Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

17/07/2012

Entrevista DSM com Fabiano Roberto + Desenho


Você pode não conhecer o Fabiano Roberto pelo nome, mas se é do tipo de blogueiro que vive se aventurando pelo universo do HTML com certeza conhece um dos blogs dele, o "Dicas para Blogs". Eu mesma posso afirmar que 40% do que o DSM é hoje é fruto dos maravilhosos tutoriais que podemos encontrar por lá.
Confesso que já faz meses que eu tive a ideia de tentar essa entrevista, mas fiquei pensando: "Será que eu consigo?" e acabei adiando, adiando e adiando...
Mas tomei coragem e fiquei surpresa ao saber que ele topou responder minhas perguntas (que show!). Então não vamos perder tempo, vamos conferir a primeira entrevista com um blogueiro (até agora só tive entrevistas femeninas).

Entrevista DSM com Fabiano Roberto:

Já faz um bom tempo que recebo comentários de blogueiras e DSManiacs que elogiam o Doce Sonho de Menina, demonstram toda sua admiração e sempre me pedem ajuda para esclarecer uma ou outra dúvida que tenham. A verdade é que, bem antes de ter meu querido bloguito, eu era igualzinha a vocês. Aliás, o sou até hoje, só que de forma mais discreta.
Como vocês já sabem, minha vida de blogueira começou em 2007. Só que eu não sabia chongas sobre a blogosfera naquela época. Pra falar a verdade, não tinha nem internet em casa (foram os tempos difíceis em que eu acessava a net por lan-house).
Todavia, nesse mesmo ano começou o meu sonho (hoje já realizado) de ter um blog. E comecei a fazer pesquisas e mais pesquisas para aprender um pouco mais sobre esse mundo que até então apenas flutuava pelos meus devaneios.
Nessas minhas pesquisas, um blog sempre surgia para me ajudar: o Dicas para Blogs. Os tutoriais e as dicas de lá sempre foram uma mão na roda para mim e, embora não fosse o único que eu conhecia, era o que mais me ajudava e que postava as novidades com mais rapidez.
O tempo passou, eu fui adentrando na blogosfera, consegui ter internet em casa (aleluia!) e no ano passado criei meu amado Doce Sonho de Menina. Nesse meio tempo, o Dicas para Blogs nunca saiu dos Blogs que eu sigo e nem da minha lista de favoritos.
Só para vocês terem ideia da importância que esse blog tem para mim, grande parte dos templates que eu faço aprendi lá, conheci o UOL Host por uma das postagens, conheci o Top Comentaristas, personalizei os marcadores por um tutorial... e isso só para citar alguns. Dá para entender de onde surgiu minha admiração, não é?
Já tirei algumas dúvidas diretamente com o Fabiano também. Deve ter sido umas três vezes pelo menos que eu comentei lá e, sempre muito solícito, o Fabiano me respondeu a cada um. Viu como eu faço igualzinho a vocês??? Hehe...
E quando implorei pedi que ele me concedesse uma entrevista, fiquei eufórica ao saber que ele topou!!! Sério, eu não esperava que ele tivesse tempo disponível. Mas com toda a paciência, ele conseguiu me responder e (cá entre nós) nos deu respostas fabulosas!!! Veja só:

Perguntas:

DSM: Primeiramente, quero parabenizá-lo pelo seu blog, grande parte do que o Doce Sonho de Menina é hoje se deve aos tutoriais do Dicas para Blogs. O que seu blog significa para você?
Fabiano: O Dicas para Blogs é um blog de teste que fugiu do controle. Mas brincadeiras a parte gosto muito de publicar e responder os comentários no Dicas para Blogs. Atualmente ele e meu outro blog Frases Curtas são uma mistura de trabalho e lazer.

DSM: Lendo suas postagens, percebo que você prefere não falar de sua vida pessoal nelas. Por que você fez essa escolha?
Fabiano: Na verdade não é uma escolha, apenas vou deixando para depois. Já comecei a escrever uma pagina falando sobre mim para publicar no blog tipo aquelas paginas sobre o autor do blog, mas acabo deixando para depois ou achando que não ficou bom. Mas falando um pouco sobre mim tenho 38 anos, moro em Jundiaí-SP e brevemente pretendo trabalhar somente com blogs.

Comentário pessoal: fiz essa pergunta pois, vocês sabem, eu gosto muito de conhecer o blogueiro, a pessoa que está atrás da máquina. E também porque não aguento de curiosidade... hehe.

DSM: Agora uma pergunta mais descontraída, tem alguma situação inusitada ou curiosa que você já passou que gostaria de nos contar?
Fabiano: Sustos com musicas começando automaticamente em blogs quando vou procurar erros em blogs. Mas sempre entro em algum blog para procurar erros e responder comentários e com isso visito muitos blogs de assuntos que não entendo nada ou não gosto.

Comentário pessoal: aff... Concordo!!! Se você quiser me afugentar do seu blog, coloque um player automático nele. Eu já não tenho um PC muito potente (já disse que meu PC, o Lalo, tem tão pouca memória que deve ter Alzheimer que não é possível) e ainda por cima me vem esses players... Nessa hora, recorro às visualizações dinâmicas, mas se eu não conheço a blogueira, é capaz de nunca mais voltar no blog...

DSM: Para você, qual é o pior erro que um blogueiro pode cometer?
Fabiano: Plágio é um grande erro por vários motivos: quem copia um tutorial e publica no blog dele caso alguém pergunte algo a respeito provavelmente não vai saber responder. Além disso, o sucesso é inimigo de quem faz plágio porque quanto mais visitas o blog tem mais chances do autor dos posts descobrir o plágio e começar a fazer as denuncias, então logo em seguida o blog perde muitas de suas paginas.

Comentário pessoal: sem sombra de dúvidas é um dos maiores problemas de quem começa a adquirir uma visibilidade maior. O pior é o fato que esse crime permanece tão impune que chega a ser comum, ninguém liga muito... uma pena, realmente uma pena!

DSM: Me conte uma coisa sobre você que você nunca contou antes em seus posts (pode ser qualquer coisa).
Fabiano: Na verdade nunca conto nada em meus posts afinal são tutoriais. Mas uma curiosidade é que sempre pensei em um dia trabalhar somente na internet, mas olhando os números de visitas que tinha no começo isso parecia impossível.

Comentário pessoal: faço essa pergunta para todos os blogueiros como uma forma de deixar a entrevista mais interessante, não sei se vocês já notaram.

DSM:
Qual foi o tutorial que mais te deu trabalho até hoje? Ou eles sempre dão trabalho?
Fabiano: Não sei quais posts deram mais trabalho, mas uma coisa curiosa é que nem sempre os que dão trabalho fazem mais sucesso. Mas normalmente os que têm códigos em varias partes ou muitas imagens são mais complicados. Mas nem sempre ter muito trabalho para criar um post significa que ele fará sucesso. Já tive posts de sucesso que eu nem achei tão bons.

Comentário pessoal: #Fato. Isso já aconteceu muitas vezes comigo, principalmente com o Homenagem de "Quinta". As homenagens sempre me dão aquele trabalho enorme, são praticamente dois dias desenhando a imagem aos poucos (quando não mais), fico um tempão escrevendo cada post e quando eu publico quase não dá acessos ou comentários. Estranhamente já tive posts que fiz só para atualizar que tiveram recorde de acessos... pelo visto um fenômeno comum entre os blogueiros.

DSM: O que mais você gosta de fazer, além de blogar?
Fabiano: Gosto de música brasileira, filmes de suspense ou ficção.

DSM: Se você pudesse mudar alguma coisa na realidade do Brasil, o que seria?
Fabiano: Acho que o principal é melhorar a educação. Na maioria dos países com melhora na qualidade de vida das pessoas e crescimento econômico começaram com investimento em educação de qualidade.

Comentário pessoal: ótima resposta!!! Realmente o maior erro dos políticos tem sido investir em ações que trazem efeitos a curto prazo, para ganhar votos, esquecendo-se das de longo prazo, como a educação. Sem dúvida ela é a maior ferramenta transformadora da nação.

DSM: Se você tivesse uma máquina do tempo, voltaria no passado, conheceria o futuro ou ignoraria ela e continuaria no presente? Por quê?
Fabiano: Amo filmes de ficção e o tema viagem no tempo é muito interessante. Eu não sei o que faria, mas acho que o correto seria ficar no presente porque cada mudança altera toda a sequência dos acontecimentos. Por exemplo, no filme Efeito Borboleta que quanto mais ele tenta acertar as coisas mais complicadas ficam as situações.

Comentário pessoal: faço sempre essa pergunta pois por ela podemos descobrir muito sobre as crenças e a personalidade do entrevistado. Eu pessoalmente acredito que o passado já era e o futuro a Deus pertence. Só temos o presente, e é nele que devemos viver.

DSM: Você tem alguma meta para o Dicas para Blogs, ou prefere deixar que as coisas aconteçam normalmente?
Fabiano: Muitos blogueiros falam em metas, mas acho que a meta de todo blog é crescer seja em numero de visitas, ganhar mais dinheiro, ser conhecido por mais pessoas. Quando comecei em 2006 eu olhava o numero de visitas que tinha na semana (na época era mais ou menos 80 por semana) e pensava: preciso fazer algo para ter isso de visitas por dia. E continuo pensando na mesma forma, preciso ter as visitas da última semana num dia. O que mudou foram apenas os números, mas a meta é a mesma.

Comentário pessoal: uma forma bem interessante de pensar. Eu, canjica do jeito que sou, apenas torço para que meu blog não vá para o buraco... hehe.

E o Kiko?

Essa parte da entrevista consiste no seguinte: eu vou enumerar algumas palavras e o entrevistado marca uma opção de acordo com o grau de importância que isso tem na sua vida.

1 - Internet:
(x) Não vivo sem.
(  ) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

2 - Lutar pela preservação do meio ambiente:
(  ) Não vivo sem.
(x) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

3 - Política:
(  ) Não vivo sem.
(x) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

4 - Esportes:
(  ) Não vivo sem.
(x) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

5 - Redes Sociais:
(x) Não vivo sem.
(  ) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

6 - Celular/Telefone:
(  ) Não vivo sem.
(x) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

7 - Televisão:
(  ) Não vivo sem.
(x) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

8 - Notícias da atualidade:
(x) Não vivo sem.
(  ) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

9 - Religião/Deus:
(x) Não vivo sem.
(  ) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

10 - Livros:
(  ) Não vivo sem.
(x) Me importo.
(  ) Sou indiferente.
(  ) Não me importo.
(  ) Desprezo totalmente.

Ping-Pong:

Agora vamos à um ping-pong, responda com uma palavra (ou uma frase):

Blogosfera - Pessoas que trabalham (e como quaisquer profissionais existem os bons e os ...)
Sucesso - é estar feliz. Mais importante do que sua conta no banco e como você vive.
Detesto... - Muitas coisas. Sou chato, detesto esperar.
Deus - É muito mais que a religião seja ela qual for.
Brasil - Amo esse país. Não mudaria para nenhum outro lugar do mundo. Mas sei que tem muitas coisas que precisam melhorar.
Uma alegria - Acho que temos que aproveitar as pequenas coisas da vida. Não gosto de citar um momento em especial.
Um sonho - No que diz respeito aos blogs continuar trabalhando na internet e melhorar cada vez mais.
Essa entrevista para você foi - É muito bom dar uma entrevista e saber que tem pessoas querendo saber mais sobre meu trabalho com blogs.
O Dicas para Blogs é - um teste que deu certo e graças a ele cada vez aprendo mais sobre criação de sites e blogs.
O Fabiano Roberto é - Sou uma pessoa comum que tenta trabalhar e fazer as coisas da melhor forma possível.

Por favor, peço uma salva de palmas para o Fabiano pois ele arrazou, não é verdade???

Certamente foi uma das melhores entrevistas do DSM até agora (não posso dizer que foi a melhor pois corro o sério risco de levar uma salva de pedradas de minhas amigas das entrevistas anteriores... hehe... Brincadeirinha!!!
Para quem gostou das respostas do blogueiro, não se esqueça de passar no Dicas para Blogs e no Frases Curtas:


Só espero que vocês não encham os "pacová" dele, heim!!! Se eu souber que algum DSManiac anda o perturbando, minha vingança sera maligna!!! Rsrsrsrs...

Gostaram da entrevista? Para quem quiser participar também basta se inscrever no desafio premiado "Meu blog, meu mundo", e já estará automaticamente convidado para o "Entrevista DSM"!!! Agora clique no "Leia Mais" para ver meu novo desenho.


Mais um desenho:

Para fechar o post com chave de ouro, quero deixar aqui meu mais recente desenho. Não sei se vocês repararam, mas já faz algum tempo que não posto desenhos... Eu tenho desenhado sim, mas acabei deixando para digitalizar depois... esse frio dá uma preguiciiiiinha!!!
Desde o tempo que eu troquei o lay tinha feito esse desenho. Ontem resolvi digitalizá-lo e consegui que o scan ficasse tão bom que consegui terminá-lo em tempo recorde, acredita???


Fiquei boba em como foi fácil terminar esse... hehe.

Espero que todos tenham gostado, pois fiz de coração!!!
Ah, passem lá na minha página do Face para conferir a nova capa!!!

Mil Sweetkisses,
9 Comentários
Comentários

9 comentários:

  1. eu que fico agradecido pela chance de dar a entrevista e falar um pouco para você e seus leitores.

    Obrigado pelo convite e os elogios

    ResponderExcluir
  2. Te mandei um selinho!
    http://magicamenteinesplicavel.blogspot.com.br/
    Beijinhos ^^

    ResponderExcluir
  3. Ah que tudo, amei a entrevista!
    Me identifiquei com ele, foi bom ler algo diferente daqueles tutoriais que são tão impessoais não deixando transparecer quem é o Fabiano!
    Parabéns Sheila pela elaboração das perguntas
    bjos

    brunaporelamesma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu sou fã desse cara, apesar dela não saber e muito o que sei fazer no blog hoje, é culpa dele. Os tutoriais dele são ótimos. Parabéns pelo blog FABIANO, sucesso sempre.
    Parabéns pela entrevista Sheyla.

    Ane

    ResponderExcluir
  5. amiga vc entrevista muito bem meeeeeesmo!!!! A titia amouuuuuu!!!
    Sem palavras dessa vez.
    Um xeeero enoooorme!!!!

    ResponderExcluir
  6. Bela entravista, ameei <33

    visita ?

    http://alittlemorethangloss.blogspot.com.br/

    bjs >,<

    ResponderExcluir
  7. Concordo com muitas coisas que ele disse, principalmente na matéria de educação. Você entrevista muito bem, serve pra ser reporter. Como você faz essas perguntas? msn? kkk' Eu conhecia o frases curtas, mas não sabia que era dele, legal ^^
    Sheila o desenho ficou lindo, tinha visto no facebook, mas não pude comentar lá (é tanta coisa que compartilham). Vou me inscrever no meu blog meu mundo :)
    Ah! Tem um selinho pra você no meu blog: http://lerimaginarcriar.blogspot.com.br/2012/07/selinho.html
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Gostei da entrevista, do jeito que você conduziu ela e claro, do desenho também! *O*


    Beijos,
    Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie Minha Floor , Esto Aqui Para Te Convidar Voçe e Todos Do Seu Blog A , Participar Do Novo Quadro Do Meu Blog # Que Conserteza Vai Lotar , Muito Cedo , Visite Ele e Veja ás Novidades !
    http://teen-dolls-girls.blogspot.com.br/
    && Muito Obrigada ! To Esperando a Sua Visitinha Hem !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados