriais são ótimos mas eu não sei desenhar rsrsrs! Nem com ajuda!
    Então já viu que finalmente consegui fazer minha promoção, se não viu, vou aproveitar e te convidar a participar da promoção: 2 anos de Metamorfose Paralela!
    Vai rolar sorteio com premiação... Venha conferir no blog!
    Beijos Pri!

    ResponderExcluir
  4. Seus desenhos são doces e suaves... vi esse blog crescer e florescer e como é bom vir aqui e ver tudo isso, lembrei do tutorial de gatinho... rsrsrsrs.
    Beijooooos
    http://www.artesdosanjos.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Lindo!! Amei de verdade, você tem o dom de desenho, queria ter também, beijos!
    P.S. Por favor mande mais desenhos, tipo todos os dias! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados