Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

20/11/2012

Dia Nacional da Consciência Negra + Meu Níver, né...

Ano passado, eu tinha dado destaque ao meu aniversário no dia de hoje, mas acabei me arrependendo um pouco. Notei que quase nenhum blog – se bem que eu não me recordo de ter visto algum – publicou uma postagem sobre essa data. E eu não preciso ser negra pra ficar revoltada com isso, me sinto honrada por ter nascido nesse dia.
Eu ia fazer um texto DSM com esse tema, mas ontem fui pagar o boleto da renovação do domínio do DSM, e o sol acabou fritando um pouco meu côco, sem contar que vocês sabem como é cansativo ficar em fila de banco... No resumo, não estou num dia propício para criações... Mas quero e vou falar sério hoje, preciso tocar nesse assunto, e é isso o que vou fazer. Só preciso avisar que, se você chegou aqui querendo informações para uma pesquisa escolar, saiba que não vai encontrar muito conteúdo formal, é melhor procurar um texto mais didático!

Dia Nacional da Consciência Negra:

Quando eu era pequena, não sabia da importância dessa data. Como vocês, eu só ficava feliz por que era feriado aqui no Rio. Aliás, quando eu soube que a data tinha a ver com Zumbi dos Palmares, pensei imediatamente que ele fosse um morto-vivo. Só depois descobri que era apenas o nome dele #ErroDeInterpretação.
Depois que soube da história da data e entendi mais um pouco, fiquei revoltada com o fato de que o busto de Zumbi que fica lá no Centro da Cidade era um constante alvo de vandalismo. Não sei como está a situação do monumento hoje em dia, mas lembro que na época da minha infância toda semana tinha uma notícia no Jornal mostrando um ataque de pixadores ao meu xará de níver.
Outra coisa que me revolta é a pequena importância que dão à esse dia. Sinceramente acho que deveria ser feriado nacional, oras! Me lembro que teve um ano que quase acabaram com o feriado de vez... Um absurdo!
Hoje é dia de refletir sobre a importância que tiveram os negros na construção de nosso amado Brasil, e creio que não precisa ser negro para isso. Eu sempre associei os negros à força, à luta e não à inferioridade, acho o racismo super irracional. Para dar um exemplo de como a cultura negra ainda é vista com maus olhos, outro dia, no Centro, eu e minha irmã observávamos do outro lado da calçada uma mulher que usava um cabelo afro lindíssimo. É claro que às pessoas em volta olhavam torto para ela, era nítido que achavam o cabelo ridículo. Eu acho super chic, usaria um cabelo assim se pudesse (mas minha branquitude não deixa...). Pena que nem todo mundo percebe que usar um cabelo afro não está ligado a não ter noção do ridículo, mas sim à ter orgulho de sua raça.
Existe também uma situação que me deixa pensando: "Não acredito que isso seja verdade...". Acontece que, como vocês sabem, de vez em quando eu faço um ou outro desenho de meninas negras. Notei no último desenho que eu fiz dessa forma que ele não teve tantos "likes" no Face do que quando posto uma menina branca... Me recuso a acreditar que seja realmente isso, espero do fundo do coração que seja mera coincidência.
Então considerem essa minha postagem singela (que não consegui fazer do jeito que queria por causa do meu cansaço) como um convite à reflexão: será que você tem feito algo para mudar essa situação? Para você, qual é o papel dos negros na sociedade? Eu creio que a sociedade só evoluirá quando perceber que a beleza e o caráter não está apenas naquilo que nos foi imposto à trocentos mil anos atrás... Isso vai muito além da cor.

Meu Níver, né...

E à meia noite e vinte do dia 20 de Novembro de mil novecentos e não é da sua conta, nascia no Rio de Janeiro mais uma diva... Eu!!! Hehehehe...
Não, eu não sou do tipo de pessoa que pula de alegria e morre de vontade para chegar logo o dia do Aniversário. Também não gosto de festas, principalmente se forem para mim. Antissocial? Não... Só não sou chegada a frescuras...
A única coisa que faço hoje é agradecer a Deus por ele ter permitido que eu vivesse por mais um ano, errando e acertando, caindo e me levantando, mas sempre seguindo em frente. Então me perdoem pelo fato de não fazer muito drama no dia de hoje... Hehehe...
Mesmo assim, não sou de recusar presentes (ora, quem não aprecia um bom regalo?). Sei que não dá para vocês me darem algo material, então vou deixar duas coisas que vocês podem fazer aí mesmo do outro lado do computador. Até porque eu não tenho frescuras quanto a presentes: o que você puder me dar já está bom, mesmo que seja só os parabéns. Fica então da consciência de cada um se vocês vão me dar esse agrado ou não:
  • Primeiro, faça uma boa ação, ainda que pequena. Ficaria muito feliz se soubesse que cada um de vocês fez algo para tornar a vida de alguém um pouco melhor. Mas não vale sair espalhando por aí que fez isso ou aquilo: faça a boa ação e pronto, não conte a ninguém depois;
  • Depois, pedindo algo mais material, gostaria que vocês divulgassem o Doce Sonho de Menina de alguma forma. Se puder (e se gostar de verdade daqui) fale de meu blog para os seus amigos!!!
É só isso. Agradeço antecipadamente pelo carinho de todos vocês, e que Deus abençoe a todos nós!!!

Mil Sweetkisses,

P.S.: Fiquem sabendo que como eu já renovei meu domínio, isso é garantia de que eu ficarei mais um ano perturbando vocês #ProntoFalei.
11 Comentários
Comentários

11 comentários:

  1. Parabens Sheilla Milhoes de anos de vida e que deus ilumine sempre seu caminho!!! muito legal falar sobre a consciencia negra no blog... um super beijo...

    www.lasmasbellaspatynat.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns e felicidades e em questão ao dia da consciência negra eu acredito que as pessoas precisam parar ter preconceito se não o Brasil nunca vai pra frente vivemos num mundo de preconceito em que o negro é pobre e branco é rico isso não pode continuar assim temos que mudar isso, ótimo post.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Kkk e ai quer dizer que somos do mesmo signo!
    Parabéns Sheila, te desejo tudo de bom, muito sucesso, muita paz, muitas alegrias, que papai do céu cuide muito bem de você te abençoando cada dia mais. Muiiiiitos anos de vida!
    E falando em blog, que venha então esse proximo ano com vc atormentando kkkk brincadeira que bom que continuara conosco!
    Ah é hoje minha irmã vai participar de um evento em Ctba sobre a consciência negra, aqui nao é feriado! Mas a cobertura das apresentaçoes estara no blog amanhã! Beijos
    Pri

    ResponderExcluir
  4. Parabéns linda, que deus te abençoe e te guarde! Muitos anos de via e muitas felicidades para você!

    ResponderExcluir
  5. Sempre quando tem algum aniversário e eu não posso dar nada peço a Deus pra abençoar a vida da pessoa, minha mãe diz que é o melhor presente ^^

    Feliz aniversário e dia da consciência negra! (fazendo aniversário em feriado, que delicia *--*)

    ResponderExcluir
  6. Oieee...Parabéns!!!Passei pra te convidar a conhecer o Superbonita. Estamos com peças incríveis, passa lá pra conferir!

    beijos, Jaque

    ResponderExcluir
  7. Eu sou descendentes de seres humanos que foram escravizados, e não de escravos. E tem muito branco que quando chegou no Brasil também foi tratado como escravo. Se for para fazer um feriado para comemorar um raça, que seja a raça humana.
    Sheila parabéns pelo seu aniversário e por mais um ano de vida, e me desculpe pelo desabafo. Bjus!!!
    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Sheilaa !! Meu niver é só daqui a uns 2 meses, também não fico muito animada mas se for pra ganhar presentes então esta otimo^^

    ResponderExcluir
  9. Parabéns flor,muitos anos de vida,saúde,paz,muitas felicidades,que Deus lhe abençoe hoje e sempre.
    Quanto ao dia da consciência negra,adoro quando vc faz bonecas negras,me sinto representada.10000000000000000 beijos.

    ResponderExcluir
  10. Sheila, seu aniversário é no mesmo dia do que o meu parabéns!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados