Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

11/12/2012

O livro é sempre melhor do que o filme?

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. De certa forma, concordo com essa forma de pensar. Mas se olharmos por um ângulo literário, talvez essa premissa não seja mais tão válida. Só um pouquinho.
Hoje em dia, tornaram-se praticamente epidêmicas as adaptações para o cinema e para a televisão de livros e séries de livros em geral. Eu amo isso, acho maravilhoso, sou completamente viciada em praticamente todos eles. Ainda não li todos os livros dos filmes e sériados que vi, mas se você me perguntar: "O que é melhor: os filmes baseados nos livros ou os livros em que os filmes são baseados?" eu vou responder: "Eles são apenas diferentes".
Ao meu ver, a vantagem de um filme é poder enxergar de forma mais concreta os personagens, os cenários, os objetos, as cores. Existem certos efeitos visuais e cenas mais dinâmicas que não podem ser traduzidas com exatidão em palavras e que nos deixam pasmos ao vê-los. Sem contar que muitas vezes não entendemos ou não sabemos como é determinada coisa descrita num livro e o filme nos ajuda a saber com exatidão o que o autor quis dizer.
Já o livro tem a vantagem de poder nos passar algo que vai muito além da aparência física e dos sentimentos mais óbvios. Eu creio que por eles podemos enxergar o verdadeiro ser de cada personagem, saber de seus pensamentos, dos sentimentos mais profundos e complexos. O livro abre uma janela muito maior para a imaginação, para os sonhos. E a maioria de vocês não sabem como é complexo conseguir isso. Eu sei, estou escrevendo meu livro, e embora todo o processo seja mágico não deixa de ser trabalhoso.
Mas continuando o assunto, quem é ou já foi fã de uma série que passou do papel para as telas sabe que tem coisas no livro que são melhores, mas coisas no filme ou série que são melhores que no livro. Vou dar um exemplo com Harry Potter, minha paixão original. Vejamos a personagem Belatriz Lestrange; quem leu o livro sabe que ela é um porre em grau maior, só serve para deixar tudo pior. Mas quem viu o filme, já não vê a Belatriz com os mesmos olhos, a Helena Bonham Carter conseguiu dar vida nova à personagem, de forma que todos nós nos apaixonamos de alguma forma por ela. E isso acontece com vários outros personagens.
Da mesma forma, tem coisas do livro que são mais intensas. No final de "Harry Potter e o Príncipe Mestiço" tem um trecho em que Dumbledore precisa tomar toda uma poção para que se possa recolher o medalhão de Slytherin (uma das Horcruxes) que estava preso no fundo. No livro eu morri de agonia ao ler Dumbledore implorando para que o efeito da poção acabasse, chorando como uma criança. Inclusive tive de parar de ler pra me recuperar, foi bem intenso na primeira vez que li. Já no filme, por mais que a interpretação de Michael Gambom tenha sido espetacular, nunca atingiria esse grau de emoção.
Agora vou tomar como exemplo algo bem pior, que é o caso da saga "Diários do Vampiro". Eu assisti a série primeiro, sabia que ela era apenas baseada no livro, sem muita correspondência real com ele. Quando fui ler o livro fiquei pensando "como será que seria se a série fosse igual ao livro?". Ficou aquele gostinho de "queria ver como seria se fosse assim", se é que vocês me entendem.
Então a conclusão a que chego é: se você gosta de uma história, veja seu filme, sua série, leia o livro e "o diabo a quatro". Contudo, dê a preferência ao livro. Vale a pena saber de tudo sobre ambos e poder dizer quais são as suas preferências. O importante é aproveitar bem aquilo que você ama. Sempre.

OK, eu sei que fui confusa, mas os fortes vão entender meu ponto de vista.

Mil Sweetkisses,
12 Comentários
Comentários

12 comentários:

  1. O livro Para Sempre é muito ruim comparado ao filme. Mas, o livro do Percy Jackson é bem melhor que o filme! haha


    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí

    ResponderExcluir
  2. Olá, Não sei se todos os livros em GERAL são melhores que os filmes, mas pelo menos, os livros que li e tiveram filme a leitura foi MUITO melhor, pelo motivo de ser mais detalhado.
    beijinhoos
    http://ladysfashion-mn.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie!!!
    Concordo que na maioria das vezes o livro é melhor, mas tb temos bons exemplos como o Poderoso Chefão. Narnia por exemplo, foi tão ruim... não o filme no todo mas achei os atores muito sem carisma...
    É complicado neh, ainda mais quando adoramos o livro!
    Bjocasss

    ResponderExcluir
  4. Na maioria das vezes o livro é melhor, mas com P.S. Eu te Amo, gostei mais do filme do que do livro, vai entender li e assisti e sou louca pelo filme.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Dependendo do filme o livro é muito melhor, por exemplo o Marley e eu, eu estava lendo o livro e vi que tem muito mais coisas :)
    Amei aqui e estou seguindo!
    www.blog-inspirandose.blogspot.com
    Segue lá por favor :( ?

    ResponderExcluir
  6. Na maioria das vezes prefiro o livro por que é melhor que o filme. Bjus!!!
    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. http://cosplay-kaoryii.blogspot.com.br/
    http://kaoryii-seriados.blogspot.com.br/
    http://kokoro--kawaii.blogspot.com.br/
    http://one-kiss-japan.blogspot.com.br/
    http://soshifas-pink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Muitas vezes prefiro o livro!! Gostaria de convidar você para participar da primeira Comunidade Brasileira de Blogs! La você dá dicas, participa e até pode ser o blog da semana. O site é novinho! Dá uma passadinha por lá.
    Beijos, Ana
    www.cbblogers.com

    ResponderExcluir
  9. Oiii, tdo beem?
    adoreii seu blog, muiito lindo
    de verdade!!!
    se puder...
    Visite Meu Blog, nele eu falo de tendência de Moda, novidades de Cabelo, Unhas e Maquiagem
    que mulher não gosta de dicas para cada dia ficar mais linda, não é mesmo?
    Espero qi visite e Goste!

    Desde já, Muiito Obrigado
    Daanih Malvas ;*

    * BLOG: http://danihmalvas.blogspot.com.br/
    FAN PAGE: https://www.facebook.com/Daanih.Maalvas
    TWITTER: https://twitter.com/danih_malvas
    YOUTUBE: http://www.youtube.com/user/Danitiele?feature=mhee

    **SEGUINDO SEU BLOG, SEGUE MEU TAMBÉM **

    ResponderExcluir
  10. Olá Sheila

    Eu penso meio assim também rs. Nem sempre a versão pro cinema é ruim, as vezes é uma droga, porque pegam aquilo que a gente mais gostou no livro e mudam, ou colocam coisas que não tinham nada a ver com a história. Mas outras vezes a surpresa é tão boa que a gente fica com sensação de novidade.
    E vc já tá escrevendo um livro? Uau! rs Boa sorte!!!!

    Milhões de beijos

    ResponderExcluir
  11. é melhor o livro, vc cria imagens e cenas na sua cabeça, e assim solta a imaginação.


    Poetizando em Pensamentos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados