Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

10/10/2012

Pra não dizer que eu não falei de CORES

Tem algumas coisas nessa vida que a gente aprende quando é mais velho que acabam com nossa infância. Descobrimos que a Criação é alegórica, que a Independência foi toda "por debaixo dos panos" e não teve grito nenhum, que Cabral já devia saber que o Brasil existia antes de chegar aqui e que vermelho e azul não são cores primárias de verdade (que maldade, Tia Sheila, falar isso tão perto do "Dia das Crianças"!). Duvida? Espere só mais um pouquinho que eu já explico como elas podem não ser primárias...
Eu já tinha falado no início do DSM sobre a Harmonia das Cores, como elas podem ser combinadas de uma forma que não agrida nossos olhos. Mas não me crucifiquem se tiver algum erro naquela primeira postagem, pois foi exatamente a primeira que fiz.
Hoje vamos falar sobre cores primárias, secundárias tanto da luz como graficamente falando. Espero que seja útil para vocês!!!

Cores primárias e secundárias de pigmento (gráfica):

Já se perguntou por que você sempre misturou vermelho com branco para fazer rosa e nunca chegou ao pink? Isso acontece porque vermelho não é uma cor primária. Outro mito de cores é dizer que obtêm-se marrom misturando vermelho e verde, na verdade marrom é laranja escuro (vermelho + amarelo + preto), assim como cor de pele é o laranja claro. Tudo isso prova que os Oompa Loompas não são tão errados em ter pele laranja. Hehehe...
As cores primárias de pigmento (ou secundárias da luz) são: o Magenta, o Ciano e o Amarelo. A ausência dessas cores forma o branco e misturando-se todas, temos uma cor bem escura que se aproxima muito do preto.
Misturando-as de duas em duas, formamos as cores secundárias, que são o Azul cobalto (Ciano + Magenta), o Vermelho (Magenta + Amarelo) e o Verde (Amarelo + Ciano).


É, eu sei, é muito diferente do que aprendemos normalmente, mas faz todo sentido. Já sei até qual foi sua reação ao saber disso:


Com isso tudo podemos concluir que é preciso confiar no amarelo, pois é a única cor que sempre foi primária. Hehehe...

Cores primárias e secundárias da luz (RGB):

Quem nunca olhou uma televisão bem de perto? Todos nós temos a curiosidade de fazer isso algum dia (e se você nunca teve essa curiosidade aposto que foi conferir agora). Já viram que a imagem é formada por uma série de pontinhos de luz de cores diferentes? Pois é, elas são as cores primárias da luz: Azul (cobalto), Verde e Vermelho. Apagando-se essas luzes temos o preto e ligando-as todas juntas temos o branco.
Misturando-as, podemos formar as cores secundárias da luz que são o Ciano (azul + verde), o Magenta (azul + vermelho) e o amarelo (verde + vermelho).


Veja que as cores primárias de um são as secundárias do outro. Legal, não é???
Sei que isso não é novidade para um monte de gente, mas achei que algumas pessoas poderiam achar essa postagem muito útil. Como auxílio, usei a Wikipédia.
Qualquer dia desses eu continuo nesse assunto, falando em mais detalhes sobre cores!!!

Leia Também:
Dicas para colorir
Lápis de cor Bic Aquarelável
Dicas de Pintura
Pintando o cabelo
Named Colors
Na hora de Colorir
Harmonia de Cores

Amanhã pretendo cumprir uma promessa que fiz um tempo atrás, aguardem-me!!!

Mil Sweetkisses,
6 Comentários
Comentários

6 comentários:

  1. º.º eu mesma não sabia disso, acho que os professores ensinam diferente para que os alunos memorizem melhor, só acho. Mesmo assim obrigada pela dica, não sabia muita coisa falada ai^^

    ResponderExcluir
  2. gente tem coisa ai que eu nem sabia o-o

    ResponderExcluir
  3. Não teve grito da independencia? AAaaaaaaaaaaa que sem graça, eu pensei que teve #chatiada

    É por isso que em programas de edições de imagens temos o ciano e essas outras 2 cores aí né. Não sabia O.O

    Não sabia de muita coisa (ainda chateada com a história da independencia ^^).

    ResponderExcluir
  4. Achei seu blog incrivel visitem o meu http://thesweetfury.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que interessante! O que eu aprendi na escola foi: vermelho, amarelo e azul são as cores primárias! Legal saber a verdade.

    Tem post novo no blog! Quando puder, não deixe de visitar. O tema é minha opinião sobre as crianças de hoje em dia, haha.

    Bjos e boa quarta, hein?

    ResponderExcluir
  6. Não sabia disso, toda minha vida foi uma mentira kkkk, mais falando sério gora, eu não fazia ideia disso, eu sempre misturava cores diferentes em esmaltes, tipo eu misturo rosa+amarelo para obter laranja e rosa+azul para obter violeta, e etc, bem que o marrom do vermelho+verde não ficava lá essas coisas.bjs
    no-planetaroom

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados