Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

03/07/2012

Aprenda idiomas "gratuitamente" no Busuu!!!

Ontem eu avisei que iria contar para vocês por que andei meio ausente dos comentários ultimamente. Pois é, hoje eu vou revelar o mistério de minha ausência.
Não sei se eu já falei para vocês que eu gosto muito de inglês, sempre tive o sonho de falar fluentemente esse idioma. Do segundo segmento do Ensino Fundamental até o primeiro ano do Ensino Médio eu tive aulas de inglês na escola, e aprendi um pouco do que sei hoje em dia.
Mas meu aprendizado verdadeiramente se deu mais fora da escola do que dentro. Aprendi com fitas (sim, estou falando de videocassete) de vídeo aulas de inglês quando era criança, lendo as letras e traduções das músicas, com o contato com sites estrangeiros, com um pedaço de curso de inglês que fiz e ultimamente tenho visto algumas séries do SBT com o Closed Caption acionado (o CC das séries são em inglês). Com tudo isso, hoje em dia eu consigo, por exemplo, ouvir uma música que ainda não conheço a letra e ir identificando umas palavras e sentenças isoladas (e identifico os palavrões também... hehe).
Todavia, continuo muito aquém do meu objetivo. Posso saber uma coisa ou outra, mas não é o suficiente.
E então, outro dia, minha irmã me avisou de um site que ela encontrou na net que tem curso online de inglês (e de outros idiomas). Isso me interessou e na quinta-feira passada comecei o curso. Gente, vocês não sabem como eu tenho me divertido lá!!!
Estou pensando até que mais pra frente (beeeeeem mais pra frente), vou tentar aprender o francês... Já pensou que chic, eu falando francês???

#MuitôChiquê

Hehehe... Aposto que você ficou interessado no site, não é? Como vocês já sabem bem, eu não sou do tipo de garota que acha uma novidade incrível e a guarda para si mesma. Vou falar, no máximo de detalhes que posso, de como é o Busuu... Vamos conhecê-lo???

 Busuu.com:

O site em questão chama-se Busuu. Segundo a Wikipédia, o nome Busuu é proveniente de uma língua falada na República dos Camarões que, segundo um estudo etnográfico realizado em 1980, apenas oito pessoas na época ainda falavam esta língua.
No resumo, o Busuu é uma comunidade virtual onde aprendemos o idioma sendo auxiliados tanto pelo material oferecido pelo site quanto por nativos falantes da língua em questão que também estão cadastrados no site. Isso significa que, enquanto aprendemos um idioma como o inglês, por exemplo, podemos também ajudar pessoas de outros países a aprender o português.
Ao fazer a inscrição no site, você começa com uma conta gratuita com direito a sete dias para aproveitar as funções Premium, que são pagas.
Idependentemente do idioma que você esteja aprendendo, a aprendizagem se dá da seguinte forma:

Vocabulário:

Antes de tudo, você aprende todas as palavras necessárias para a compreensão da unidade que está estudando. O vocabulário nos é apresentado através da palavra ou frase escrita no idioma escolhido (com o respectivo audio), uma imagem que a ilustra e a tradução da mesma. Algumas unidades tem também frases de exemplo no rodapé, que é uma função Premium.
Abaixo vemos um exemplo de vocabulário de uma pessoa que fala inglês e está aprendendo português:


Diálogo:

Depois de aprender o vocabulário, há um pequeno exercício que consta num texto em forma de diálogo que devemos ler e prestar muita atenção em todos os detalhes. Depois de ler, fazemos um pequeno exercício de intaerpretação com três perguntas de múltipla escolha sobre o texto.

Escrita:

Logo após, recebemos uma questão discursiva a ser respondida no idioma que estamos aprendendo. Essa pergunta será corrigida por nativos de países que falam a língua em questão.
Depois de enviar a resposta, podemos corrigir os exercícios de pessoas que estão aprendendo nossa língua. Eu me divirto corrigindo os gringos... hehe... Tem alguns que escrevem direitinho, mas outros... #Abafaocaso.
Lembrando que se você for corrigir o exercício de alguém, corrige direitinho, viu???

Busuu Talk:

Esse é o momento de interagir com os falantes da língua estrangeira através de um chat. Eu confesso que sempre pulo essa parte porque não tenho muita paciência, mas já falei com dois gringos que estão aprendendo português e me diverti muito. A primeira estava no primeiro dia no Busuu e falei pouco com ela, mas ela me adicionou como amiga e de vez em quando corrijo os exercícios dela.
O segundo foi um homem. Ele me perguntou onde eu morava e eu disse que no Rio de Janeiro, Brasil. Fiz a mesma pergunta e ele disse que morava em Boston, USA. Depois ele me contou que já veio aqui no Rio uma vez, à passeio e ficou duas semanas, disse que gostou muito. Como eu estava quase acabando o módulo principiante A1, disse que precisava ir e desejei boa sorte nos estudos e nos despedimos... Gostei de falar com ele.

Gravador de voz:

Essa é uma função premium, que te permite treinar apronúncia gravando um audio para ser corrigido depois por falantes da língua. Eu nunca usei esse recurso, mas é por que aqui no meu pc não tem microfone... Não dá pra gravar assim, não é?

Revisão:

Terminados os estudos da unidade, fazemos uma revisão de 10 ou 15 questões, incluindo múltipla escolha, múltipla escolha só com o audio da palavra ou frase, montar a frase, escrever a frase, relacionar colunas... É bem divertida a revisão. depois de três ou quatro unidades, fazemos um outro teste, de 20 questões. Ao final do módulo, terminamos com um teste de 25 questões incluindo a matéria de todo o módulo.
Eu recomendo que ao fazer as revisões você tenha uma coisa em mente: só vou prosseguir no curso quando tiver acertado todas as questões. É assim que eu faço, se erro alguma coisa, volto do começo. Isso é importante para que a matéria fixe bem.

Outras funções:

Com a conta Premium, você ainda tem direito a um material em PDF, Podcast, gramática e outras funções.

Gostou do Busuu??? Vou colocar depois do "Leia Mais" o vídeo tour para que você possa entender melhor como é o site:

Assista agora o vídeo tour do Busuu para conhecê-lo melhor:


É só isso por hoje. Prometo que vou começar aos poucos a responder os comentários, assim que puder. Espero que vocês me perdoem, pois estava estudando inglês... Hehe...

Mil Sweetkisses,

Quero agradecer à Mylena Ravini por publicar a entrevista que dei para seu blog no quadro "Blogueiras.com", muito obrigada mesmo!!!

9 Comentários
Comentários

9 comentários:

  1. Você também tem conta???? Em que periodo do curso você ta? Eu terminei o primeiro no mês passado, ficava treinando todo dia, agora preciso voltar a ativa, infelizmente o Premium só dura a 1ª semana e agora fiquei sem varios exercicios, mas mesmo assim da pra aprender^^ o meu nome ta como Maka Albarn Evans, depois add ta? *-*


    bye bye e kissus

    ResponderExcluir
  2. menina, sou professora de ingles e nãõ~˜cõnhecia este metodo ainda!

    Beeeijooos

    http://www.youtube.com/blogdareh

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,vou lá conhecer,sou doida pra aprender inglês além do mais já é quase uma língua básica aqui no Brasil a maioria dos empregos estão solicitando que vc saiba pelo menos uma língua estrangeira.

    Bjos

    www.moreninhadesigner.com

    ResponderExcluir
  4. Super dica sheylinha, ainda não sabia e achei ótimo!bjns
    cadernocolorido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá querida
    ainda não conhecia o site
    achei bem interessante, já entrou pra minha lista de favoritos
    bjos

    brunaporelamesma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. oi minha flor, obrigada por ter ido lá comentar no meu blog, sempre que atualizar passe lá e me avise, que venho aqui comentar! :)

    Então, sobre seu nome:
    Neste vídeo aqui mostra logo no inicinho como se pronuncia seu nome, é como em português, veja:
    http://www.youtube.com/watch?v=H8vv1H2HQz0

    sei que a mulher tem uma prótese imensa de silicone, por favor, desconsidere o vídeo, mas foi o único que encontrei com o seu nome com a pronúncia em inglês, como vc deve saber seu nome é a forma irlandesa de Cecília!
    Espero ter te ajudado!!

    Beeeijooos

    http://www.youtube.com/blogdareh

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Isso é tudo que eu procurava, eu tava pensando em aprender francês também por que futuramente eu estou pensando em ir para páris e para isso, preciso saber falar fracês não é, mais eu quero falar inglÊs também.bjs
    http://blogbondmais.blogspot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. uma dica cria outro email e faz outro cadastro no bussu com esse novo email assim poderá voltar a acessar a funções premium novamente

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas! A minha é um curso online de francês que terminei agora http://www.aprendum.com.br/curso-online-frances-professores-nativos/ Aprendi muito e me sito segura para falar. Muito bom!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados