Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

26/10/2012

Papo DSM IX - Sobre o preconceito + Próximo tema!!!

Hoje é dia de papo sério. Fico um pouco chateada quando não manifestam muitas opiniões com um assunto tão importante quanto esse. Ainda assim, consegui alguns comentários bem interessantes, acho que vocês vão gostar de ler.
Quero ver também todo mundo opinando no assunto de hoje, que vou colocar no final da postagem!!! Peço que todos aproveitem para participar, mesmo que com uma opinião mais simples.
É importante ressaltar que só aceito opiniões a partir de agora do tema NOVO, ok???

Papo DSM IX - Sobre o preconceito:

Hoje não vou dar minha opinião pessoal (no sentido de escrever o que eu penso sobre o assunto), prefiro fazer uma pequena definição de "preconceito", visto que muitos não sabem o que essa palavra tão forte significa. Será que estamos 100% livres de sermos preconceituosos? Essa é a nossa principal reflexão de hoje.
Além da minha definição, confiram as opiniões maravillhosas de quem passa por aqui. Tenho certeza de que essa leitura será imensamente útil!!!

Minha Opinião

Sobre o preconceito:

Preconceito, s. m. Conceito formado antecipadamente.

A definição que eu coloquei acima, retirei de um dicionário antigo. Talvez seja extremamente suscinta, mas não deixa de ser a mais pura verdade.
Hoje em dia as pessoas limitam o conceito de preconceito ao racismo, à homofobia e à intolerância religiosa, mas a definição real vai bem além disso. Quem nunca manifestou uma opinião precipitada sobre alguém? É impossível ser completamente livre de preconceitos, uma hora ou outra isso vai fazer parte de sua vida.
Tudo começa com estereótipos, ou seja, rótulos que as pessoas colocam em grupos ou tipos de pesoas que já vem desde os tempos mais remotos da sociedade. E não me refiro apenas a rótulos como: "Todo negro é pobre" ou "Quem mora na favela é sempre marginal". O mundo está tão cheio, mais tão cheio de estereótipos que muitos já estão enraizados nas culturas em geral.
Quem generaliza, esqueçe-se de que cada indivíduo é diferente do outro, ainda que pertençam ao mesmo grupo. Não é difícil encontrar um pobre soberbo e um rico humilde, então seria racional dizer que a riqueza define o caráter? Quem pensa dessa forma, pauta-se somentente em sua própria ignorância.
Se não cabe a ninguém julgar às pessoas ao seu redor, seus conhecidos, quanto mais absurdo é julgar antecipadamente alguém que sequer apresentou-se! Quem age com preconceito perde tanto tempo pensando mal dos outros que não sobra quase nenhum para ser feliz!!!

Opinião dos Leitores:

Tainara - 13 anos
Blog: Apenas uma Otome


"Quando se fala de preconceito muitas pessoas já vem à minha cabeça. Pessoas preconceituosas e que não conseguem ter respeito com o próximo. Primeiramente na minha escola. Não é que todo mundo seja, é óbvio, mas uma grande maioria tem preconceito sim, embora às vezes nem tenham a coragem de dizer o que pensam, mas de cara já dá para saber.
Na minha família também. Na verdade, acho que sou a única que não vejo problema algum nas ações de outras pessoas. Minha família é um pouco dividida em relação a religião. Assim, eu, minha mãe, meu pai, irmã etc e tal, somos católicos, quase todos, mas algumas tias e primos meus já não são, como Testemunha de Jeová, entre outros. Eu não vejo algo mal em relação a isso, ao contrário, acho que é muito bom poder ter o conhecimento de varias religiões, expandido o senso cultural. Acho que só é ruim quando falam mal de outras religiões e até da opção sexual das pessoas. O assunto que mais ouço em reuniões de família com as minhas tias é sobre isso. A minha mãe diz que respeita, mas não aceita, assim como os outros. Eles dizem que "Deus criou a mulher e o homem para conviverem juntos, e não do modo como eles estão hoje em dia", ou seja, eles estão colocando palavras na boca de Deus e dizendo que foi dito assim.
Eu acho que isso não passa de ignorância. Preconceito com raça, com religião e principalmente com relação a orientação sexual das pessoas. Isso tudo não passa de pura ignorância. Quando eles começam a falar sobre isso eu sempre tento entrar no meio da conversa para fazer eles fecharem a maldita da boca deles e cuidarem da suas inúteis vidas. Mas claro que isso pegaria muito mal (mas é o que mais tenho vontade de fazer).
Desde pequena eu fui criada com o preconceito e o racismo à minha volta. Não sei porque, mas isso nunca me afetou. Eu não consigo ter preconceito de uma pessoa por nada, eu nasci desse jeito e tenho muito orgulho disso. Muitas vezes eu já vi um casal homo na rua e pensei: "poxa, ninguém nunca ira me amar tanto dessa maneira", porque o que eles fazem é apenas viver como eles querem, acho que essas pessoas que sofrem preconceito são as que mais tem pureza em seus corações. Eu sempre acreditei que eles são anjos mandados por Deus para testar as pessoas, para ver se elas são realmente dignas, pois é ai que a verdadeira face da pessoa se mostra.
Tenho muitos amigos afro-descendentes, homossexuais e que namoram com pessoas mais velhas ou mais novas ou de outra religião que, muitas vezes, contraria a sua própria. Por isso eu vivo com uma frase na minha mente que não vou conseguir esquecer:
 

'O Homem não nasceu para amar a Mulher, a Mulher não nasceu para amar o Homem. O Ser Humano nasceu para amar o Ser Humano'".

Kaka - 11 anos
Blog: Magicamente Inexplicável

"Preconceito é uma coisa muito boba! Báh, só porque é negro, já é um verme, FALA SÉRIO! Por que as pessoas tem que ter esse preconceito, esse nojo, principalmente com os negros? Não intendo isso, todos nós somos iguais por dentro, é tudo igual, só a cor de pele que muda e algumas pessoas são doentes... Então, fala sério! Os preconceituosos que vão se catar, todo mundo vai morrer e vai ficar na igual, algumas vão pro inferno e outros para o paraíso, mas não existe nenhuma diferença!"

Marina - 16 anos
Blog: Ler, imaginar e criar 


"Preconceito é uma coisa boba, mas todo ser humano tem, e não adianta negar. Talvez ele não se manifeste tanto, mas as vezes ele aparece. Quem nunca viu uma pessoa de óculos e pensou: 'é nerd'? quem nunca uma pessoa bonita e pensou: 'bonito, mas aposto que é burro'?
Preconceito não é só não gostar de gordo, de negro, de mulher, de gay e etc. A palavra já diz tudo: pré-conceito.
Eu acho um absurdo jugar pela aparência, ou não conviver com uma pessoa por causa de um grupo que ela pertence. Eu sempre tento não julgar as pessoas, e conviver com todo mundo, e seria muito bom se todos fizessem o mesmo ^^"




Rosane -15 anos
Blog: No planetaroom


"Eu acho preconceito uma coisa boba e sem fundamento, por que todo mundo é igual perante Deus e por que ficarem brigando e criticando os outros por causa disso? Afinal todos somos seres humanos, nos falamos, nos machucamos, choramos, dançamos, gritamos, temos opiniões e etc. Por que então julgar uma pessoa só pela opção sexual, cor, jeito de se vestir, etc, Gente, todos nós somos diferentes, imagine se nascêssemos todos iguais, todo mundo com a mesma cara,o mesmo jeito? As diferenças existem sim, mas existem para serem respeitadas".

Próximo tema:

Agora vamos saber qual é o assunto que nós vamos discutir de  hoje até sexta-feira que vem. Antes de apresentar o tema, vou lembrar a vocês o que é o "Papo DSM" e como você participará dele. Clique em "Leia Mais" para saber.
O "Papo DSM" nada mais é do que divulgar a opinião de quem passa por aqui sobre determinado assunto. Hoje irei um tema e vocês terão até quinta-feira que vem para preparar suas respostas e deixar num comentário. Semana que vem eu publicarei todas, com seus nomes e idades e apresentarei o segundo tema. Simples, não?
A minha opinião pessoal vocês só verão semana que vem, para que ninguém se sinta influenciado por ela.

Como participar?

Deixe aqui nesta postagem um comentário contendo os seguintes dados:
Seu nome:
Sua Idade:
Opinião:
Caso você comente com seu perfil do Blogger, pegarei a imagem de seu perfil para ilustrar a opinião. Se não quiser que eu não coloque a foto do perfil, é só avisar no comentário ou comentar por Nome/URL.
Se preferir (ou se sua opinião estiver muito extensa) mande sua opinião por e-mail, pelo nosso formulário de Contato. Mas deixe aqui um comentário avisando que mandou o e-mail (para que depois eu possa pegar seu avatar e o endereço do seu blog.
Só é permitida uma opinião por pessoa.
Não postarei nenhuma opinião preconceituosa, pornográfica ou que desrespeite pessoas ou entidades. Quaisquer críticas deverão ser feitas com cuidado, sem agredir nada e ninguém.

Papo DSM X - Tenho medo de:

Aproveitando que sexta-feira que vem é dia de Finados e na quarta-feira comora-se o Halloween, tive a ideia de falar sobre o medo em geral.
O medo faz parte da vida de todos os seres humanos, é um mecanismo essencial para nossa sobrevivência. Mas e você, tem medo de quê? Tem algum medo estranho, ou conhece alguém que tenha? Já passou por uma situação em que seu medo tenha lhe paralizado?  Comente o que você quiser, com toda a sinceridade. É importante que vocês se expressem o máximo que conseguirem.

Como eu disse, semana que vem postarei todos os comentários junto com a minha opinião pessoal (postem apenas sobre "Tenho medo de", o outro papo está encerrado!!!). Não perca tempo, participe!!!

Veja também:
Papo DSM I - As gigantes da TV aberta
Papo DSM II - Cyberbulling (Facebullying)
Papo DSM III - Sou/fui fã de...
Papo DSM IV - Sou brasileira(o) e amo isso!!!
Papo DSM V - Amizade Virtual
Papo DSM VI - Minhas Manias
Papo DSM VII - Nossa Velha Infância
Papo DSM VIII - Se pudesse, eu iria para...

Mil Sweetkisses,
7 Comentários
Comentários

7 comentários:

  1. Tenho medo de…. Tenho medo de altura Sheila você sabe desse ato né?
    Enfim sempre tive medo de altura, não atravesso passarela sozinha, até que agora eu tom ai razoável eu fechava o olho e já me arrisco a tentar atravessar sozinha, menos quando tá ventando ou chovendo, por ironia do destino meu curso fica no 12º andar com sacadas e rampas bem profundas que eu quase nunca chego perto principalmente porque dizem que tem muitos índices de pessoas que se jogam de lá, sabe-se lá se as pessoas se jogam ou são jogadas por algum maluco.

    ResponderExcluir
  2. nome: alice aguiar
    idade: 24 anos
    opinião: eu tenho medo de muitas coisas.
    tenho medo de escuro (isso foi um trauma de infância), tive uma professora que ameaçava a gente de colocar no quarto escuro e que iamos morrer senão fizessemos as tarefas, eu tinha 5 anos da idade.
    todos na minha classe ficaram traumatizados. eu sei que é bobagem, mas na época eu nao podia ficar no escuro que eu gritava e ficava desesperada.
    até hoje eu nao vejo filme de terror porque tneho medo e durmo no escuro com meu marido, então se eu ver eu nao consigo dormir e tneho crises de choro.
    e outro, que eu tenho pavor é aranhas.
    morro de medo, as que dao aqui em casa são daquelas que se "armam" e quando vc se aproxima elas pulam em vc
    fiquei com medo de aranhas quando uma pulou na minha perna e se agarrou em mim.
    tive que me jogar na parede porque estava no corredor e eu nao ia tocar nela D:
    e por ultimo, eu tenho pavor de nao ser suficiente
    até esqueci o nome dessa fobia, eu tenho a auto estima muito baixa então tneho medo de nao ser suficiente em um relacionamento.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sheilaaaa... voltei... tô em uma correria visitando os amigos Blogueiros e ainda fazendo postagem, não quero ficar muito tempo sem postar nada.
    Ahhh... Florzinha, eu não quis encher seu ouvidos com meus problemas, mas SIM, preciso de um exorcismo e urgente.
    Por um lado a vida está otima, estou finalmente construindo um sonho meu que é o gatil, com isso meus gatos terão um espaço só deles, 13 gatos espalhados pela casa tem hora que causo acidente e Rock anda muito intolerante com meus bbscats.
    Por um lado coisas boas e por outros coisas horriveis e chatas.
    Mas parece que tudo está se resolvendo, espero agora ter um pouco de paz, já que andei chorando o bastante para não ter mais lagrimas para chorar por muito tempo.
    Rsrsrsrs... eu sei que vc estará sempre aqui pra mim ouvir ou ler como é o caso, sei de verdade e quero voltar a participar de tudo por aqui.
    Quanto ao tema, preconceito, quem nunca teve? Eu mesma tenho, confesso, mas é mas para aquele tipo de preconceito contra mulheres que degrinem nossa imagem, usando o corpo como se fosse a unica coisa boa que temos. Isso não deixa de ser preconceito, já preconceito com negros, gays, religião, eu nunca tive, este tipo de preconceito é feio.
    Mas existe tbm o preconceito do negros contra os brancos, eu mesma já sofri e posso dizer que fiquei surpresa, mas sou da paz e na epoca não dei importancia, geralmente pessoas preconceituosas não se aceitam como são e por isso atacam as outras.
    Obrigada por ser minha amiga, mesmo que virtualmente =D
    Vou deixar em um outro comentário minha participação no proximo Papo DSM... Bjs
    bj ♥

    ResponderExcluir
  4. Seu nome: Jane dos Anjos
    Sua Idade: 29 aninhos
    Opinião: Eu não sinto tanto medo, para assuntos sérios sou muito corajosa, como quando ouço barulho do lado de fora e abro a porta e vou lá fora conferir o que é.
    Como quando uma vez um cara tentou me assaltar e eu me mandei e deixei ele catando coquinho.
    Para outras coisas sou muito medrosa, morro de medo de maribondo, e de ficar com os olhos fechados na hora do banho, odeio água viva, quando vejo uma faço um escândalo na água, de altura então eu sou campeã, sempre digo que se eu estiver em um lugar alto ou eu caio ou eu me jogo, é um medo sem explicação.
    Mas acho que o medo é psicológico, aqui em casa meus filhos não tem medo de quase nada, nem de injeção, nunca pratiquei a faceta de ficar colocando medo neles, a unica coisa que deixa eles com medo é de ficar sem TV e computador... rsrsrsrs.
    Acho que o medo é necessário, faz com que saibamos ate onde podemos ir e não ir.
    Mas cada um com seu medo e nada de ficar travado por conta disso em pessoal.
    Apesar de sentir pavor de altura, isso nunca me impediu de ir a uma montanha russa e nem de ir naqueles brinquedos de parque altos pra dédéu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho medo de muita coisa, primeiro barata, esse eu nem vou comentar, quando aparece uma barata eu corro e grito, e não consigo matar nem com inseticida, por que eu tenho medo del vir em minha direção, e quando é voadora então, e de escuro eu nem sei por u esse medo todo de escuro mais eu tenho, de insetos também eu tenho um pouquinho.

    ResponderExcluir
  6. Nome: Aliandra Martinez
    Idade: 12 anos.
    Bom... Tenho medo de várias coisas. Tenho um pouco de medo de escuro, não sei por que, mas parece que alguma coisa vai me pegar, ou alguém está me perseguindo no escuro, é bem estranho... Também tenho medo de olhar pela janela do meu quarto á noite, porque tenho medo de ver um disco voador voando no céu, mesmo sabendo que não existe... É muito estranho rsrs'. Tenho medo de olhar em algo que reflete a imagem no escuro, como a tela do celular ou um espelho.

    ResponderExcluir
  7. Eu disse que não ia opinar, mas ão consigo ficar sem falar.
    O professor falou sobre medos na aula hoje, agora que me lembrei ^^

    Seu nome: Marina
    Sua Idade: 16
    Opinião: Eu tenho muitos medos. Acho que daria até para fazer uma lista. Tenho muito medo de altura, não consigo nem pensar em chegar em um lugar alto, na beira de um predio (mesmo tendo aquele muro que protege), não consigo subir escadas muito altas se não tiverem uma parede dos dois lados. Morro de medo de ter pesadelo com filmes de terror. Não tenho medo do filme mesmo, mas quando fica de noite, não consigo dormir pensando nas imagens, e fico com medo de sonhar com aquilo.
    Também tenho medo de ir ao dentista. Esse é um medo que estou superando, quase superado. Tudo por causa de uma vez que fui ao dentista, quando era criança. Tive que fazer uma raspagem e estava sozinha, o dentista era muito ignorante! Fiquei anos sem voltar (estou voltando a ir agora).
    Uma situação que me paralisou foi a primeira vez que fui ao dentista, depois dessa quando era criança. (Isso foi há alguns meses). Eu estava desesperada, pensei que ia desmaiar! hahahha graças a Deus deu tudo certo ^^
    Eu tenho um medo um pouco estranho, mas acho que não chega a ser medo mesmo. Acho que é como um receio. Não consigo, de jeito nenhum, sair de casa sozinha. Só se for em algum lugar que estou muito acostumada a ir ou não tiver outra escolha. Tem dias que perco aula só porque meu irmão não vai, aí falto para não ir sozinha. Teve um dia que fiquei com fome quase o dia todo porque não queria ir a padaria comprar algo para comer (a padaria fica pertinho da minha casa). Não é que eu não consiga ficar sozinha, é que eu não consigo sair sozinha. Até gosto de ficar sozinha, mas sair nunca!
    Outro medo que tenho é de não conseguir alcançar expectativas que as pessoas tem sobre mim. Bom, todo mundo fala que sou muito inteligente e isso e aquilo, e eu fico com medo de tirar uma nota boa em uma prova, não passar em uma prova de concurso, etc. Acho que isso tem um nome, todos esses medos devem ter um nome, mas não sei qual é ^^

    ** fiz um comentário mais ou menos grande pra compensar os outros papos que não comentei rs. Agora que falei em medos, acho que eu deveria procurar ajuda O.O**

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados