Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

22/06/2012

Identidade própria do blog - Dicas

Hoje vou me dar um descanso das postagens duplas e falar só das dicas para encontrar uma identidade própria do blog... hehe...
Ontem deixei vocês no suspense, meditando sobre a identidade própria do seu blog (para quem não se lembra, visite o post anterior). Se bem que eu nem sei se muita gente leu... snif, snif, parece até maldição: todo dia de homenagem de "quinta" eu fico "forever alone"... Mesmo assim, está lá escrito para quem quiser ler.
Mas a pergunta fatídica é: como nós podemos chegar a ter um blog único??? Essa pergunta não é fácil de responder, certamente não há uma solução rápida ou pronta para ela, mas tenho algumas dicas básicas que podem te ajudar...

Pronto para as dicas, blogueiro???

Prontíssimo!!!

Como encontrar a identidade própria do blog:

Antes de tudo, devo dizer que não há, nem dá para ter receita para construir um blog cheio de personalidade. Tudo depende de você, de quem você é.
Antes de aperfeiçoar seu blog, é imprescindível que você se conheça melhor e se aceite como tal. Se você ainda está construindo sua personalidade, certamente terá dificuldades em estruturar seu blog. Depois de se conhecer melhor, fique atento a os seguintes itens:

Nome/ Endereço do blog:

A enorme quantidade de blogs na plataforma Blogger é o maior empecilho para se achar um endereço perfeito. Mesmo assim, fique atento ao formato do seu link. Não estou dizendo que é proibido usar um hífen ou um número, mas tem gente que abusa... Fazer um endereço do tipo love--amor--2458--190-ocupado.blogspot.com já é demais (é claro que eu exagerei para causar mais impacto, mas vocês entenderam, não é??)!!!
Quando quis achar um nome único para o DSM, fiz uma listinha de vários nomes que gostaria de ter no blog, e fui testando para ver qual estava disponível, por que você não faz o mesmo??? Isso é super importante para que seu blog tenha bons resultados nos sites de pesquisa, para que seus leitores possam decorar seu endereço e chegar no blog com facilidade e até mesmo para que você dê o seu endereço para alguma pessoa sem precisar falar: "olha, é com tracinho, não com underline".
Mas atenção: quando mudamos o endereço podemos perder algumas visitas. Se seu blog já tem muitos acessos com o nome que tem, é melhor pensar bem antes de mudá-lo. E se mudar, o faça de uma vez só, não fique trocando o nome a cada semana.

Só use algo da moda se você gostar:

Nunca coloque algo no seu blog só porque um monte de blogs também tem. Só use aquilo que você gostar. Isso vai permitir que seu cantinho não fique "massificado", como uma mera cópia de outros.

Defina marcadores:

Marcadores podem te ajudar a moldar seu conteúdo a assuntos específicos. Não acrescente um marcador novo a cada post, prefira enxugá-los até ter somente os temas que você mais usa. Por exemplo, se você posta muitos tutoriais, não precisa fazer um marcador "centralizar cabeçalho", use termos mais abrangentes como "tutorial", "Blogger", etc. Quando fizer outro tutorial, é só adicionar o mesmo marcador.

Não seja fotocópia de blogs famosos:

Se inspirar em um blog que você curte é muito bom, mas não copie o conteúdo e nem as imagens dele. Eu fico triste quando vejo que alguém copiou algo aqui do DSM (sendo que eu já disponibilizo material para vocês usarem, não precisa copiar do meu template), mas nem tanto por estar usando as minhas coisas, fico triste pela falta de identidade própria da pessoa. Você pode não saber fazer templates complicadíssimos, ou imagens super trabalhadas, ou posts mega surpreendentes, mas por vezes o mais simples pode chamar muita atenção... Pense nisso!!!

Se for pesquisar, modifique:

Se você for fazer algum post sobre o assunto "X" e vai pesquisar o conteúdo no Google, por favor, não copie e cole exatamente o conteúdo de outros sites. Pense bem: quando alguém pesquisa algo na net, quer achar várias páginas com informações diferentes. Se seu blog tiver as mesmas coisas que tem em todos, a pessoa simplesmente vai entrar e sair dele, provavelmente nunca voltará.

Por enquanto temos essas dicas básicas. Se eu achar mais alguma, certamente compartilharei convosco!!! Fica o alerta: seja você mesmo sempre, seja online ou offline!!! Não vale a pena fazer sucesso se o preço dele for vender seu próprio "eu"...

Mil Sweetkisses,
12 Comentários
Comentários

12 comentários:

  1. OI florzinha gostei das dicas,sempre procuro deixar a minha cara e a minha marca..bjs

    http://simonebastos2007.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou tentando resolver isso no meu blog, originalidade e personalidade é tudo, não^^ eu não me importo de que você não comente tanto, ja saber que alguem le minhas postagens ja me faz feliz!

    bye bye

    ResponderExcluir
  3. Otimas dicas... mais acho que o segredo é fazer o blog ser um pedacinho de você mesma, e não fazer só pra ter muitos acessos, escrevendo sobre algo que não te agrada....bjos!!!
    http://simplismenteedanny.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. as dicas são mt uteis!!!
    adorei.
    oblogdapp.blogspot.com
    X3

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post, dicas ótimas faz a gente pensar bastante!
    Beijos bom final de semana e obrigada por ter me visitado!
    Pri.
    http://www.metamorfoseparalela.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Passei por aqui pra te deixar um beijo !

    Ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas, principalmente a do nome/endereço do blog. Parece que muitos blogs por aí são idênticos. É muito nome parecido!!
    Parece até que você é vidente!! Eu fiz uma postagem exatamente com esse intuito.Um formulário para 'melhorar a identidade' do meu blog. Dá uma passadinha lá tá bom!!

    Beijos!!
    Blog|Twitter

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Muito obrigada pela dica do UOL Host. O problema é que eu não moro no Brasil. Acho que, aí, complica o pagamento.
    Mas não tem problema, não vou morrer por não ter um domínio próprio... mas bem que eu queria que fosse um mundo perfeito e fosse tudo gratuito eheheh
    Quanto ao teu post, a parte que mais me identifiquei foi a do endereço do blog... Levei séculos para encontrar um endereço que o Blogspot aceitasse... E depois, para conseguir o url de redirecionamente (pra não ficar aquele url enorme) também foi complicado. Tive que usar um redirecionamento antigo.
    Beijinhos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas (:

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Muito legais as dicas, para achar o nome do meu blog eu tive que pensar muito.bjs
    http://blogbondmais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Graças as sua dicas, eu encontrei a identidade do meu blog!!! Agora ele chama "Meu Mundo Encantado"...

    O endereço ainda não mudei, mas quando eu mudar vc divulga esse pra mim?

    E faz um favor também? Muda no DSManiacs quando eu mudar o endereço tá?

    Kisses for you...

    ResponderExcluir
  12. A identidade do blog, depende muito da personalidade da pessoa.
    Acho que é perigoso se inspirar. Há quem abuse disso e vire cópia. Deve existir um limite entre cópia e inspiração. Na verdade, existe sim. Mas, algumas pessoas não respeitam isso.
    E eu fico triste, pois copiar é falta de personalidade. Falta aí, uma identidade.
    A pessoa precisa ser ela mesma, falar do que ela gosta, ser sincera sempre. Não tentar dominar certos assuntos que nem entende ou que nem se interessa.
    Quando a pessoa é ela mesma e passa isso ao blog, ele passa a ter sua essência, sua particularidade, sua exclusividade. Enfim, ele passa a ser único. E é isso que um blog deve ser, único. Ou apenas diferente. Até porque ninguém é igual. E o blog também não deve ser igual aos blogs dos outros. Ele deve ser igual a nós.

    Ótimo post, Sheila. Dicas valiosas, como sempre.
    Um beijo:*

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados