Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

23/01/2013

Domínio personalizado no UOL Host - Novo Tutorial

Antes de começar o tutorial de hoje, vou falar um pouco sobre domínios e subdomínios. Eu sei que muita gente tem dúvida se deve trocar de .blogspot.com.br para .com ou .com.br, e gostaria de falar mais sobre isso. Quando eu fiz a primeira postagem, não tinha muita noção do que significava realmente ter um domínio, mas hoje aprendi mais e vou dar umas dicas básicas.

E estou fazendo esse novo tutorial pois tanto o painel da UOL quanto o Blogger mudaram, e o tuto antigo ficou desatualizado.

O que é um domínio?

Um domínio nada mais é do que um endereço da net que aponta para determinada página. www.docesonhoalado.com é um domínio, assim como blogspot.com.br.

O que é um subdomínio?

É um domínio criado a partir de outro domínio "puro" que aponta para determinada página da web. Um exemplo é o da minha loja, que era loja.docesonhodemenina.com.br que é um subdomínio do meu ex-endereço principal, assim como o endereço atual do seu blog é um subdomínio de blogspot.com.

Vale a pena gastar dinheiro para ter um domínio?

Eu digo hoje que vale a pena desde que você tenha intenções de permanecer com o seu blog por muito, muito tempo. Se hoje você já não aguenta mais manter um blog, não o compre.
Mas se seu blog está a todo vapor e você suspeita que pode fazer sucesso, invista nele. A maior vantagem é que o domínio dá um ar profissional ao seu blog. Por exemplo, se você pede uma parceria ou quer uma entrevista de alguém, o seu domínio vai dar a certeza de que você realmente leva o seu blog à sério. Eu já perdi as contas de quantas vezes já chamaram o DSM de "site", embora ele claramente não seja um.
Sem contar que isso ajuda um pouco quando se trata de direitos sobre o nome do seu blog. Por exemplo, uma pessoa que quer registrar um nome como sendo dela, geralmente procura primeiro para ver se já existe algo parecido. Se ver que tem um endereço com .com ou .com.br, pensará: opa! Esse nome já tem dono! É claro que não é exatamente um copyright, mas ajuda bastante.

Quanto custa um domínio?

O domínio mais barato (o que eu uso) é o da UOL Host. Ele custa R$ 29,90 por ano para .com ou R$ 34,90 por ano para .com.br. Você compra ele por boleto bancário ou por cartão de crédito, usa por um ano, e dois meses antes do domínio expirar a UOL Host te manda um novo e-mail para renovar o domínio (ou seja, você pode renová-lo antes que expire, eu renovei um mês antes).

Como ter o meu domínio?

Para comprar o domínio, siga as diretrizes que indiquei no tutorial "Domínio personalizado p/ Blogger no Uol Host I". Lá você também encontrará algumas dicas, mitos e verdades sobre ter um domínio, não deixe de ler!!!

Como instalar o meu domínio?

Agora que você já verificou sua conta, pagou seu domínio e seu domínio foi liberado (só continue quando seu domínio já estiver liberado) vamos partir para a fase divertida de configurar tudo no Uol Host e no Blogger.

Configurações no Uol Host:

Primeiro, entre na sua conta do Uol Host. Clique no botão azul "Administrar":


Marque a caixa que correspondente ao seu novo domínio, depois clique na lista no canto superior direito e depois em "Gerenciar zona DSN":


Mais uma vez, marque o seu domínio e depois clique no botão "Ações..." (bem no meio do botão, não na setinha), depois em "Gerenciar DNS".


Como na imagem abaixo, preencha os campos com as seguintes informações:

Tipo: CNAME
Entrada: www
Valor: ghs.google.com

E clique em "Criar". Esses dados são padrões para todos os blogs do Blogger, não tem nenhuma diferença.


Agora vamos criar quatro outros direcionamentos sem o www (se você parar aqui, as pessoas não vão entrar no seu blog se não colocar o www), preencha o mesmo formulário, só que agora com essas informações:

Tipo: A
Entrada: @
Valor: 216.239.32.21
Clique em "Criar"

Tipo: A
Entrada: @
Valor: 216.239.34.21
Clique em "Criar"

Tipo: A
Entrada: @
Valor: 216.239.36.21
Clique em "Criar"

Tipo: A
Entrada: @
Valor: 216.239.38.21
Clique em "Criar"

Não se esqueça de colocar todos os quatro! Não tente colar o número, tem que digitar manualmente. Pode ser que não funcione de primeira, mas insista, eu mesma consegui pôr todos os números.
Esses dados são para todos os blogs do Blogger, não tem nenhuma diferença. É importante que os IP's (os números que estão em "Valor") estejam com cada número na caixinha correta, como está na imagem abaixo:


Configurar seu domínio no Blogger:

Agora vamos aos passos finais. Entre no seu painel Blogger, vá até a guia "Configurações". Vai abrir a página mostrada na imagem abaixo. Clique no link: "+ Adicionar um domínio personalizado".


Clique no link "Alternar para configurações avançadas".

Digite o seu novo domínio com o www. na frente (aqui eu usei o exemplo: www.nomedoseublog.com) e depois clique em "Salvar". Vai aparecer uma mensagem em vermelho dizendo "Não foi possível confirmar sua autoridade para este domínio. Erro 12", como mostra a foto abaixo:


Copie no seu painel do Blogger o código correspondente ao que eu destaquei em roxo (para cada blog tem um diferente, não adianta copiar o da imagem). Volte no seu Painel da Uol Host e crie um DNS com o tipo CNAME e em "Entrada" cole esse código menor. Depois volte no Blogger e copie o código que eu destaquei em verde e cole (no seu painel do UOL Host) em "Valor". Depois clique em criar.
Volte ao Blogger e clique em "Salvar". Se tudo deu certo, ele salvará direitinho. Se não, espere mais um pouco pois pode ser que seu domínio ainda não tenha sido registrado.

Agora, ainda na mesma página, clique em "Editar", o link que está ao lado do seu novo endereço.


Marque a caixinha "Redirecionar nomedoseublog.com para www.nomedoseublog.com" (claro que vai estar com o endereço do seu blog) e clique mais uma vez em "Salvar".


Pronto. Se tudo deu certo, espere aproximadamente uma hora e tente entrar no seu blog usando seu novo domínio (as mudanças demoram um pouco a entrar em vigor, por isso deve-se esperar tanto). Não esqueça de testar com e sem o www.

Por hoje é só. Aprenda também o que é e como usar um subdomínio, clique aqui.

Mil Sweetkisses,
7 Comentários
Comentários

7 comentários:

  1. Este é um assunto no qual eu penso bastante. Estou esperando bater os mil seguidores para fazer um dominio, porque né rs

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  2. menina quando eu comprei meu dominio ano passado precisei tanto de um tutorial atualizado pq tava dando o erro 12 e o erro 13 '3' foi um horro, tive que criar 2 cnames diferentes fora a normal e os códigos que eu estava colocando estavam errado
    sahusahusuh passei 24 horas tentando colocar no blog e ja estava com essa nova plataforma entao vivia dando erro
    mas ai depois foi só alegria :)
    o meu também é pelo uol host
    ^^
    gostei do tutorial ^^

    ResponderExcluir
  3. Olà! Sou muito fã do seu blog! Me encanto com cada postagem nova! Adorei seu tutorial, estava pensando em dar um domínio ao meu blog, mas como ele é muito novo desisti, vou dar só quando ele estiver um pouco maior! Mas enfim, venho também lhe pedir, para que voçê olhe o meu blog novo, ele não muito lá do seu jeito, não ele é diferente, mas espero que goste,eu começarei a atualizar os gadgets, com a suas dicas do "fzer templates", bom só sei que seus tutoriais são de uma boa ajuda para mim!

    A sua fã do Divertida Flor de Liz! Bjs...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, adorei o post de hoje. Realmente o assunto sobre domínio ainda assombra muitas blogueiras.. É muito bom ter alguém que partilhe algum conhecimento com aqueles que precisam sempre de um Help.. Adorei mesmo e já me sinto mais confiante .. quem sabe já não tenho o meu Logo? bjs e Obrigada

    http://simplesmasessencial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tb estou começando a pensar muito, realmente tinhas muitas duvidas mas seu tutorial foi ótimo, acho que depois vou fazer igual ao seu!
    Obrigada linda!!!
    http://adoraveisvicios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei das suas dicas e já pensei em um dominio pra mim. Mas vou esperar mais um pouco. Bjus!!!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada como havia falado que compraria o dominio, pois é comprei o dominio hoje e conseguir instalar com sua ajudar! Seu tutorial está ótimo !!! Muito obrigada pela ajuda!!!!!!!! Bjusssssssssss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados