Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

30/10/2012

Sobre fã e poser...

Não sei até que ponto vocês gostam quando eu posto meus devaneios... Mas como eu ainda não consigo calar meus dedos, vamos a mais uma das minhas reflexões.
Uma vez nós já discutimos num "Papo DSM" o que é ser fã. Como eu temo que logo terei de dar umas férias para o "Papo DSM" (ainda não sei quando vão ser essas férias, preciso ter uma ideia de novo quadro para as sextas para poder fazê-las), acho que não seria muito prudente usar o assunto "poser", visto que é algo que nem todo mundo conhece.
Aliás, aproveitando o gancho, peço humildemente para que você dê uma passadinha no "Papo DSM" dessa semana e deixe um comentário, ainda que pequenino. É que não tive tantas opiniões... Sei que fica chato ficar pedindo, mas é que eu gosto tanto desse quadro que não gostaria de vê-lo ruir.

Definição de poser:

Existem inúmeras controvérsias quanto a o que é ser poser. Antes de tudo, quero deixar claro que o conceito de poser está atrelado à visão da pessoa sobre ser fã e vice-versa. Aqueles que são fãs radicais vão dizer que poser é todo aquele que não sabe o nome da mosca do cocô do cavalo do filme em que passou dez segundos da música da banda preferida da pessoa que admiram. Os mais tranquilos definem-o como sendo aquele que diz ser o fã número um de determinada pessoa ou coisa, mas que o faz apenas pelas aparências.
Mesmo com variações, uma coisa é certa: todo poser aje de acordo com sua própria ignorância, mesmo não sabendo do que fala, faz POSE de detentor da verdade e não admite ser contrariado.
O fato é que a palavra "poser" passou a ser um grande insulto em "FanPages", mas muitos nem ao menos sabem a razão de estar taxando alguém dessa forma. Eu creio que as pessoas, antes de criticar, deveriam estar atentas aos seguintes itens:

Fãs também erram:

Imaginem um artista já consagrado, ou uma grande série de livros, ou um seriado que está há anos no ar. Geralmente encontrar-se-ia grande material a respeito deles, certo? Agora me diz: que tipo de ser humano é capaz de decorar tudo e ter as informações na ponta da língua vinte e quatro horas por dia? Até agora não encontrei ninguém com memória tão boa, e se você conhece alguém que nunca errou, me avise pois deve ser um fenômeno que vale a pena conhecer!

Existem fãs calouros:

Seria justo chamar uma pessoa que acabou de conhecer o assunto em questão de poser só porque ela ainda não aprendeu tudo sobre ele? O problema não é não saber de tudo, é pensar que sabe de tudo, ter "acabado de subir no ônibus e já querer sentar na janela do cadeirão", se é que vocês me entendem... Hehe...

O poser geralmente não sabe de conceitos elementares:

Agora, tem uma coisa que não dá pra negar, os posers geralmente erram nas coisas mais absurdas, coisas que até mesmo quem não é fã sabe que está errado.

Posers costumam atrapalhar:

Geralmente pessoas assim costumam ser agressivas com grupos de fãs com certa "rivalidade" para com os fãs da pessoa ou coisa em questão. Muitas vezes o são assim com os seus próprios companheiros.
Tendem a espalhar informações falsas que podem atingir proporções desastrosas. Ou seja: era melhor eles guardarem a fofoca para si mesmos.

Ser fã ou não pode ser detectado pela constância:

Posers costumam manifestar-se apenas quando há alguma polêmica ou quando a pessoa ou coisa está em evidência. Fãs geralmente estão por perto constantemente, com maior ou menor intensidade.

O que fazer com um poser?

Não adianta agir com agressividade para com pessoas assim. Se você vier com cinco pedras na mão, não espere que não vá haver contra-ataque. Acredito que o melhor seja não colocar lenha na fogueira, mas nem sempre isso é fácil.
Não posso e nem vou fazer um manual relatando como agir com pessoas assim pois não sou exatamente especialista com esse assunto. Apenas dou um conselho: se um poser te incomodar, respire fundo, conte até dez, vai abrir a porta da geladeira (vocês devem saber como isso ajuda a pensar melhor) e espere os ânimos acalmarem. Caso contrário, o único prejudicado vai ser você mesmo, pois o poser vai continuar com suas "poserdades" de uma forma ou de outra.
Ah, se alguém te chamar de poser, é melhor não dar muita atenção. Se você é fã mesmo, basta que você saiba que é, não interessa se outro ache o contrário.

Concluindo:

Por isso que eu prefiro me manter como uma garota que gosta de muitas coisas mas não se considera fã de todas. Eu posso gostar muito da Bey, do SPN, da Evanescence, duma porrada de livros e de um monte de séries, mas por via das dúvidas não sou fã de nenhum deles. A vida é minha, se eu quiser gostar de tudo sem ser fã de nada, acho que isso só interessa a mim, não é?
Se você leu tudo o que eu escrevi até aqui e acha que foi uma baita bobagem, que fã que é fã mesmo tem de fazer loucuras por quem admira; recomendo que você vá à Igreja, ou a um psicólogo, ou que vá lavar roupa e bater a cabeça na parede, que será algo muito mais útil do que começar a criticar. #ProntoFalei

Me desculpem pelo post simples... Me deu vontade de escrever algo assim hoje.

Mil Sweetkisses,
2 Comentários
Comentários

2 comentários:

  1. Uma vez li que poser, antigamente pelo menos, era aquele que fingia gostar de alguma coisa para fazer parte de um grupo ou alguma coisa do tipo. Mas hoje em dia a pessoa gosta "sozinha" e ainda tem gente que chama de poser O.O É como você disse, se a pessoa não saber quantos fios de cabelo tem o baterista que saiu da banda há dez anos ela não é fão da banda, é poser ^^

    Post simples nada, bem profundo, gostei *--*
    (ok, nem tão profundo, mas eu gostei).

    Bom, não vou dar opinião do papo DSM dessa semana, sou péssima pra falar de medos (e vou ter que enfrentar um daqui a 2 horas).

    ResponderExcluir
  2. eu te entendo
    eu sou fã de poucas coisas
    mas gosto de várias
    o pessoal confunde muito gostar com ser fã

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados