Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

28/02/2013

Sucesso na blogosfera tem a ver com a idade?

Não entendam mal, please! Sei que o assunto pode causar polêmica, mas percebam que o título é uma pergunta, não uma afirmação. Apenas falarei hoje sobre algo que venho observando, pode ser verdade, pode não ser... É apenas a observação de uma tendência, o que não significa necessariamente que não existam exceções...

Sucesso na blogosfera tem a ver com a idade?


O DSM pode não ser o pináculo do sucesso no mundo dos blogs, mas sou uma pessoa muito observadora e já tenho um bom tempo de experiência nessa selva de diários virtuais. Já presenciei nascimentos de blogs, muitas reformas, um milhão de mudanças de nome e URL, retorno de gente que nunca aparecia e muitas, mas muitas desistências.
Dentre os blogs que vem e que vão, percebi algumas tendências básicas que se repetem há tanto tempo que tenho me questionado se realmente são reais. O caso é que reparo na idade das blogueiras, e percebo que 90% (aproximadamente, não me pergunte sobre números, meu negócio é com letras) dos blogs abandonados ou com sérios erros na sua estrutura vem de blogueiras menores de dezoito anos.

Já sei que boa parte dos leitores vai começar a me xingar em 3, 2, 1... Mas espere! Antes de partir para as ofensas contra a minha mãe (que por acaso não tem nada a ver com a história, então não façam isso, por favor!) leia a minha explicação:

Primeiro, devo explicar que a primeira pessoa que uso como exemplo sou eu mesma. Vocês só me conhecem desde 2011 (quando, por acaso, eu já era maior de idade) mas na minha vida pré-DSM tive inúmeros blogs e (veja só!) nenhum deles deu certo. Acredito que no meu caso precisei amadurecer muito na escrita e na criatividade antes de criar um cantinho que se destacasse de alguma forma, sem contar que nos primeiros blogs que fiz a inconstância reinava em tal grau que eu era capaz de trocar o nome do blog pelo menos três vezes por dia. Isso quando eu não deletava tudo para fazer outra vez do zero. É claro que estou sendo um pouco hiperbólica para causar efeito, mas era por aí...
Acredito que a constante necessidade de mudança nos blogs tenha a ver com a adolescência. Sim, é isso mesmo que você leu, eu não escrevi errado não. Na adolescência, todos passamos por um tempo de busca de identidade, de procura do seu verdadeiro "eu", e é claro que isso acaba se refletindo no mundo virtual: se a jovem um dia gosta de rock e no outro dia suspira por boy bands, é evidente que ela quererá reformar todo o seu blog para mostrar ao mundo seu novo gosto. E isso não é de todo mal, é algo pelo qual todos passamos ou passaremos.
Outra coisa que eu acho que influencia muito é a visão romântica sobre a fama dos blogueiros. O que se vê na mídia são blogueiras de moda lindíssimas, super bem-maquiadas (e cof, cof, maiores de idade, cof, cof) aparecendo de vez em quando nas reportagens. É claro que garotas de toda parte pensam: "Oba, quero isso também!". Aliás, é também o motivo para a explosão de blogs de moda, mas não quero tocar no assunto por hora, melhor deixar para outra postagem.
Continuando, a blogueira adolescente já entra por aqui pensando que em dois dias estará numa entrevista para a TV aberta, cheia de fãs e seguidores... e bem, podem crer, isso não acontecerá nem tão cedo (isso se acontecer). Tenho certeza que se você perguntar para todas as blogueiras de sucesso, elas te responderão a mesma coisa: "Tive que ralar muito para chegar a ser o que eu sou hoje".
É claro que não posso dizer que não existam exceções. É claro que existem, já passei em alguns blogs de meninas bem jovens que realmente tem talento e com a cabeça pensando para o caminho certo. Elas existem, não são muitas (as que eu vi creio que dá para contar nos dedos do Lula), mas existem.

O que é preciso entender é que o sucesso na blogosfera tem mais a ver com maturidade do que com maturação. Maturação tem a ver com o desenvolvimento biológico do indivíduo, maturidade se refere ao desenvolvimento mental. É por isso que existem, por exemplo, adultos beirando a velhice que se comportam como crianças e meninos de menos de dez anos já tem mais juízo do que um bando de marmanjos.
Creio que para investir num blog, se faz necessário uma boa quota de estruturas mentais que muitos jovens ainda estão desenvolvendo. Se faz necessário, por exemplo:
  • A certeza de que o sucesso não virá sozinho;
  • Bastante auto-confiança, pois nem sempre as opiniões alheias serão um estímulo;
  • Uma boa dose de perseverança;
  • Muito, mas muito amor pela leitura e pela escrita;
  • Sabedoria suficiente para criar estratégias;
  • Saber lidar com o erro, com a derrota, com maus-resultados;
  • Priorizar em qualquer ocasião o respeito e a boa conduta.

Conclui-se então que o sucesso na blogosfera não tem muito a ver com a idade em si, mas sim com a inteligência proximal da pessoa que digita... Peraí, essa "resposta de Tia" não deve ter explicado nada, vou dizer com outras palavras: não adianta se você tem oito ou oitenta anos, se for imatura não vai a lugar nenhum por aqui.

Práticas a se desenvolver:

Agora você deve estar pensando: "Poxa vida, Sheila, isso acaba com o meu sonho!". Claro que acabaria, mas só se você deixar de ler o que eu vou dizer a seguir.
Primeiro preciso te perguntar: qual é o seu sonho? Você quer ter um blog ou ser famosa? Mas responda com a mais profunda sinceridade!
Se seu sonho é apenas ter um blog e ser lida, eu digo: vale a pena continuar tentando até conseguir. Vocês não chegaram a acompanhar tudo, mas eu cheguei a ter pelo menos uns vinte blogs até criar o DSM, e a maioria foi uma porcaria. Por que era uma porcaria? Porque eu ainda não pensava da forma correta, eu queria ter um blog por ter um blog, não tinha um objetivo real para ele.
Um dia você chegará ao seu objetivo, e é aí que você realizará o seu sonho. Não há atalhos ou truques, o segredo é ir tentando até conseguir, e ter sempre em mente de que os melhores resultados não virão imediatamente.

Então deixo aqui umas coisas que você terá de desenvolver para se tornar uma boa blogueira:
  • Leia muito. Mas não leia só revistas de fofocas e horóscopo, leia aquilo que vai aumentar o seu conhecimento. E não deixe de ler com um dicionário, procure nele qualquer verbete que lhe gerar dúvida, mesmo que você saiba o significado "por alto";
  • Não deixe de escrever e treinar a escrita, toda máquina que fica muito tempo parada acaba enferrujando;
  • Aprenda a não ligar para índices baixos. Eu sei, a gente fica triste, mas treine sua mente para suportá-los;
  • Faça uma promessa para si mesma: nunca delete nada no momento em que você estiver triste, sensível e com vontade de desistir. Espere pelo menos uma semana para tomar suas decisões, principalmente as mais drásticas;
  • Tente transformar seu blog numa extensão de si mesma, nunca venda sua alma para o que é modinha;
  • Busque sempre aquilo que você tem certeza de que é algo que você ama.

Tem mais algumas coisas, mas acho que a listinha acima tem o essencial...

Agora, se a sua resposta à minha pergunta foi: "Dane-se, o que eu quero mesmo é ser famosa!", minha filha, é melhor você desligar o computador agora mesmo, ir lavar um pouco de roupa e bater a cabeça na parede pois será mais útil do que ficar atrapalhando os blogueiros de verdade #ProntoFalei.

Espero que tenham gostado e entendido de verdade o que eu quis dizer. Sei que me estendi um pouco mas, pode crer, se você leu tudo e interpretou do jeito certo, certamente concordará comigo!

Mil Sweetkisses,
6 Comentários
Comentários

6 comentários:

  1. Olá querida! Que lindo o seu texto, super bem explicado e claro...com um certa dose de humor rs. Suas dicas são preciosíssimas e com certeza vai ajudar muita gente que tem blog, incluindo eu. Uma coisas é certa, quando cuidamos do blog em todos os seus aspectos, as pessoas reconhecem que aquele blog, é o blog. Muito obrigado pelas dicas.
    Visite o meu blog e confira o novo Layout.
    Um abraço,
    Wagner

    ResponderExcluir
  2. vOCÊ SABIA QUE.. eu nunca tinha parado para pensar nesse detalhe? Ate parei p/ pensar sobre comentários mau educados mas nunca no progresso de um blog. E olhando por mim mesma eu acredito sim que a ideia influencia sim o amadurecimento ajuda na sincronização de ideias e ajustes na blogosfera, comecei na blogosfera a mais ou menos 10 anos atras na quela epoca blog não era como hoje, muita gente nem saia o que era e servia, nunca tive paciencia para conduzir, ja tive vários ate que resolvi retornar ano passado, claro que nessas idas e vindas fiz uma longa bagagem de aprendizado, meu retorno foi bem mais significativo que no inicio, o mundo blogueiro tem evoluído muito e é preciso estar antenada para seguir lado a lado com as suas mudanças constantes do últimos anos.

    Muito legal o Post..parabéns

    (⁀‵⁀) ∞ ღ ∞
    .`⋎´ღ¸.•°*”˜˜”*°•ღ

    ▓ ღღ Dany's Place
    ▓ ღღ Tutorial
    ___________________
    ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓( ᐵ ᗜ ᑈ)ᘉ

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, um post para a gente refletir sobre, e que tipo de blog quer ter.

    Mas vou ser sincera em te dizer que acho meio triste que nem sempre o sucesso ou o não sucesso de um blog tenha 100% de relação com a qualidade dele. Vejo muito blog bom, com conteúdo bom, mas comentários 0 enquanto uns blogs bem 'dããã' cheio de comentários. Muitas vezes reparo que isso se deve ao fato da blogueira ser sociável, viver passando nos blogs alheios e deixando um comentário, mesmo que só um 'post interessante...gostei do seu cantinho', sinais de que ela nem leu o post e não navegou pelos outros', mas faz a social e dependendo dos blogs onde ela faz isso, acaba virando um círculo 'vc passa no meu, eu passo no seu...'. Marcam presença e fazem o contador dos comentários girar...

    Olha, vou dar o meu olhar sobre essa coisa da 'idade feminina' na blogosfera: creio que tem algumas mulheres com mais de 40 que conseguem bons resultados em seus blogs, mas, de forma geral, o que a gente vê são mulheres na faixa dos vinte e poucos anos (até menos) que conseguem chamar a atenção, as tais 'it girls' tão na moda. Tenho reparado tanto nisso que dia desses até fiz post sobre no meu blog

    http://pitacosdelua.blogspot.com.br/2013/02/santa-ignorancia-o-que-ser-uma-it-girl.html

    Nos vlogs então, é difícil não ver alguém que seja 'nova', bonita e magra nos canais do youtube rs

    De forma geral, até na hora de expor as ideias na internet os homens são mais felizes nisso... A idade e a aparência deles é muito menos cobrado.
    Como na vida real

    ResponderExcluir
  4. As blogueiras que mais gosto de ler geralmente são as maiores de 18 anos, geralmente já tiveram outros blogs e já aprenderam com seus erros. São mais experientes e se dedicam com mais responsabilidade. Mas isso não é regra e sempre há uma exceção.

    Infelizmente com a fama de algumas blogueiras, as iniciantes se espelham nelas e querem ser e ter o que elas tem, mas não sabem o quanto foi difícil até chegarem ao sucesso. E se esquecem que a fama não acontece do dia para noite, ele só acontece com muito trabalho e dedicação.

    Ótimo post de hoje. Continue assim. bjus!!!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei... Nunca pensei no sucesso, é claro que quero (e muito)acessos, visitas, comentários. Mas isso de aparecer na TV por ter um blog, nunca fez minha cabeça.
    Eu gosto mesmo é de escrever e o blog é esse cantinho sagrado no mundo onde meus escritos e opiniões descansam.
    O Reticências já tem 3 anos e eu mais de 18 rs, mas ele não faz tanto sucesso como os blogs que vejo por aí, agora que venho me preocupando em fazê-lo conhecido, agora que me preocupo mais com isso.
    O que eu vi no decorrer desse tempo foram muitos blogs lindos e de pessoas talentosas que sumiram. Fico triste com isso.
    Eu mesma muitas vezes pensei em desistir, não por essa questão de sucesso, mas por estar triste. A sua dica de esperar uma semana, pra mim foi a MELHOR de todas, as vezes tiro uns dias de férias e quando volto tem tantos comentários carinhosos que tenho que voltar.
    Talvez o maior segredo seja amar ser blogueira. E isso, sem dúvidas, eu amo ser!


    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados