Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

11/04/2013

O Novo Editar HTML do Blogger:

O Blogger decidiu fazer uma mudança radical na estrutura da página onde modificamos o código HTML do nosso template. Está bem mais moderno, tem mais funções, mas ao mesmo tempo ficou um pouco complicado para quem já está acostumado com o sistema antigo; e para os iniciantes... bem, agora é que ficou parecendo grego mesmo!
Nessa postagem, explicarei o que já entendi. Já vou adiantando que a maioria dos tutoriais de blog daqui do DSM estão desatualizados, mas que em breve farei uma grande reforma para colocar tudo nos eixos.

O Novo Editar HTML do Blogger:

A primeira mudança que aconteceu foi que o HTML não abre mais numa janela, como acontecia antes, agora ele carrega em uma página separada (para ver as mudanças, clique em Modelo > HTML no seu painel do Blogger). Veja só o seguinte print:


1 - Ir para um widget:

Clicando neste botão, um menu abrirá. Nele estará listado todos os widgets/gadgets do seu blog. Clicando em um dos itens, você será levado a linha de HTML do widget selecionado.
Vantagem: com esse botão fica mais fácil achar determinado código;
Desvantagem: não é algo realmente útil, não era tão difícil achar um código com o Ctrl + F.

2 - Visualizar modelo:

Clicando neste botão, aparecerá na mesma página uma visualização de como ficará seu template após tê-lo salvado. É importante salientar que após visualizar será preciso sempre clicar em "Salvar Modelo" para que o template apareça em seu blog.
Vantagem: ainda tentando achar uma... hehehe;
Desvantagem: em computadores de pouca resolução de tela (como o meu) o template ficará num quadrado menor do que o tamanho real da página. Eu sinceramente preferia a visualização anterior, onde podíamos ver exatamente como o blog ficaria quando alguém entrasse nele.

3 - Formatar modelo:

O botão formatar modelo mostra os recuos de texto usados nos códigos html para facilitar organização e abre uma caixa de busca pequena no canto superior direito do HTML quando você aperta Ctrl + F. Usando essa caixa de busca, ele deixará em destaque todas as ocorrências da palavra que você pesquisou. Caso você precise usar a caixa de localizar do seu navegador, clique no menu Editar > Localizar.
Vantagens: ainda não usei o suficiente para formar uma opinião;
Desvantagens: a caixa de busca apenas deixa em destaque as palavras, não tem como navegar ente elas a não ser que você use a busca do seu computador.

4 - Setas:

A caixinha "Expandir modelos de Widget" sumiu, agora, para ver o código completo, você precisará clicar nessas setinhas pretas do lado esquerdo do código. Com isso, o código espandirá.
Vantagens: deixa o código bem menor (eu não sei o de vocês, mas o meu é enorme);
Desvantagens: dificulta mais a busca pelo Ctrl + F, sem falar que para copiar o código inteiro do template, será necessário abrir todas as setinhas... haja paciência!

Onde está o CSS?

Sabe os códigos que determinam as cores, as fontes e as etecéteras do blog? Esse código agora está um pouco mais escondido. Para achá-lo, vá até a linha <b:skin>...</b:skin> e clique na setinha preta no lado esquerdo dela. Isso espandirá o código (ele ficará em azul).

Acho que é questão de se acostumar a partir de agora. Tomem o máximo de cuidado ao mudar o seu template!!!
Saiba também como achar as coisas nesse novo formato clicando aqui.

Mil Sweetkisses,
5 Comentários
Comentários

5 comentários:

  1. AAAAAi que alivio! Ainda bem que eu ja fiz todas as mudanças necessárias no meu blog antes disso tudo acontecer! -.- Eu ainda não tinha visto que o blogger tinha mudado a estrutura da pag de HTML, agr vou ter que aprender as coisas dnv T-T haha bjão gata

    sonhosnaodormem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Me embaralhei um pouco por causa das mudanças... inclusive quero inserir um balão de comentários no meu novo blog mas não tô conseguindo achar o local correto para colocar a imagem... se tu puder me ajudar, agradeço muito :)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, agora ficou muito mais difícil, só porque eu já estava pegando o jeito do outro haha'. Mas logo eu acostumo com esse.

    ResponderExcluir
  4. Agora vou ter que aprender tudo de novo. Mas sei que vou me acostumar. Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Estou completamente perdida, sem entender nada...os códigos HTML que antes eram super fáceis de achar no Ctrl+f agora não dão mais certo, sou do tipo que sempre vai no Google procurar algo novo pra colocar no Blog mas agora todos os códigos que mandam procurar não existem mais. Sinceramente eu odiei e com isso não estou conseguindo fazer mais nada no meu Blog!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados