Pesquisar

Carregando...


Para saber mais sobre o livro que está a venda, clique aqui.

27/09/12

Tutorial - Como desenhar cabelos, parte 2

Estão gostando do meu tutorial sobre desenhar cabelos??? Se vocês curtiram o de ontem, vão simplesmente amar o de hoje, pois vamos adentrar em assuntos mais detalhados como coque, cabelos voando, cachos e tranças. Digamos que vamos passar para o nível 2, a maioria das coisas que vou ensinar necessitam de um pouco de treino antes de pegar o jeito... Estão curiosos??? Vamos logo, então!!!

Tutorial - Como desenhar cabelos, parte 2:

Sabe quais são os dois "truques" principais de quem desenha??? Treinar muito, e se superar a cada obra. É fato. A partir do momento que você se dedicar e passar a caprichar em cada desenho como se estivesse o fazendo para algo muito importante, é que você poderá evoluir e aprimorar sua técnica. Recomendo que antes de seguir no tutorial de hoje, você leia o de ontem, caso não tenha lido ainda, OK???

Coque:

Lembra do rabo-de-cavalo? Fazer um coque tem praticamente os mesmos passos, só muda nos últimos. Comece fazendo (sempre de lápis primeiro) o formato do perfil, a orelha e a franja, como abaixo:



Depois, escolha o ponto de onde descerá o rabo-de-cavalo e faça as mechas presas na direção desse ponto, como na figura:


Nesse ponto onde as mechas se encontram, faça uma espécie de "C" com o lado côncavo virado para a cabeça do desenho, como na figura:


Depois, faça as mechas do coque da mesma forma que você fez anteriormente, só que partindo do ponto em que o cabelo amarrado se encontra até um ponto no topo do coque, como no exemplo:


Muito fácil não é??? E fica uma fofura...

Cabelo Voando:

Uma dica legal para incrementar seus desenhos é colocar os cabelos deles voando. Você pode, por exemplo, colocá-los como se um vento leve tenha passado:


Ou como se fosse uma verdadeira ventania, colocando os cabelos na horizontal:


Se desenhar os cabelos voando para os dois lados, pode dar a impressão de que o vento está batendo pela frente:


E você pode inventar as formas mais variadas de deixar o cabelo voando de acordo com a sensação que você quer que seu desenho passe... Simples, não???

Ondulado e cacheado:

Existe sim diferenças entre os cabelos ondulados e cacheados na hora de desenhar, embora muitas pessoas não gostem (ou não querem) de fazer essa distinção. Eu prefiro fazer esses dois tipos de cabelo bem distintos, vejam só a diferença:


Cabelo Ondulado:

O cabelo ondulado é bem mais simples, basta fazer ondas, geralmente na mesma direção, como podemos ver abaixo:


Nem preciso fazer um passo-a-passo, não é? É bem fácil fazer um cabelo ondulado, até principiantes conseguem.

Cabelo Cacheado:

Assim como na vida real, cabelos cacheados também dão muito trabalho na hora de desenhar. Eles são "tridimensionais", já que não são uma onda, mas sim uma mola. Vou ensinar a vocês a forma mais simples de fazer um cacho, mas vocês terão de treinar para conseguir fazer um cabelo inteiro cacheado.
Para fazer um cacho, comece com ondas normais, como na figura (não se esqueça de sempre começar com lápis):


Logo após faça uma segunda onda cruzando com a primeira, como se ela fosse uma sombra:


Agora, só o que você precisa fazer é fechar as curvas do cacho. Na hora de fazer a arte-final (cobrir com caneta ou nanquim), apague os traços sobressalentes, como os indicados pelas setas:


Só que para fazer um cabelo cacheado você terá de treinar para conseguir fazer o cacho do jeito mais difícil, já que um cacho vai ficando sobre o outro. Vou colocar uma imagem com todos os passos que você deve fazer, acho que dá pra entender bem como se faz:


É, eu sei, é meio desesperador no início, mas o melhor caminho é ficar rabiscando até pegar o jeito.

Trança:

Fazer uma trança na verdade é bem legal. Pode ficar meio desigual no início, mas se você ir treinando vai conseguir fazê-la de olhos fechados... Bom, de olhos fechados é exagero, desse jeito nem eu consigo!!! Hehehehe...
A trança pode ser feita tanto de cima para baixo quanto de baixo para cima. Eu recomendo que você faça a trança virando seu desenho de cabeça para baixo e começando pela ponta (se preferir faça logo a "xuxinhha" e a ponta do cabelo, para começar por aí). Primeiro faça um "U" invertido e meio inclinado, como abaixo (sempre de lápis, lembre-se) esse vai ser o final da trança:


Depois faça um segundo "U" por baixo, inclinado para o lado contrário:

O próximo "U" vai ser colado ao primeiro e na mesma direção. Não faz mal se as pontas do anterior atravessaram esse "U", já que você não irá cobrí-las na hora de fazer a arte-final:


Continue fazendo "U's" de um lado e de outro, da mesma forma do passo anterior. Na hora de fazer a arte-final, não cubra as pontas como a indicada pela seta:


Depois vire desenho no lado normal, faça a arte-final e apague o esboço, o resultado final é esse:


Essas foi meu tutorial, espero que tenha sido útil!!! Amanhã vamos ter o Papo DSM", não vai esqueçer de passar aqui, não é???

Para mais dicas de desenho, leia também:
Como desenhar cabelos, parte 1
Dicas para colorir
Dica para desenhar: inspire-se!
Como desenhar rosas
Como desenhar um Chibi - Parte 1
Como desenhar um Chibi - Parte 2
Dicas para a Arte-final
Dicas de Pintura
Pintando o cabelo
Mais dicas para desenho
Pasta ou caderno?
Como desenhar um olho
Como desenhar um gatinho!
Uma filosofia...
Olhos de Anime
Na hora de Colorir...
Dez dicas para um bom desenho
Todos podem desenhar rostos!

Mil Sweetkisses,
10 Comentários
Comentários

10 comentários:

  1. eu não tenho esse talento mais um dia né quem sabe hehe.

    almapoeticaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai Sheilinha ficaram muito lindos mas infelizmente não é sobre isso sobre o qual vim falar. Você é uma das blogueiras mais confiaveis que conheço então eu queria falar com você. Eu estava fuçando umas coisaas no Facebook e acabei achando uma pagina que tinha uma imagem de autoridade minha, ou seja, umas das imagens que fiz para o meu cabeçalho!! Eu me sinto muito mal, ja denunciei, ja fiz comentarios la mas mesmo assim não me sinto bem. E a pessoa ainda ousou dizer que foi ela quem fez a imagem e apagou qualquer rastro de que fui eu quem fiz. Se você não acredita em mim pode ir ao meu blog, coloquei a antiga imagem de novo e fiz uma postagem falando. Desculpe por vir aqui e interromper algo, ainda mais por ser só uma imagem mas é que eu tenho direitos, e plagio é um crime muito serio. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. muitoooo bom , olha tem sorteio no meu blog pra quem quiser participar e so clikar em http:/hairdesignerweb.blogspot.com e concorrer a uma colonia biografia natura
    seu site é lindooooooooooo

    ResponderExcluir
  4. gostei da trança!
    oblogdapp.blogspot

    ResponderExcluir
  5. Muito útil o seu post !
    Eu tenho uma dificuldade enorme pra desenhar cabelos --'
    Ai normalmente eu só desenho cabelo liso lambido porque é mais facil kkk
    Gostei bastante das dicas !

    Ei, sei que é chato pedir, mas será que você pode dar uma ajudinha ? Estou com um blog novo, e não tem seguidores... Você pode visitar e, se gostar, segue ?

    Ah, e eu estou seguindo o seu blog também ^^ Gostei bastante daqui ! Parabens e muito sucesso pra você !

    Beijos
    http://distante-do-mundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Demais! O truque da trança foi o que mais gostei, eu fazia diferente, ficava meio estranho, rsrs, mas o seu método é bem mais simples e fica dez! O coque fica tão fofo! As dicas para cabelos cacheados e ondulados, foram incríveis, me bateu uma saudade de desenha *-*

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  7. Fiquei com medo da trança, juro! Parece ser muito dificil kkkkk
    Gostei do cabelo voando, principalmente o segundo. Parece mesmo que ta voando :D

    ResponderExcluir
  8. Adorei!! EU nunca consegui fazer cachos ou tranças certo, mas agora elas ficaram lindas!!

    mmencantado.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados