Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

20/02/2013

Blogueiros precisam mesmo de comentários?

Anteontem voltei à ativa em matéria de comentários (e a multidão dos anjos clama ALELUIA!), ainda não tenho tempo suficiente para ser uma comentarista exemplar, mas voltei a visitar um bloguito ou outro. Enfim, o processo de comentar me levou a refletir sobre os motivos que levam os blogueiros a almejarem ardentemente os tão sonhados comentários. O que nós buscamos? Será que a opinião alheia é o que realmente procuramos ou a maioria busca apenas inflar seu próprio ego?
Também acrescentei ao texto algumas dicas imperdíveis para você bem comentar e ser comentado, que vão te ajudar a desvendar os mistérios que esse processo de interação leitor-blogueiro possui.
É isso que vamos discutir hoje, espero que você esteja disposto a ler a postagem completa, pois valerá a pena!

Por que os blogueiros precisam de comentários?

Quem entra na blogosfera já quer ser lido imediatamente. Os acessos podem até chegar com mais facilidade, todavia para adquirir os primeiros comentários o blogueiro precisa embarcar numa jornada árdua de divulgação mediante a visita de inúmeros blogs. Mas por que se faz isso? Será que é gastar tempo à toa?
Não, nós temos motivos. O grau de importância de cada item pode até variar de pessoa a pessoa, mas geralmente os blogueiros buscam comentários para:

1. Obter Feedback:

A opinião alheia nunca deve ser a verdade absoluta, visto que ninguém  é capaz de agradar a todos, nem Jesus foi; mas o feedback também pode ser uma forma de adaptar seu blog às necessidades mais úteis à maioria. O truque número um de todo blogueiro conhecido é dar prioridade aos assuntos que mais atraem seu público-alvo e descartar aqueles que não trazem muitos frutos. Feedback nada mais é do que o leitor relatar o que gostou ou o que não gostou sobre determinado assunto, produto ou texto. É uma descrição pobre, mas é por aí que "a banda toca".
Agora você blogueiro, não vai me dizer que nunca pensou em postar de novo algo que fez grande sucesso no seu cantinho? Não há vergonha nenhuma em admitir, ao contrário, isso prova que você é dotado de grande jogo de cintura.
Mesmo com essa arma em mãos, temos que sempre ter em mente que ela não passa de uma faca de dois gumes: podemos até saber a opinião do leitor, mas nunca teremos a certeza de  que ela é sincera. Não se esqueça de que existem aqueles  que ferem gratuitamente e também os aduladores, que elogiam apenas em vista de algum lucro.
Por isso é imprescindível que todo blogueiro procure adquirir o máximo de feedback possível, para que logo após possa ser feita uma boa análise, dando prioridade às opiniões mais frequentes.

2. Saber que está sendo lido:

Observar os acessos é importante, mas eles não são garantia de que você está atingindo a pessoa por trás do monitor, visto que acessos podem vir, por exemplo, de uma pessoa que só entrou no seu blog por causa de uma imagem rara. Pelo comentário podemos descobrir se cativamos o público ou não, isso é essencial.

3. Adquirir contatos fiéis:

É observando os comentários que pode-se descobrir quem são aqueles leitores que sempre ajudarão quando for preciso. Todo bom blogueiro sabe que é indispensável a busca de amizades para elevar o nível de seu cantinho.
Quero salientar que não se deve criar contatos apenas com os que já estão no topo, dê preferência aos que estão começando agora e os que estão a caminho. São esses que vão te ajudar e, quem sabe, ser bons contatos no futuro. Pense à longo prazo.
E como achar os melhores contatos? Visite alguns blogs e veja quais são os que retribuíram da forma correta, comentando sobre o seu conteúdo, não apenas querendo algo em troca.

4. Conseguir incentivo para continuar blogando:

E, por último, um blogueiro precisa saber que está sendo útil para a humanidade, tem que constatar que seu esforço não foi à toa. Muitos querem apenas o elogio, querem saber que são bons. O que você precisa saber é que quem lê tem todo o direito de ter uma ideia diferente, ideia essa que pode ser pedra angular para uma nova postagem, uma nova discussão.
Fique atento ao que o seu leitor diz pois isso pode não só servir para alimentar a vontade de blogar, mas pode ser a inspiração para novos artigos.

Dicas para bem comentar e ser comentado:

Agora quero terminar essa postagem com pequenas dicas básicas para efetuar e adquirir comentários. Claro que o que direi não é à prova de falhas, mas pode ser um auxílio para não cair em erros, se a pessoa entender bem as dicas e souber usá-las  com maestria.

Para bem comentar:

  • Nunca se esqueça da boa educação e do respeito;
  • Procure usar boa ortografia, isso pode já ser uma boa propaganda da qualidade de seu próprio blog;
  • Tente ser o mais despretensioso possível;
  • Leia pelo menos 80% da postagem; se estiver ao seu alcance, leia tudo;
  • Se tiver muito a dizer, separe seus comentários por assunto;
  • Se gostou do blog em geral, veja o resto do conteúdo. É claro que nem todos temos tempo para tanto, então ao menos siga o blog para sempre estar presente;
  • Comente os conteúdos que realmente chamaram a sua atenção;
  • Não crie brigas. Se não vai ser educado, não comente;
  • Se não sabe o que dizer, não invente;
  • Seja o mais sincero possível.

Para ser comentado:

  • Esteja sempre atento ao potencial de "comentabilidade" de seu texto. Às vezes uma pessoa não comenta bem por que não há nada a discutir, pense bem!
  • Não pressione ninguém. Se a pessoa não vier a você, não insista, ninguém gosta de chatos;
  • Chantagem emocional pode até funcionar às vezes, mas é suicídio virtual. Com o tempo seus leitores se aborrecerão e pararão de frequentar seu blog;
  • Como eu já disse previamente, consiga bons contatos, mas seja humilde;
  • Textos mais divertidos tendem a chamar mais a atenção, esteja sempre atento à sua forma de escrever;
  • Varie os assuntos o máximo que puder;
  • Não insista numa postagem só, mesmo que ela traga bons resultados. Aguarde até que passe tempo suficiente para não cansar seu seguidor;
  • Não tente truques. O verdadeiro sucesso é impossível sem uma boa dose de esforço.

É só isso que tenho a  dizer por hoje. Se num dia desses encontrar inspiração para retornar o assunto, farei uma nova postagem, aguardem!!!

Agora que você leu isso até aqui, por favor, não seja hipócrita a ponto de ir embora sem manifestar sua opinião, ué!!! Hehehe... Não me decepcionem!!!


Mil Sweetkisses,
4 Comentários
Comentários

4 comentários:

  1. Olá querida
    Durante muito tempo, acreditei que se eu tivesse menos de 10 comentários por postagem, era pq meu blog não estava agradando, ficava louca.
    Agora que não penso mais assim, sou uma blogueira mais feliz, pq escrevo coisas q me deixam a vontade e sei q quem se identificar com meu verdadeiro "eu" vai comentar, prefiro 1 ou 2 comentários sinceros do que 20 comentários do tipo "Que lindo, adorei!"
    bjos

    brunaporelamesma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. É muito bom mesmo quando a gente escreve algo e as pessoas participam, até por uma questão de identificação ou para conhecer diferentes pontos de vista. No meu caso, gosto dos comentários justamente para refletir sobre as opiniões de cada um, afinal, a tendência é ir aprendendo, pois cada pessoa por si só é um mundo à parte. Mas é como eu já citei em outro comentário por aqui: tenho meu blog apenas como um passatempo, mas os comentários certamente me motivam a continuar criando postagens.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei as suas dicas, são muito úteis.

    ResponderExcluir
  4. Uma vez eu li(não me lembro onde) uma frase que dizia que para se ter escritores é necessário que haja leitores. E creio que com os blogueiros aconteça a mesma coisa. Nós queremos saber se estamos sendo lindos, seja pra inflar o ego ou para que tenhamos uma direção do que agrada ou desagrada os leitores, e é aí que entra os comentários. Como uma bússola que nos guia nessa imensidão de assuntos, temas, pensamentos e etc.
    Pra resumir... acredito que todo blogueiro depois de dedicar um bom tempo aperfeiçoando sua postagem quer que seu esforço seja reconhecido...e como eu digo: críticas, sugestões e elogios são sempre bem vindos :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados