Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

17/08/2012

Receita para ser blogueira + Blogar não tem receita

Kkkkk... Ok, nesse título estou fazendo um trocadilho com um texto que li na época da escola sobre alfabetização... Mas o que eu vou falar é completamente diferente do que li naquele texto. A mais pura verdade é que a fama e o destaques de blogs famosos certamente chamam a atenção de meninos e meninas que passam a ter o sonho de ter um blog como aqueles que acessam todo dia.
Eu já fui assim #Confesso. Mas com minha caminhada na blogosfera (já disse e repito que  blogo desde 2007 mas só consegui fazer meu DSM amado no ano passado) aprendi a duras penas que para ser blogueira (ou blogueiro, mas como 90% do meu público é feminino, não sejamos machistas, não é verdade?) é essencial fomentar (fomentar?) certas qualidades inerentes à arte de escrever na net.
Paradoxalmente, na hora de blogar não pode-se afirmar que há um modelo pré-definido do que vai fazer sucesso ou não... É uma arte levemente estranha, admito.
Então embarque comigo nessa reflexão pelo mundo dos diários virtuais e, quem sabe, comece hoje a transformar seu sonho em realidade...

Receita para ser blogueira:

É claro que nem toda blogueira é igual, cada uma faz o blog de seu jeito, mas existem certas características primordiais que há um tempo venho notando que todas nós temos em comum... Algumas blogueiras prodigalizam (prodigalizam... caramba, estou a fim de palavras difíceis hoje!!!) algumas qualidades em especial, o que não significa que elas não podem desenvolver aquelas que não são o seu forte. É importante ter em mente que qualquer um (eu disse qualquer um) pode driblar suas fraquezas se puder esforçar-se um pouco mais. Mas vamos saber logo de uma vez o que uma pessoa tem que ter para se tornar uma blogueira???

Materiais necessários:

  • Um computador com acesso à internet;
  • Um blog repleto de tutoriais (sugestão: o DSM, é claro!) para ajudar na hora da montagem do blog;
  • Um provedor para registrar seu blog (sugestão: Blogger, para mim é o melhor);
  • Um belo nome para seu diário virtual (sugestão: veja alguns nesse link);
  • Contas em redes sociais para divulgação;
  • Um bloquinho de anotações (à gosto) para registrar suas ideias.

Ingredientes:

Uma boa dose de amor à leitura e escrita:

Essa é a característica primordial. Quem bloga está lendo e escrevendo o tempo todo, #Fato. Se você não gosta muito de ler e escrever, recomendo que encontre outro formato de diário virtual, quem sabe você não faz um Vlog (blog feito de vídeos), um Fotolog (blog de fotos) ou posta num Microblog como o Twitter? Fazer um blog composto apenas de materiais retirados de outras páginas da net é um péssimo negócio, ainda que você dê créditos. Se fizer plágio é pior ainda!!! Agora, se você é uma leitora compulsiva (como eu) e se aventura escrevendo uma coisa ou outra, já pode preparar seus dedinhos para começar a digitar!!!

Uma xícara bem cheia de paciência e perseverança:

Sucesso não aparece do nada, e todos os blogueiros tem que enfrentar um belo tempo de monólogos, de escrever para ninguém, antes de começar a ser lido pelos internautas. Não que o ansioso não possa ter blog, mas é preciso saber controlar o impulso de desistir dele. Duvido que se ache com facilidade um blog que de um dia pro outro já era famoso. Trabalhe muito e persista para achar leitores, lembre-se que é preciso divulgar e divulgar até que seu blog possa se manter com os acessos altos sozinho.

Muitas pitadas de um tema que você ame:

Não adianta falar de um assunto só porque está na moda. Seu blog pode ser o único que fala de um tema, mas isso não é garantia de que os outros irão gostar, principalmente se você não ama o que escreve. Assim como podem ter 1001 blogs falando do mesmo assunto que você, mas se você tiver segurança do que está falando, vai ser um Highlight entre eles. Não é questão de falar o que os outros querem ouvir é falar daquilo que te dá segurança ao escrever.

Uma barra enorme de criatividade:

Esse é um ingrediente que por vezes está em falta, mas todo bom blogueiro deve ter. Assim que termina uma postagem é preciso já pensar na próxima, e se conseguir planejar os dois dias seguintes e a semana inteira é melhor ainda. Já disse aqui algumas vezes que para driblar uma crise de falta de inspiração uma boa dica é ter algumas postagens-chaves que você possa fazer toda vez que não souber sobre o que falar. Talvez dicas de música, ou utilitários, tudo depende do seu tipo de blog. O bloquinho de anotações também é bem útil quando se está offline.

Algumas pitadas de "jogo de cintura":

Sabe aquele famoso "jeitinho brasileiro"? Pois é, ele vale para a blogosfera também, é claro!!! Durante sua vida na blogosfera muitas dificuldades irão surgir, e é preciso estar atento para saber contorná-las com classe.

Inúmeras colheres de respeito:

Ninguém gosta de pessoas desagradáveis, seja no mundo virtual ou no dia-a-dia. Um blogueiro precisa saber opinar sem agredir ninguém, e atender aqueles que vêm ao seu encontro da melhor maneira possível. É importante ressaltar que respeito não se adquire de um dia para o outro, é algo que vem de berço e é reflexo do ambiente ao redor do indivíduo. Ah, não vale nem um pouco usar a "Lei de Talião": se agirem com desrespeito num comentário, o melhor a fazer é ignorar.

Muitas colheres de sopa de estilo:

Quem tem personalidade própria, vai longe!!! Encontrar seu próprio "eu" é algo que não só ajuda na hora de blogar, mas na hora de viver em geral. Para quem está formando sua personalidade, o melhor é ir só treinando por enquanto...

Modo de Preparo:

Junte tudo isso, guarde tudo na memória e vá acrescentando sempre com equilíbrio a cada vez que sentar no seu computador e entrar na internet. Esteja sempre atento às novidades que vão surgindo na blogosfera (o DSM pode te ajudar) e use todos os melhores recursos do seu provedor de blogs. Pesquise muito e se supere a cada postagem que escrever, não se acomode no trivial jamais!!! Pode não ser a receita mais fácil e mais perfeita, mas tenho certeza que com amor você saberá como adaptar as dicas daqui para sua realidade. Keep calm and blog it!!!

Blogar não tem receita:

Agora que você já sabe o que precisa para ter um blog, certamente vai querer saber: "Quais será que são as dicas para fazer sucesso ao blogar"???
Sinto muito, caro gafanhoto, mas para blogar não existe receita. Eu poderia te dizer que o assunto "x" ou "y" são garantia de muitas visitas, mas isso seria mentira. Muitas vezes passamos horas a fio escrevendo um texto, conferindo informações, preparando imagens e aperfeiçoando a postagem, mas na hora de publicar esse post pode não ser o que as pessoas mais querem saber.
Da mesma forma, você pode escrever as linhas mais bestas do mundo, de um assunto mais besta ainda e se surpreender quando analisa as estatísticas. Blogar é uma arte bem inconstante... É um "lançar-se às cegas" todo dia.
Um exemplo é minhas "Homenagens de 'Quinta'", eu amo fazê-las, demoro dias para terminar um desenho daqueles, demoro um bom tempo para escrever sobre o homenageado, mas na maioria das vezes fico numa legítima "Poker Face" diante das estatísticas. Inclusive estou me dedicando bastante a esse post mas não tenho a mínima ideia se ele fará sucesso ou não.
E a pergunta que fica nesse caso é "Ser ou não ser dedicado?". Dedique-se sim aos textos do seu blog, mas esteja preparado para o melhor e o pior. Só o tempo dirá o que vai acontecer.

Para saber mais sobre esse assunto, recomendo que leia:

RG do seu blog
Identidade própria do blog - Dicas
É mexendo que se aprende
Ei, blogueiro! Nunca esqueça de...
Blogueiros e Seguidores - Os dois lados da mesma moeda
Não faça isso, blogueiro!!!
Não faça isso, blogueiro!!! - Parte 2
O que não fazer num Template
Divulgar é tudo de bom!!!
Será que um dia o assunto acaba?
O que não pode faltar num blog
O que move um blogueiro?
O que não fazer num blog?
O que não fazer no blog? Parte II
Quando a Inspiração acaba...
10 dicas para dar um "up" no seu blog
Segurança na Internet
Atualize-se!!!

Tenham todos um bom FDS e não se esqueçam de passar aqui no DSM!!! Ah, tenho andado Off nos comentários mas é que ultimamente tenho me dedicado muito ao meu livro, espero que entendam...

Mil Sweetkisses,
4 Comentários
Comentários

4 comentários:

  1. Tudo o que disse aí é verdade. Uma vez fiz um post só pra atualizar o blog e ele ta nos mais vistos até hoje!! Já fiquei dias preparando um post e nada de receber comentários.
    O melhor ingrediente pra essa receita dar certo é blogar por amor e não por fama, se for por fama, na metade do tempo a gente desiste.
    Beijos Sheila, adorei o post!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas =D
    mmencantado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito boas essas dicas, hoje li outra postagem sobre o mesmo assunto. Isso é tão útil, vc não sabe o quanto! Vai fazer diferença para muitos blogueiros iniciantes.

    Beijão, Sabrina. (www.spiderwebs.com.br) ♥

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelas ideias^^ é sempre bom conferir tudinho pra ver se o blog precisa de algo ou precisa melhorar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados