Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

18/01/2013

Papo DSM XII - Internet tem idade?

Semana passada, só tivemos uma opinião no Papo DSM (Valeu, Jane, você é demais, amiga!!!), eu até pensei em voltar com as férias do Papo, mas vou tentar mais um Papo pra ver se dessa vez vocês participam, não é??? De repente o problema estava no assunto de semana passada, talvez nem todo mundo soubesse o que dizer.

Papo DSM XII - Internet tem idade?

Será que existe uma faixa etária mais adequada para ingressar no mundo virtual? Tem gente que pensa que é na idade escolar, quando a criança aprende a ler, outros não esperam nem que a criança domine a leitura, já a colocam para mexer nas tecnologias antes mesmo que elas aprendam o que tudo aquilo significa. Não deixe de conferir a minha opinião e a de minha amiga virtual, a Jane.

Minha Opinião

Internet tem idade?

Eu seria hipócrita se dissesse que crianças não podem acessar a Internet. Fiz curso de Informática por volta dos dez anos de idade na primeira lan-house que abriu aqui na comunidade (naquele tempo, computador era algo raro e internet em casa era mais raro ainda), e isso nunca me prejudicou de forma alguma, ao contrário, me ajudou e muito.
O que me preocupa com essa precocidade de ingresso no mundo virtual é a ausência dos pais nesse processo. Já cansei de visitar lan-houses onde eu via dezenas de crianças usando os computadores sozinhas e jogando os jogos mais violentos que existem. Isso é preocupante.
Também deve-se sempre estar atento aos limites. Deixá-los o dia inteiro no mundo virtual pode ser um erro dos grandes! Certamente a internet é uma ferramenta educativa poderosa, mas uma criança raramente a usaria para apenas fazer pesquisas e visitar sites saudáveis e instrutivos por vontade própria. Cabe aos pais conversar com os filhos e alertá-los dos perigos que podem estar escondidos atrás dos pixels.
Eu, sinceramente, acho que tudo depende da mentalidade da criança que acessa. Para dizer a verdade, quando eu era pequena a única vez que pegava no computador sozinha era nas aulas de informática. Lá nós podíamos acessar a internet quando a aula acabava e eu nunca mexia em nada ilegal. Me lembro que a maioria das vezes só ficava brincando no site da Turma da Mônica. Sério! Se bem que eu não sou um bom exemplo, pois eu já me divertia só de ficar mexendo no Paint.
Enfim, tudo deve ter seu equilíbrio. O problema do mundo atual é estar pouco se lixando para a ordem natural das coisas. E isso é lamentável.

Opinião dos Leitores:

Jane dos Anjos - 29 anos #quase 30
Blog: Artes dos Anjos


"Bem! Sou mãe de 3 crianças, o Matheus de 11 anos, a Verônica de 10 e a Luciana de 8.
Todos eles já acessam um pouco a internet.
Acredito que com uma boa supervisão é considera boa sim, mas com uma boa supervisão, sem deixar a criança o dia todo conectada e nem ir lá verificar o historico para ver onde ela navegava ou com quem conversava.
Aqui o PC é no meu quarto, então cada um tem 40 minutos e eu sempre estou por perto, auxiliando e olhando. Cuidado nunca é demais.
Não sejamos relapsos com nossas crianças, que tem muito safado, pedofilo, assassino, sequestrador e todo tipo de monstro na internet nós sabemos e não podemos nos fazer de bobos.
Então se a internet for devidamente oferecida com segurança para a criança, porque não?
Agora minha opinião sobre a idade varia muito, talvez se a criança for mais esperta com 7 anos, se for mais bobinha 9 ou 10, isso varia muito".


Veja também:
Papo DSM I - As gigantes da TV aberta
Papo DSM II - Cyberbulling (Facebullying)
Papo DSM III - Sou/fui fã de...
Papo DSM IV - Sou brasileira(o) e amo isso!!!
Papo DSM V - Amizade Virtual
Papo DSM VI - Minhas Manias
Papo DSM VII - Nossa Velha Infância
Papo DSM VIII - Se pudesse, eu iria para...
Papo DSM IX - Sobre o preconceito
Papo DSM X - Tenho medo de
Papo DSM XI - Metas

Mil Sweetkisses,
3 Comentários
Comentários

3 comentários:

  1. Sempre gosto dos seus temas! O próximo, que é sobre o Bullying, tem muito a ver o que se passa na atualide! Parabéns!

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  2. Oi Linda! Eu acabei de conhecer o seu blog e amei aqui! É tudo uma fofura *_* Já estou seguindo aqui!
    Você gosta de perfume e de Make?
    Ta rolando 2 sorteios bem legais lá no blog! Vem Participar!
    http://blogdajuhreis.blogspot.com.br/2013/01/parceria-l-shop-sorteio-para-comemorar.html
    http://blogdajuhreis.blogspot.com.br/2012/12/layout-novo-sorteio.html

    Fique com Deus! Beijinhos...

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha pensado sobre esse aspecto de internet ter idade ou não. Comecei cedo também no curso de informatica e também me distraia com o paint (diferente de vc, talento nenhum pra desenho rs).
    Mas acho que tem sabe? Vejo crianças com 5, 6 anos com perfil em facebook e twitter, pra que?
    O mundo virtual é perigoso e o leque de opções é amplo, vasto. Tem que se ter limites de idade, tempo, de uso. Porque se não for assim a criança se perde nisso tudo. E há os perigos. Muitos perigos, estes não só pra crianças, mas até mesmo pra nós.
    Haja vista o caso da adolescente que viajou pra outro estado pra encontrar o "amigo virtual" e foi assassinada. (passou na imprensa ano passado).

    Ótimo tema.

    P.s: ainda de férias, mas quando retomar vou vim aqui mais rs
    www.reticenciando.com

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados