Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

17/01/2013

Tutorial - Efeito de "quebrado" na foto pelo GIMP

Hoje, no nosso primeiro tutorial usando o "The Gimp" vamos aprender a fazer esse efeito que usei no cabeçalho do DSM, no qual parece que a foto está dentro do fundo como se ele estivesse quebrado. Peço desculpas apenas por ter feito as ilustrações do tutorial na versão antiga dele, pois ainda não tinha visto que ele atualizou para o 2.8.2...
Enfim, você verá que é bem simples. Caso não tenha o Gimp no seu computador, deixo abaixo o link do Download pelo Baixaki:


 Efeito de "quebrado" na foto:

Para começar, entre no Gimp e clique em Arquivo > Abrir e abra a imagem escolhida. Se for ma imagem em JPEG, clique em Camada > Adicionar canal alfa, como mostra na foto abaixo:


As imagens em PNG não precisam dessa etapa. Caso esteja usando uma imagem GIF, precisará ir em Imagem > Modo e clicar em RGB.
Agora clique na "Ferramenta de Seleção Livre", na Caixa de Ferramentas, que é o item indicado abaixo:

Ao clicar na foto, a "Ferramenta de Seleção Livre" vai colocar um círculo e uma reta que fica presa ao seu mouse. Clicando mais adiante, aparecerá um segundo círculo. Vá clicando ao redor da sua forma, gerando o desenho do "quebrado", como vemos abaixo:


Faça o "desenho" de acordo com o seu gosto. Eu fiz o meu bem rápido, então prefira não copiar. Depois de feito, clique no primeiro círculo que você colocou (como o indicado pela seta acima). Após clicar nele, os círculos e as retas vão se transformar numa seleção, como vemos abaixo:


Agora clique em Seleção > Inverter, como na imagem abaixo:


Já com a seleção invertida, aperte a tecla "Delete" do seu teclado. Sua imagem ficará com um quadriculado em volta. Isso indica que toda a área quadriculada está transparente.
Agora clique em Filtros > Sombra e Luz > Efeito-xach, conforme está abaixo:


Vai aparecer uma pequena janela. Coloque todas as opções como está na imagem abaixo. Se sua imagem tiver fundo claro, você pode escolher um cinza mais escuro, eu usei esse cinza apenas porque o fundo da imagem é preto (eu usei uma imagem infeliz...). Clique na imagem para vê-la ampliada:


Depois clique em OK. Pronto, se tudo deu certo, sua imagem já está do jeito desejado!

Para salvar a imagem, clique em Arquivo > Exportar... Coloque o nome da imagem em "Nome" terminando em .png (por exemplo: quebrado.png), escolha o lugar onde você deseja salvá-la em "Salvar na pasta".
Por último, clique em Salvar > Exportar e depois em Salvar. Sua imagem ficará mais ou menos assim:
É claro que a minha imagem não ficou muito boa porque tem fundo escuro, mas a sua ficará perfeita, pode confiar!!!

Aguardem os próximos tutoriais de edição de imagem!!!

Mil Sweetkisses,
2 Comentários
Comentários

2 comentários:

  1. Não conhecia esse programa, parece muito facil de mexer ^^

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conhecia esse programa. E faz um efeito bem legal nas imagens. Bjus!!!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados