Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

26/09/2012

Tutorial - Como desenhar cabelos, parte 1

Quando faço um tutorial de desenho, a voz de meus seguidores se une à voz do coro angélico para clamar "Aleluia, aleluia, aleluia...". OK, não precisa de tanto drama assim, eu demoro para fazer um, mas o que posso fazer??? A inspiração é uma dama inconstante que nem sempre me dá ideias do jeito que eu queria... suspeito que ela seja meio tapada.
Enfim, brincadeiras à parte, hoje vou mostrar algumas dicas para arrazar na hora de desenhar o cabelo. Are you ready?

Tutorial - Como desenhar cabelos, parte 1:

Antes de começar, devo alertar que o tutorial a seguir foi feito por uma amadora, que nunca fez nenhuma aula de desenho e não sabe nenhum termo técnico de desenho, mas que se mete a besta de desenhar desde pequena e sabe algumas coisas que podem ser úteis para quem está chegando agora... Então perdoem-me por inventar, é o que tem pra hoje, fazer o quê???


Antes de fazer o cabelo:

Sei que tem muita gente que não gosta (eu não gostava) mas antes de fazer qualquer cabelo, é primordial que você comece por um esboço à lápis do formato completo da cabeça. Isso vai evitar que a cabeça do seu desenho não seja menor que a de um ser humano normal. Faça mais ou menos como na foto abaixo:


Só depois disso, risque ainda de lápis as madeixas. Só depois que o desenho estiver pronto, termine com a arte-final. Veja abaixo como desenhos com e sem esboço são bem diferentes:


Viu como a primeira tem a cabeça do tamanho ideal e a segunda parece que teve um acidente e perdeu metade do crânio??? O esboço é parte essencial para garantir a proporção do seu desenho, não recomendo que esqueça nem que você tenha prática.

Tipos de cabelo - Feminino:

Você pode ter o estilo de desenho mais besta do mundo, mas se souber fazê-lo com classe, ele vai ficar muito mais lindo do que esses que imitam fotos com perfeição... Duvida??? Já viu a quantidade de desenhos sem boca, sem nariz, sem mãos e etecéteras que rolam por aí e fazem o maior sucesso???
Vou dar agora alguns exemplos de formas de cabelo que você pode adotar no seu estilo de desenhar. Tudo depende de qual você melhor se adapta e qual é o resultado que você quer no seu desenho.

Apenas contorno:

O tipo de cabelo que não tem mechas é usado normalmente em cartoons. Pode parecer simples, sem-graça, mas é uma mão-na-roda para quem está digitalizando e, se for feito do jeito certo, pode ficar muito bom. Veja dois exemplos abaixo:


Anime:

O cabelo de anime é caracterizado por mechas finas ou grossas, fechadas em baixo em pontas. A vantagem desse estilo é poder caprichar no movimento de forma simples. Para mim é o melhor estilo, desde que você saiba usá-lo. Veja dois exemplos:


Vale ressaltar que há diferenças entre o cabelo ondulado e o cacheado, mas vou explicar isso melhor amanhã, na parte 2.

Fios finos:

É o que mais se aproxima do real. Pode ser feito facilmente, mas não é muito adequado para digitalizar, pois não é fechado, pode trazer muita dificuldade. Fica muito bom se já for traçado na cor do cabelo, mas também pode-se pintar só depois, não tem problema. Veja os exemplos:


É recomendável que você faça os fios na mesma direção, com um pequeno espaço, mas tudo depende do efeito que você quer causar no desenho. Pode ser, por exemplo, que você queira me desenhar na hora em que eu acordo, então não há alternativas senão fazer assim:


Tipos de cabelo - Masculino:

Para desenhar garotos é a mesma coisa, só que mais sem-graça. Hehehe... Estou brincando, é só fazer mais curto. Veja abaixo os exemplos de cabelo masculino:

Apenas contorno
Anime
Fios finos

Quero ressaltar que não condeno a forma de fazer o cabelo com rabiscos circulares. Na verdade acho que fica muito bom para desenhar cabelos crespos. Veja só:


Rabo-de-cavalo:

Para desenhar rabos-de-cavalo, há uma dica que vai deixá-los incríveis!!! Começe fazendo (sempre de lápis primeiro) o formato do perfil, a orelha e a franja, como abaixo:



Depois, escolha o ponto de onde descerá o rabo-de-cavalo e faça as mechas presas na direção desse ponto, como na figura:


Depois, puxe desse mesmo ponto seu rabo de cavalo. Se preferir, desenhe antes a "xuxinha" ou o prendedor do cabelo.


Amanhã vamos falar de tranças, cabelo voando e outras dicas mais, não perca a parte 2!!!

Para mais dicas de desenho, leia também:
Dicas para colorir
Dica para desenhar: inspire-se!
Como desenhar rosas
Como desenhar um Chibi - Parte 1
Como desenhar um Chibi - Parte 2
Dicas para a Arte-final
Dicas de Pintura
Pintando o cabelo
Mais dicas para desenho
Pasta ou caderno?
Como desenhar um olho
Como desenhar um gatinho!
Uma filosofia...
Olhos de Anime
Na hora de Colorir...
Dez dicas para um bom desenho
Todos podem desenhar rostos!

Mil Sweetkisses,
15 Comentários
Comentários

15 comentários:

  1. olha que legal rsrs eu só sei fazer igual aquele último feminino lá em cima rsrsrrs
    E olhe lá!
    Gostei mesmo vou tentar desenhar depois ver se fica melhorzinho!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ficaram lindos *-* eu também fiz alguns modelos de cabelo e de base de cabeça, depois postarei la no blog^^ eu sei fazer a base, mais ou menos o olho. Acho que eu preciso me concentrar mais na parte da roupa e da mão. Ainda não sei fazer muitos estilos de cabelo mas vou tentar^^

    bye bye

    ResponderExcluir
  3. Esse tutu vai me ajudar muito, oh se vai! Sofro demais pra desenhar, e a pior parte é a do cabelo, agora sei como vou fazer haha.


    Beijos

    http://diario-da-maaah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Sheila!

    Faz tanto tempo que não passo no DSM, me desculpe >.<. Achei dez o tutorial de hoje, a dica de rabo de cavalo é valiosa! Na verdade cada um dos seus truques são perfeitos para praticarmos em nossos desenhos *-*

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  5. Ah, adorei!!! Agora finalmente vou saber como desenhar um cabelo bonito!
    Hahah!

    Beijos, Carol!
    (clique no perfil)
    Part Of Me

    ResponderExcluir
  6. Adorei o tutorial, pra quem gosta de desenhar e otimo, :D

    Interresada em ser postadora ? A pessoa escolhida vai ter uma foto da pessoa na lateral, POSTADOR(AR) com o link do blog, ou ate um quem sou eu em baixo
    fatosdaminhavidinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie flor! Eu te indiquei para o Liebster Award.. Pegue o seu selo aqui: http://mmencantado.blogspot.com.br/2012/09/novo-selo-liebster-award.html
    Bjuss =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Desculpe-me mas seu blog é uma porcaria!

      Excluir
    3. otario todo mundo desenha de um jeito cala a sua boca se nao sabe desenhar! dezenho e uma arte nao e para cerebros pequenos como os seu fica na sua

      Excluir
  8. Olá, tudo bem?

    Nem como esse tutorial vou aprender a desenhar.
    Nunca gostei de artes kkk

    Aguardo sua visita no meu blog :)

    Estou te seguindo ^^

    Beijos.


    http://www.girlsupimpa.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sheila sumida... eu também sumi né?? passando só pra deixar um oi... amo esses tutorias mais nunca fiz nenhum...kkkkk um dia quem sabe!!

    beijos!
    Participe do Sorteio de uma linda pulseira (Parceria com a Engraçadinha Biju + Simplesmente Danny)
    Sorteio
    Simplesmente Danny

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o tutorial!! hahah desenhar cabelos masculinos é mesmo sem graça

    ResponderExcluir
  11. me ajudou muitoooooooooo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados