Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

07/03/2013

Os Blogueiros e a Reciprocidade

Reciprocidade s. f. - Qualidade do que é recíproco; correspondência, correlação mútua.

Comecei esta postagem com a definição do dicionário de "reciprocidade". Por que fiz isso? Principalmente porque quero dar uma dica amiga para todos os blogueiros: quando você encontrar qualquer palavra num texto que lhe gere dúvidas (ainda que você saiba o significado geral), não deixe de consultar um belo "pai-dos-burros". Sério, com o tempo você entenderá o que estou sugerindo.
Agora que todos entendemos o tema do dia, introduzirei minha reflexão. Ultimamente venho observando os blogs que sigo (sim, estou sempre ligada a todas as atualizações) e os poucos que ando visitando, e uma coisa saltou aos meus olhos: a dinâmica de retribuição de "favores" entre os blogueiros. Observando bem, essa troca pode ser ao mesmo tempo positiva ou negativa, e de certa forma até preocupante.

Lado positivo da reciprocidade:

"Me segue? Eu sigo de volta!", quantas vezes você já leu essa frase nos seus comentários? Se eu fosse ganhar um real para toda pessoa que já comentou isso no DSM certamente eu estaria numa situação monetária bem melhor do que a atual... Hehehe...
Creio que essa troca, até certo ponto, é bastante vantajosa e justa. Eu sigo você, você me segue; comento no seu blog e você comenta no meu; divulgue-me que eu te divulgo... etc. Quando vamos analisar, nossas estatísticas estão bem melhores por causa dessa retribuição. Isso é essencial para todo blogueiro, principalmente entre os iniciantes.
Acredito que seja, inclusive, uma atitude bastante cortês. Se a pessoa se deu ao trabalho de escrever algo no seu blog, o mínimo que pode ser feito é dar uma palavrinha no cantinho dela também...

Lado negativo da reciprocidade:

E então você me perguntará: "Poxa vida, pode haver algum mal nisso?". Respondo que pode haver sim. Imagine que você é um daqueles blogueiros que só passam nos blogs dos quais tem certeza que retribuirão seu comentário (presumindo que você não o seja).
Agora imagine um blog em que o dono simplesmente não pode responder a todos por falta de tempo (mais ou menos o meu caso, né?). Esse blog pode ser excelente, mas você nunca comenta porque não receberá nada de volta.
Agora imagine que todos os outros blogueiros pensem como você. Qual é o resultado? Mais um blogueiro maravilhoso que talvez tenha uma "depressão blogueira" por falta de comentários e acabe excluindo seu blog; e tudo por quê? Porque os outros só querem levar vantagem.
O que você deve ter em mente é que receber algo em troca é muito bom, mas não deve ser levado ao extremo. Procure dar valor àquilo que você gosta, independente do resultado que você conseguirá. Sem contar que simplesmente nos falta tempo para passar em todos os blogs que passam pelos nossos; creio que se você não está nessa situação agora, em breve estará.

Vamos fazer uma promessa?

Eu já prometo que vou fazer isso, espero que você adote essa ideia também: toda vez que você achar alguma postagem na sua "Lista de Leitura" (aquela lista do Painel que mostra as atualizações dos blogs que você segue) que por acaso chame sua atenção de alguma forma, comente nela mesmo que você saiba que não será respondido. Creio que é uma prática maravilhosa, que beneficiará todos nós!

Por enquanto é só o que tenho a dizer... Perdoe-me se resumi demais, mas hoje estou sem muita vontade de me alongar; se acabar encontrando mais detalhes, farei um novo post sobre o assunto!!!

Mil Sweetkisses,
6 Comentários
Comentários

6 comentários:

  1. Boa a tua percepção e teu ponto de vista. Apesar de adorar receber comentários no meu blog, não comento em outros esperando que eles me dêem o mesmo retorno. Comento quando acho algo interessante, simples assim. E é complicado mesmo se armar desse esquema de retribuição de comentários, pois nem sempre temos tempo para ficar em torno disso e no fim acaba se tornando uma espécie de obrigação, quase que uma pressão, o que pode fazer a pessoa acabar desmotivada a blogar.

    ResponderExcluir
  2. É muito legal você receber comentários, e também é bom mandar comentários... Todo mundo ganha, e mesmo se a outra pessoa não responder, pelo menos você foi educada neh... Porque nem tudo que fazemos tem que ter algo em troca.

    ResponderExcluir
  3. Nunca fiz comentários em outros blogs pensando em receber visitas deles. Sei que muitos não iram me visitar.
    Mas não me importo de retribuir aos que me visitam e comentam. Sei que apenas um comentário pode deixar uma blogueira feliz e dar um incentivo para que ela não desista. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa Adriana seu blog é lindo, maravilhoso, ele é incrível eu adorei o design dele!
      quem me dera se meu blog fosse a metade do seu :'(

      se vocês quiserem ir gente o site é esse:

      http://patricinhasrosaeglitter.blogspot.com.br/

      Excluir
  4. Praticar a reciprocidade é essencial não só na blogosfera, mas na vida pessoal também. Adorei seu recado!! Já faz um tempo que tenho a prática de comentar em blogs, seja dos painel de atualizações ou de grupos do facebook, sem nenhuma pretensão de recebê-lo de volta. Acho que ajuda na boa relação com outros blogs!!

    Beijos!!
    http://dama-louca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei os outros blogueiros, mas eu fico tãaaaoooooooooooo decepcionada quando vejo o número de comentários mudar e corro lá pra ver e tem um 'legal seu blog.Me segue que eu te sigo de volta?', com variações do tipo 'tõ te seguindo, me segue de volta???"

    E acho de uma idiotice... a pessoa entra, não lê o post, não comenta sobre o tema do post, as vezes faz um comentário nada a ver, mostrando que só olhou a foto ou passou os olhos em duas frases do post e quer ser seguida?
    O que me faz dar retorno é sentir q a pessoa leu o post, tem gente que entra e visualiza não só o post principal, mas dá uma olhada e pitaca em outros mais antigos, mas a maioria só quer mesmo é conseguir um 'eu estive aqui, não esquece de retribuir'. Por isso as blogagens coletivas rendem tantos comentários.

    Hoje eu até entendo a necessidade que muitos blogs tem em ter muita gente nos seguidores, até porque pra fazer parcerias, um blog que tem visualização baixa, tem dificuldades e tem gente que acha que blog com poucos seguidores ou sem comentários é um blog ruim, ruim no sentido de que, não adiante perder tempo ali já que não vai ter retorno.

    Reciprocidade é legal, é simpática, é bem vinda, mas se ela não acontece eu creio que deva prevalecer mais a questão do 'mas o blog é legal? tem coisa legal pra ler? Tem coisa que me interessa?", se não mesmo a tal reciprocidade vai gerar visualizações, comentários, mas naquela base do 'passei aqui...'



    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados