Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

04/04/2013

Blogar por obrigação

Seria mentira se eu dissesse que nunca fiz uma postagem apenas por obrigação. Entretanto, do fundo do meu coração, asseguro que isso não me incomoda nem um pouco. Acredito que seja por que meu blog tem um objetivo próprio; se eu não me obrigar de vez em quando, nunca vou conseguir cumprí-lo.
Mas com outras blogueiras isso não acontece. Muitas estão por aqui por pura diversão, ou por vontade de escrever, então quando o blog se torna algo que não traz mais tanto prazer quanto antes é que ocorrem as famosas desistências.
O que fazer para que seu blog não se torne obrigação? Ó dúvida cruel que permeia minha alma! (vixe, tô profunda hoje... hehehe).

Blogar por obrigação:

A obrigação de blogar chega a cada tipo de blogueiro de forma diversa, alguns com uma intensidade maior, outros com menor intensidade. O fato é que em todos os casos existem fatores que interferem na hora de blogar:
  • A falta de inspiração para novos assuntos;
  • A vontade de querer falar apenas sobre aquilo que vá trazer algum sucesso;
  • Quando o blogueiro decide se guiar por modelos pré-estabelecidos por outros blogs;
  • A falta de incentivo dos leitores (que muitas vezes não comentam);
  • A falta de apoio de amigos e familiares;
  • Sentimentos pessoais do blogueiro.
Tudo isso pode dar à pessoa que bloga a sensação de não ter mais motivos para continuar escrevendo textos, dando a impressão de estar mantendo o diário virtual apenas por obrigação. De certa forma, isso pode ser driblado, desde que cada um tenha seu motivo para continuar seguindo com seu cantinho. Aí vão algumas dicas:

Para quem bloga com um objetivo:

Muitas pessoas criam seus blogs com um objetivo maior em mente, é o caso de quem quer ganhar dinheiro com uma loja virtual ou (como no meu caso) quem busca a divulgação de seu trabalho. Essas pessoas simplesmente não podem parar de publicar textos, pois quanto menos a pessoa publicar, menos haverá novidades para os seguidores conferirem e cada vez menos interesse eles terão no que você escreve. Sem contar que manter o blog desatualizado é um risco imenso em relação às estatísticas. Blog sem posts novos é sinônimo de blog menos acessados, isso é fato. Visto isso, pode-se afirmar que simplesmente é preciso blogar por obrigação vez ou outra nesse caso.

O que fazer?
Eu não estou brincando quando digo que programar as postagens ajuda e muito para quem quer manter seu blog ativo. Digamos que você programe um post para a manhã do dia seguinte, isso te dá o dia de amanhã inteiro para postar o texto de depois de amanhã, ou seja, você terá bastante tempo para gastar. Aproveite o tempo online que sobra para fazer o que você gosta, assistir um vídeo, ver um filme, jogar, etc. Isso ajuda bastante, inclusive para ter boas ideias.

Para quem bloga por diversão:

E para quem apenas escreve por achar divertido o espaço da blogosfera? Pode acontecer às vezes dessas pessoas sentirem que não há motivos para continuar, de tão desistimuladas que estão.

O que fazer?
Primeiro, se você só quer se divertir, não imponha a si mesmo nenhuma meta. Publique quando você quiser, o que for da sua vontade, tente não se preocupar com números. Se você sentir que está perdendo a vontade de blogar, dê um tempo, espere uma semana. Nunca desista de seu blog se você realmente o ama. Ah, e não fique pedindo desculpas aos leitores por não estar publicando nada. Não sei se isso incomoda a todos, mas a mim incomoda.

Para quem bloga por vontade de escrever:

Às vezes as pessoas fazem seus blogs simplesmente por ter compulsão em escrever ou por querer treinar suas habilidades de escrita. Eu posso ter um objetivo, mas também blogo para não ficar enferrujada, isso é bom para estimular sua capacidade criativa, por exemplo.

O que fazer?
Fica também a dica de programar as postagens. Você nunca sabe quando a inspiração pode chegar, e se ela tardar pode ser que você perca um dia inteiro e não poste nada. Tente se divertir com coisas que possam ampliar seu conhecimento e, portanto, aumentar o número de assuntos sobre os quais você poderá escrever; leia um livro, assista um filme ou uma série, veja noticiários, etc. Você logo verá como os assuntos logo vêm se você estiver atento a eles quando os mesmos aparecerem.

Por hoje é só. Espero que meu texto possa ter sido útil!!!

Mil Sweetkisses,
6 Comentários
Comentários

6 comentários:

  1. seu texto é a pura realidade , vejo pessoas segas em ganhar dinheiro , que ja perderam a paixão por blogar faz tempo , otima postagem parabens vou compartilhar

    ResponderExcluir
  2. Acredito que muitas blogueiras que trabalham com empresas parceiras acabam blogando por obrigação, pois deve-se divulgar o s produtos deles, etc...

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  3. O bom é blogar por diversão. Acredito que quando fazemos algo para nos divertir e gostamos do que fazemos a criatividade não nos abandona. Quanto a pessoa só pensa em dinheiro e o blog se torna um trabalho com muita rotina, acaba a vontade de escrever e a dedicação também muda. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  4. É péssimo quando blogamos por obrigação! Já me senti assim, e parei de blogar durante 1 mês depois voltei pois senti muita falta e agora me sinto ótima blogando.

    Beijo.

    http://macheriereve.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Concordo completamente com tudo que você escreveu! Eu ja tive vontade de acabar com o blog por falta de leitores e algumas vezes por achar que eu não ia conseguir cumprir meu objetivo... mas eu ainda estou lá, mesmo com pouquíssimos leitores e as vezes com aquele preguicinha de postar. Eu adoro blogar, eu acho que se eu excluísse o meu blog eu acabaria criando outro >< enfim, beijinhos :*

    sonhosnaodormem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que blogar é algo natural. Pelo menos pra mim, óbvio que nem sempre eu tenho tempo, com trabalho, duas universidades e todo o resto da minha vida. Mas adoro escrever, adoro postar. Quantos as metas quando eu comecei o blog meu intuito era ter um lugar pra colocar meus textos, poemas, pensamentos. Não um lugar pra ficar famosa. rs
    Mas acredito na liberdade. Vc deve blogar quando quer blogar.

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados