Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

04/11/2012

Todos os Santos e Santas de Deus

Hoje eu não vou poder publicar uma formação completa sobre o dia de Todos os Santos, como eu já pretendia fazer essa semana, por  pessoal de falta de tempo. Ainda assim, queria compartilhar um texto mais elaborado. Retirei esse do blog Canção Nova, escrito pelo Professor Felipe Aquino, quem quiser ler o texto na íntegra, clique aqui.
"Nesse dia a Igreja militante (que luta na Terra) honra a Igreja triunfante do Céu 'celebrando numa única solenidade todos os Santos' – como diz o sacerdote na oração da Missa – para render homenagem aquela multidão de Santos que povoam o Reino dos céus que São João viu no Apocalipse: 'Ouvi então o número dos assinalados: cento e quarenta e quatro mil assinalados, de toda tribo dos filhos de Israel… Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão,'. 'Esses são os sobreviventes da grande tribulação; lavaram as suas vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro.' (Ap 7,4 – 14) 
Esta imensa multidão de 144 mil, “que está diante do Cordeiro” compreende todos os servos de Deus, aos quais a Igreja canonização através da decisão infalível de algum Papa, e todos aqueles, incontáveis, que conseguiram a salvação, e que desfrutam da visão beatífica de Deus. Lá “eles intercedem por nós sem cessar”, diz uma de nossas Orações Eucarísticas. Por isso a Igreja recomenda que os pais ponham nomes de Santos em seus filhos.  
Esses 144 mil significam uma grande multidão (12 x 12 x 1000). O número 12 e o número 1000 significavam para os judeus antigos plenitude, perfeição e abundância; não é um valor meramente aritmético, mas simbólico. A Igreja já canonizou mais de 20 mil Santos, mas há muito mais que isto no Céu. No livro RELAÇÃO DOS SANTOS E BEATOS DA IGREJA, eu pude relacionar, de várias fontes, quase 5000 dos mais importantes, e os coloquei em ordem alfabética.   
A 'Lúmen Gentium' do Vaticano II, lembra que: 'Pelo fato de os habitantes do Céu estarem unidos mais  intimamente com Cristo, consolidam com mais firmeza na santidade toda a Igreja. Eles não deixam de interceder por nós junto ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra  pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por seguinte, pela fraterna solicitude deles, a nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio' (LG 49) (§956).
Cada um de nós é chamado a ser santo. Disse o Concilio Vaticano II que: 'Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade' (Lg 40). Todos são chamados à santidade: 'Deveis ser perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito' (Mt 5,48): 'Com o fim de conseguir esta perfeição, façam os fiéis uso das forças recebidas (…) cumprindo em tudo a vontade do Pai, se dediquem inteiramente à glória de Deus e ao serviço do próximo. Assim a santidade do povo de Deus se expandirá em abundantes frutos, como se demonstra luminosamente na história da Igreja pela vida de tantos santos' (LG 40). O caminho da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual (cf. 2Tm 4). O progresso espiritual oração, mortificação, vida sacramental, meditação, luta contra si mesmo; é isto que nos leva gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças. Disse S. Gregório de Nissa (†340) que: 'Aquele que vai subindo jamais cessa de ir progredindo de começo em começo por começos que não têm fim. Aquele que sobe jamais cessa de desejar aquilo que já conhece' ( Hom. in Cant. 8)". 

Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br
Que Deus nos abençoe!!!
3 Comentários
Comentários

3 comentários:

  1. Muito interessante o texto. 20 mil Santos é muita coisa ^^

    ResponderExcluir
  2. Eita que e santo heem ? Neem li todos, rs' =)

    inspirando-ideias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados