Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

13/06/2012

Leitores Fantasma + NOVO: Personalizar Marcadores



Hoje resolvi dar um alô para todos os "Gasparzinhos", os "Nicks Quase-sem-cabeça", os "Barões Sangrentos", os "Poltergeists" (um oi pro Pirraça, que é um Poltergeist maneiro), as "Blood Marys" enfim, para todos os leitores fantasma aqui do DSM... Não entendeu "bulhufas" do que eu disse, né??? Ok, vou explicar melhor...
Durante esse meu tempo de blogosfera (que não é muito levando em consideração que mesmo minha conta do Blogger sendo de 2007, eu só comecei a dedicar-me a blogosfera em Abril do ano passado, com o DSM) eu tenho percebido que algumas coisas que acontecem me deixam levemente aborrecida:
  • Quando um post meu fica mais frio que bula de remédio de enjoo;
  • Quando fazem uma crítica a algum post sem nem ter lido ou entendido o conteúdo;
  • Quando alguns blogueiros já chegam aqui pedindo parceria, template, um rim, um pulmão, na primeira vez que acessam o blog, sem nem ao menos me conhecer direito;
  • Quando meus amigos blogueiros somem;
  • Quando me sinto "forever alone" pelo fato dos comentários estarem extremamente baixos.
Quanto a esse último item, tenho percebido um fenômeno estranho, que chega a ser sobrenatural: em muitos desses dias os acessos não são tão baixos quanto os comentários. Esse fenômeno, acredito eu, deve-se principalmente aos chamados leitores (ou seguidores) fantasma, que acompanham o blog assiduamente mas nunca (ou quase nunca) deixam sua opinião em comentários, pelos motivos mais diversos.
Eu confesso que vez ou outra tenho sido leitora fantasma de certos blogs... Isso é a mais pura verdade... às vezes não sobra tempo para visitar cada um da lista de blogs que sigo, mas sempre estou lendo as atualizações de cada um.
Visto que eu não sou o melhor exemplo de "blogueira comentarista", não posso cobrar muita coisa dos meus queridos hectoplasmáticos leitores ocultos... Mas peço que se possível se manifestem!!! Tem dias que eu fico num arasmo completo de ver que a postagem só teve quatro humildes comentários.
Fica aqui o meu recado para meus translúcidos amigos: apareçam, não custa nada!!! É bom vocês aparecerem, ou vou chamar os Winchester...


Se bem que os Winchester aparecerem seria uma boa... Mudei de ideia, não apareçam não, é melhor só chamar eles... hehehe...

Personalizar Marcadores:

Finalmente vou fazer o tutorial que estou devendo à séculos (Ebaaaaaaa!!!), vamos hoje aprender a deixar nossos marcadores bem bonitinhos, com imagem e tudo... Um monte de gente tinha pedido para fazer esse tutorial e até então eu havia evitado. Mas hoje queria colocar um tutorial como segundo assunto, mas não achei nada... Me lembrei dos marcadores e logo pensei:


Vamos lá então, né... Fazer o quê...
O tutorial se divide em duas partes, preste muita, mas muita atenção para não colocar algo no lugar errado, heim!!!

Se possível, faça uma cópia do seu template ou treine antes num blog de testes para ver se dá certo.

Colocando os marcadores:

Para que o tutorial funcione, seu blog precisa ter marcadores, oras!!! Se você ainda não tem nenhum marcador nas postagens, adicione marcadores a todas as postagens possíveis. Uma boa dica é que você pode colocar marcadores mais rapidamente se selecioná-las na sua lista de postagem e ir adicionando os marcadores de uma vez só. Não esqueça de colocar os marcadores a cada postagem nova que fizer!!!
Agora vamos colocar o gadget marcadores. Vá em Layout (ou Design) e clique em "Adicionar um gadget" no lugar escolhido. Na janela poup-up que abriu, escolha a opção "Marcadores".
Marque as opções de acordo com seu gosto, mas é importante que em "Mostrar" você coloque "Todos os marcadores" e em "Exibir" deixe a opção "lista" marcada. Por último, clique em "Salvar".

Personalizando o HTML:

Agora vamos à parte mais difícil, entre no HTML de seu blog (Modelo > HTML). Agora clique em qualquer parte do código e aperte Ctrl+F, cole na caixinha que abriu (Search) a seguinte palavra: Label1 e aperte a tecla "Enter".

Vai aparecer mais ou menos esse código:

<b:widget id='Label1' locked='false' title='Marcadores' type='Label'>
<b:includable id='main'>
  <b:if cond='data:title'>
    <h2><data:title/></h2>
  </b:if>
  <div expr:class='&quot;widget-content &quot; + data:display + &quot;-label-widget-content&quot;'>
    <b:if cond='data:display == &quot;list&quot;'>
      <ul>

Substitua o trecho em vermelho por: <ul class='marcadores'>
* Se você quiser outro nome para seus marcadores (como Menu, por exemplo), coloque o outro nome toda vez que você achar a palavra "marcadores" nos códigos anteriores e os seguintes (não deixe nenhum com a palavra marcadores, se for colocar o outro nome).

Agora procure por: ]]></b:skin> e cole acima o seguinte código:

.marcadores a{
  background-image:url(URL_DA_IMAGEM);
  background-repeat: no-repeat;
  background-position: left center;
  margin-left:-20px;
  padding-left: 40px; /*Coloque aqui a largura da imagem +1*/
  padding-top: 5px;
  padding-bottom: 5px;
  font-family: "Impact"; /*Fonte dos marcadores*/
  font-size: 9pt; /*Tamanho da fonte dos marcadores*/
  text-transform: uppercase; /*Deixa todas as letras maiúsculas*/
 
color: #666666; /*Cor da fonte*/
}

.marcadores li {
  height: 42px; /*Coloque aqui o tamanho da altura exata da imagem*/
  margin-bottom:-10px;
  word-wrap: break-word;
  display: block;
}

.marcadores a:hover{
  background-image:url(URL_DA_IMAGEM);
  background-repeat: no-repeat;
  background-position: left center;
  text-decoration: none;
  font-family: "Impact"; /*Fonte dos marcadores*/
  text-transform: uppercase; /*Deixa todas as letras maiúsculas*/
  font-size: 9pt; /*Tamanho da fonte dos marcadores*/
 
color: hotpink; /*Cor da fonte (mouse em cima)*/
}

.sidebar li {
list-style-type:none;
}

No lugar de URL_DA_IMAGEM coloque o endereço da imagem escolhida para ficar à esquerda dos marcadores. É importante que o tamanho dela seja o menor possível.
Os trechos em negrito devem ser exatamente iguais. Os dois trechos em azul devem ser apagados se você não quiser todas as letras maiúsculas. Os demais trechos estão com a explicação ao lado para que você personalize de acordo com seu template. Mexa nos outros valores sem explicação apenas se você souber o que está fazendo.

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário para que eu possa melhorar o tutorial!!!

Mil Sweetkisses,
21 Comentários
Comentários

21 comentários:

  1. Eu também estou passando por isso -.- sempre que da dou uma chacada nas estatisticas. O numero de vistas é sempre alto (um grande alivio pra mim) mas, infelizmente, não ha pessoas que comentam muito. Elas vistam mas não comentam, nem sequer um olá. Não que eu fique exigindo demais mas é só pra dar uma ajudinha, né? Não custa nada!
    Adorei o tuto dos marcadores, acho que, quando eu der uma geral la no blog e mudar o layout, eu vou usar^^

    PS: Quando der eu vou comentar nas outras postagens, okay? Eu ainda não vi todas mas vou comentar! *-*


    bye bye~ kissus

    ResponderExcluir
  2. Sheilinha! Você é demais! Primeiro você "descasca o pal" rsss... depois coloca um post genial (Personalizar Marcadores), muito bom!
    Falando sobre muitas visitas e poucos comentários ou até nenhum... Passo por isso quase todos os dias e já entendi um pouco porque isso acontece...Olha a dica:
    Ás vezes o post não é interessante!
    Ou quando é interessante a pessoa não posta um comentário, porque esta sem tempo e fala, "depois eu volto e comento", bobeira! Sempre irão esquecer porque surgirão outros posts interessantes outras novidade....Essa semana fiz uma sanfona pro meu filho que foi difícil achar na net uma ideia, então resolvi fazer com ele e postar o passo a passo, se eu fosse pegar a quantidade de visita por de comentário, ficaria o dia todo moderando...Ele está batendo o recode nos outros mais queridinhos.
    Então vou te dar um concelho!
    Fique tranquila quanto a isso! No final todos que vem e olham e aprendem....No fim sabe o quanto o DSM foi importante! Só não sabem retribuir, infelizmente!
    Penso sempre, gentileza gera gentileza e por ai vai....E quanto aos seguidores, eu tenho certeza que no meio de tantos existem preciosos amigos que te admiram.
    Bjs e ótima quarta feira!
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
  3. Isso acontece eu mesmo admito q fico triste quando o blog está tão solitário. Tenha um ótimo dia.

    Bjss

    http://blogbeyondbelief.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. adorei a postagem e a dica!
    bjs
    oblogdapp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Quando eu digo que não presto a atenção no contador de visitas, ninguém acredita. Mas realmente, ele está lá apenas por estar, eu não costumo ficar de olho ali e nem "comemorar" tantas visitas com sorteios e coisa e tal.
    Penso ser importante os comentários, não sua quantia. Vejo blogues com um número grande de comentários e, quando você vai ler, são os comentários para pedir para seguir, de pessoas que evidentemente não leram o post e ainda há alguns que parecem conversa de msn (neste caso, dependendo se é um debate, até é válido). Eu presto atenção aos que comentam com conteúdo, que leram e opinaram sobre o post, seja concordando ou discordando (desde que civilizadamente), portanto, prefiro muito mais dois ou três comentários com conteúdo, do que uns 100 comentários vazios.
    E muitos dos visitantes fantasmas, por vezes lêem e gostam, apenas se limitam a não falar nada para não falar besteira, por vezes um post é tão completo que não há nada o que acrescentar.

    ResponderExcluir
  6. ain sheilla desculpe não vir mais aki,mas é que meu blog cresceu muito mais do q esperava,agora eu tenho tipo um compromisso com ele,e tb eu fikei um tempo afastada da blogosfera,meu pc xego do concerto esses dias....mas sempre q der venho aki :)

    ResponderExcluir
  7. Não se preocupe que não é a única, rsrs.
    Tenho uma média de 900 visitas/dia e alguns caraminguados comentários.
    Percebo que meus comentários aumentam quando eu comento em outros blogs, parece que as pessoas se sentem na obrigação de responder, eu acho.
    Normalmente respondo ao comentário dos meus posts no meu próprio post, não sei se isso é ruim, mas é por falta de tempo mesmo.

    Também gostaria que meus seguidores mostrassem mais suas carinhas, dessem o ar da graça, mas também tenho leitores tímidos, eu acho.

    Quanto ao tutorial: SHOW!!! Obrigada pela generosidade de compartilhar seus conhecimentos ;)
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sheila!
    Posso admitir que ando meio sumida, mas isso é apenas resultado de falta de tempo e um pouquinho de preguiça de comentar... hihih
    Te peço mil desculpas por isso e prometo que vou tentar comentar mais.

    Beijinhos, Carol!
    myworld-blg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. É verdade as vezes venho aqui alias quase sempre e só leio não comento nada!
    Mas já que reclamou estou comentando viu... rsrs
    E foi bom falar em marcadores faz dias que to para arrumar os meus tá uma bagunça!
    Beijinhos
    http://www.metamorfoseparalela.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Sheylinha,Muitas vezes a razão é simples, entro no blog pelo celular ou o tablet e é uma tristeza para comentar por ele. Se eu passar por aqui e fizer buuuuu! Não estranhe, rs!
    Outra coisa que me faz virar uma leitora fantasma é quando gosto do blog, mas para comentar tem aquelas letrinhas de identificação.É tão chato que acabo desistindo e aí acompanho o blog sem comentar.
    bjns
    cadernocolorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo com vc!!! acompanhar pelo celular e letrinhas te dizendo que vc não é robô rss... é muito chato!

      Excluir
  11. Olá querida
    também já percebi isso, ás vezes temos poucos comentários mas o post é muito visualizado, comigo acontece sempre nos posts de mensagens da semana por isso apesar deles não receberem muitos comentários ou continuo fazendo
    bjos

    brunaporelamesma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei o tutorial, e quanto aos leitores fantasmas, acho um absurdo. Eu sei não sou de postar tanto comentário aqui também, mas é que as vezes não tenho muito tempo. Eu tenho 62 seguidores no momento, mas para falar a verdade, acho que só 10 para baixo são realmente leitores.


    http://querido-mundo-das-garotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. No meu blog também tem leitores fantasmas. As vezes as postagens não recebem nenhum comentário, mas tem um monte de visualizações nas estatísticas. O jeito é chamar os Winchesters kkkkk'

    ResponderExcluir
  14. Realmente essa situação é desagradável. Fazemos uma postagem dedicada e os leitores 'somem'. Leitores fantasmas me desestimulam.

    Bjs!!
    http://infinitaeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Leitores fantasmas desestimulam qualquer blogueiro mesmo. Achei demais o tutorial.
    http://raymiga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá, que lindo blog! Parabéns!
    Realmente é imensamente ruim não ter comentários!!!

    Beijo com carinho

    ResponderExcluir
  17. Amiga já me sentir assim, é horrivél. Quando vou ver os acessos tem 60 por post e os comentário 1 ou 2, isso me mata de angustia. Até que um dia alguém me falou assim, apesar de não comentar, vejo tudo que vc faz e gosto. Eu pensei até em fazer um post agradecendo aos leitores fantasmas e pedir por favor que eles comentem. Eu não comento todos os blogs, mais sempre que gosto de um, dou um poquinho do meu tempo pra ele.

    Ane
    http://diariovirtualdaane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Por favor leitores fantasmas não apareçam rsrsrsr...vai ser ótimo ter os Winchester por aqui principalmento o Dean ☻_☻
    esquecendo o jensen um pouco o que é quase impocivel rsrsrs
    Flor amei seu blog ele é perfeito tudo aqui é lindo estou encantada, ja virei sua fã...Estou seguindo e vou vim por aqui sempre, xonei (:

    (Meu cantinho especial)

    ResponderExcluir
  19. Menino tambem pode comentar?????????

    Se era comentários de você queria, funcionou.
    Muito engraçado seu post sobre os fantasmas...acho que con esse comentário eu deixo de ser um.

    parabens pelo blog, estou anos luz desse nível.

    ResponderExcluir
  20. Sim.....e cuidado com esa galera que pede um rim, um pulmão kkkkk

    ritmosdepernambuco.blogpost.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados