Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

12/09/2012

Eiros + Blogs do Ano (quatro últimos)

Hoje vou apresentar os quatro últimos Blogs do Ano. Sei que eu disse que iria postar um por mês até o final do ano mas daqui a pouco vou explicar o porquê da mudança (como vocês já sabem, ano que vem não teremos Blogs do Ano, mas um quadro novo que já escolhi e vou contar daqui a pouco).
Mas antes de chegar aos blogs, quero mostrar um texto que gosto muito, mas que ainda não consegui me decidir se é cômico ou trágico... Tirem suas próprias conclusões.

Eiros:

Como leitora compulsiva, eu sempre lia os meus livros didáticos de português inteirinhos assim que os recebia na escola. Um dos meus preferidos foi o livro de Português/Produção de Texto do primeiro ano, tem textos incríveis lá. Imaginem como eu fiquei aborrecida de ter que devolvê-lo no final do ano... Mas devolvi.
Mas, para nooooooossa alegria, teve um ano em que o meu colégio resolveu se livrar dos livros didáticos antigos. Ao invés de queimá-los (como o fazem algumas escolas) eles preferiram distribuí-los para nós.
Peguei um exemplar do de Português, é claro, e ainda o tenho comigo. Um dia desses estava me lembrando de um texto que li que está nesse livro. Quis compartilhá-lo com vocês pois acho que faz todo sentido, eu só não sei se rio ou se choro com ele:

Eiros

    "A leitora Elza Marques Martins me escreve uma carta divertida estranhando que 'brasileiro' seja o único adjetivo pátrio terminado em 'eiro', que segundo ela, é um sufixo pouco nobre. Existem suecos, ingleses e brasileiros, como existem médicos, terapeutas e curandeiros. As profissões de lixeiro e coveiro e carcereiro podem ser respeitáveis, mas o 'eiro' é sinal de que elas não tem status. É a diferença entre músico e musicista e roqueiro, timbaleiro ou seresteiro. Há o importador e o muambeiro. 'Se você começou como padeiro, açougueiro ou carvoeiro' – escreve Elza – 'as chances são mínimas de acabar como advogado, empresário, grande investidor ou latinfundiário, a não ser que se dê ao trabalho político antes'. Aliás, há políticos e politiqueiros. Continua Elza: 'Eu nunca vou chegar a colunável ou socialite se comecei como faxineira ou copeira. Você pode ser católico, protestante, maometano, budista ou oportunista ou então macumbeiro.' mas a leitora nota que o dono do banco é banqueiro enquanto o funcionário é bancário, o que pode ser um julgamento inconsciente de caráter feito pela língua.
    Elza – que por sinal se considerava harpeira até começar a tocar numa sinfônica e virar harpista – me sugere uma campanha nacional para passarmos a nos chamar de 'brasilinos, brasileses, brasilenses, brasilianos, brasilitanos, brasilitas, brasileus, brasilotos ou brasilões', o que aumentaria muito nossa auto-estima e nossas chances de chegar ao mundo maravilhoso dos americanos, belgas e monegascos."

VERÍSSIMO, Luis Fernando. In: Jornal do Brasil, 7 de out. 1995.
Véi, na boa... Nós temos uma das línguas mais preconceituosas que existem (#Fato).
Não vou me alongar muito nessa parte da postagem, quero que vocês reflitam sozinhos sobre isso, mas acrescento um apenso aos "eiros" do texto dizendo que: existem jornalistas, colunistas, escritores e blogueiros.

Blogs do Ano (quatro últimos):

Já anunciei que ano que vem não haverá mais o quadro "Blogs do Ano" e tenho sérios motivos para isso. Primeiro vem o fato que por fazer um blog por mês, acaba que quando vou chegando nos últimos a maioria já está meio abandonada pelo dono. O segundo motivo é que as postagens desse quadro estão ficando muito entediantes e árduas para mim. E também tem o fato de que os blogs desse ano não estão se destacando da forma que eu queria, e temo que possa cometer alguma injustiça se continuar com esse quadro.
Então eu cancelei o quadro, mas tenho o prazer de informar que já tenho um substituto muito melhor para estar aqui no último dia do ano: o "DSM Awards".
Ano passado eu fiz as "pérolas do DSM", com meus dez posts favoritos. O "DSM Awards" vai ser mais ou menos assim, só que vou inserir várias categorias, como "Blogs Fabulosos", "Véi, você se esforçou!", "Melhores músicas para Sábado" e etc. Vai ser bem mais dinâmico e vou fazer um selinho com o "Troféu DSM" para os ganhadores... Mal posso esperar pelo dia 31 de dezembro!!!
Então, para que eu me livre logo do peso dos "Blogs do Ano", vou apresentar de uma vez as quatro últimas, espero que gostem...


Tentei acessar o "Naty Beauty", mas ele está restrito no momento. Costumava ser um blog de beleza ótimo, e a Naty é uma pessoa maravilhosa e por isso tinha o escolhido. Se algum dia ele voltar, dêem uma passada lá, eu recomendo.




Um blog literário espetacular que, hoje em dia, conta com as novidades do mundo literário. Quando o escolhi, a Mari também postava uns textos fofíssimos de sua autoria, ela foi uma das blogueiras que sempre estiveram comigo no início... Recomendo com certeza!!!




A última postagem do SdC foi em 12 de Julho, uma pena que estaja parado, pois era um cantinho ótimo de variedades, eu amava passar por lá. Mesmo assim, se você quiser conferir as postagens antigas, deem uma passadela que vale a pena!!!




Esse é talvez um dos mais diferentes da lista. O Empadinha Frita é o lugar onde você vai para saber tudo sobre o mundo dos animes. Tem umas postagens de cosplays que vão te deixar de queixo caído!!! Não se esqueça de dar uma passadinha lá e conferir tudo, vale a pena!!!


Essas foram as quatro últimas. Peço perdão por estar mudando tudo, mas é que me deu uma baita agonia...

Aguardem o que ainda vem por aí... Amo todos vocês, viu???

Mil Sweetkisses,
4 Comentários
Comentários

4 comentários:

  1. Oi, Sheila eu já te sigo, mas penso q é a primeira vez q passei por aqui, nem sei porquê, apareceu no meu Blog a tua atualização e vim conferir.
    Muito legal saber mais, e essa dos "eiros" confesso q nunca tinha me ligado não. O único adjetivo pátrio q termina em eiro...fantástico! Isso também prova q somos diferentes o brasileiro não é igual a nenhum outro é apenas diferente, tem seu jeitinho muito brejeiro... eita! outro eiro "brejeiro quer dizer o quê?
    Malandro, no bom sentido ou aquele que vem do brejo, "nada bom...sei lá!
    É muito curioso isso, e dá pra preparar uma aula com meus alunos, embora sejam ainda pequenos eles vão gostar.
    Tu me deixaste atenta vou estudar mais sobre os eiros. rs
    Depois volto pra ler o restante da postagem tô aproveitando uma folguinha aqui no trabalho.
    Tchauzinho, gostei do estilo do teu blog, muito maneiro*...isso é gíria; será q existe essa palavra no dicionário?
    Beijo, bom dia.

    ResponderExcluir
  2. Luiz Fernando Verissimo.... adoro os contos dele, sempre tem em um livro ou em uma prova na escola. Gostei do texto.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, mas acho que minha criatividade não esta muito a favor de contruir um rs. Passei por todos esses blog, são muito lindos, como tu disse, o meu ainda esta um pouco longe para ficar aos pés deles, mas quero me superar e colocar meu blog o mais alto que consegui XD

    bye bye

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados