Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

20/05/2012

Títulos de Nossa Senhora

Como Maio é o mês de Maria, resolvi trazer hoje um post especial sobre os títulos de Nossa Senhora. É claro que Nossa Senhora é só uma, mas através de diversos títulos, inspirados ou não em aparições de Nossa Mãezinha, procuramos honrá-la e aprender mais com seu exemplo, sua força, seu amor.
"Muitos títulos de Maria se referem a momentos da sua vida, como por exemplo, o de Nossa Senhora da Conceição, quando nos referimos a Ela que foi concebida Imaculada, pura, enriquecida de privilégios por Deus, em razão da sua maternidade Divina. Maria é chamada pelo nome do lugar onde Ela apareceu. Por exemplo: Nossa Senhora de Lourdes, de Fátima, Lurdes, Aparecida, etc. Outros títulos significam proteção, socorro, consolo e assim por diante. Entretanto, os títulos são muitos, mas uma só é a Virgem Maria. O povo cristão deseja honrá-la como Jesus Cristo a honrou como filho, pois por sua vontade na cruz Ela nos foi dada também como Mãe, mediante suas palavras: "Eis aí teu Filho". Embora sejamos muitos, Maria está atenta às nossas necessidades, e lembra sempre à cada um: "Fazei tudo o que Jesus Vos disse" (João 2,5). Qual deverá ser então a nossa atitude para com a Virgem Maria? A Igreja nos ensina: devemos "elevar nossos olhos a Maria que refulge para toda a comunidade dos eleitos como exemplo de virtudes" (LG. 65). Devemos também ter para com Ela uma verdadeira devoção que "não consiste num estéril e transitório afeto, nem numa certa vã credulidade, mas que procede da fé verdadeira, pela qual somos levados a reconhecer a excelência da Mãe de Deus, excitados a um amor filial para com nossa Mãe e à imitação de suas virtudes" (LG. 67). A Virgem Maria a quem veneramos com muito amor, nos aponta sempre para Deus para que o adoremos e para vivermos o mandamento maior do amor com nossos irmãos e irmãs"! Fonte: http://prestservi.com.br/diaconoalfredo/titulos_maria/abertura_titulos.htm
Mas hoje não vim falar dos títulos mais comuns de Nossa Senhora. Resolvi escolher dentre tantos que existem, quatro: um de minha devoção e três que são pouco conhecidos dos brasileiros em geral, mas muito interessantes. Espero que vocês apreciem a leitura e dela possam colher bons frutos. Peço perdão por não ter escrito totalmente os textos, ao final dos textos vocês encontrarão as fontes que me auxiliaram a preparar a postagem de hoje para vocês.

Nossa Senhora das Dores:

Essa não é exatamente comum ou desconhecida, mas como é o meu título de devoção, não podia estar fora dessa lista. O culto à Mater Dolorosa (invocação em latim da Virgem Dolorosa) iniciou-se em 1221, no Mosteiro de Schönau, na Germânia. Em 1239, a sua veneração no dia 15 de Setembro teve início em Florença, na Itália, pela Ordem dos Servos de Maria (Ordem Servita). Deve o seu nome às Sete Dores da Virgem Maria, comprovadas biblicamente nos Evangelhos:
  1. A profecia de Simeão sobre Jesus (Lc 2, 34s)
  2. A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mt 2, 13s);
  3. O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lc 2, 43b-45);
  4. O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lc 23, 26s);
  5. Maria observando o sofrimento e morte de Jesus na Cruz - Stabat Mater (Jo 19, 25-27a);
  6. Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mc 15, 42);
  7. Maria observa o corpo do filho a ser depositado no Santo Sepulcro (Jo 19,40-42a).
Gealmente, a imagem de Nossa Senhora das Dores é representada com seu coração traspassado por sete espadas, representando as sete dores de Maria, ou por apenas uma, simbolizando a profecia de Simeão. A Virgem Dolorosa também é representada sofrendo diante da Cruz, contemplando a morte de seu Filho ou com Cristo morto aos braços (Pietá).

Nossa Senhora de Caravaggio:

Outro belíssimo título da virgem, dessa vez inspirado em suas aparições em Caravaggio, Itália, em épocas de conflitos divisões políticas e religiosas, ódio, heresias, assolada por bandidos e agitada por facções, traições e crimes.
A aparição de Nossa Senhora de Caravaggio é a uma camponesa. A história conta que a mulher, de 32 anos, era tida como piedosa e sofredora. A causa era o marido, Francisco Varoli, um ex-soldado conhecido pelo mau caráter e por bater na esposa. Maltratada e humilhada, Joaneta Varoli colhia pasto em um prado próximo a Caravaggio.
Entre lágrimas e orações, Joaneta avistou uma senhora que na sua descrição parecia uma rainha, mas que se mostrava cheia de bondade. Dizia-lhe que não tivesse medo, mandou que se ajoelhasse para receber uma grande mensagem. A senhora anuncia-se como “Nossa Senhora” e diz: “Tenho conseguido afastar do povo cristão os merecidos e iminentes castigos da Divina Justiça, e venho anunciar a Paz”. Nossa Senhora de Caravaggio pede ao povo que volte a fazer penitência, jejue nas sextas-feiras e vá orar na igreja no sábado à tarde em agradecimento pelos castigos afastados e pede que lhe seja erguida uma capela. Como sinal da origem divina da aparição e das graças que ali seriam dispensadas, ao lado de onde estavam seus pés, brota uma fonte de água límpida e abundante, existente até os dias de hoje e nela muitos doentes recuperam a saúde.
Joaneta, na condição de porta-voz, leva ao povo e aos governantes o recado da Virgem Maria para solicitar-lhes – em nome de Nossa Senhora – os acordos de paz. Em suas visitas, levava ânforas de água da fonte sagrada, que resultavam em curas extraordinárias, prova de veracidade da aparição. Os efeitos da mensagem de paz logo apareceram a paz aconteceu na pátria e na própria Igreja.
Até mesmo Francisco melhorou nas suas atitudes para com a esposa Joaneta. Sobre ela, após cumprida a missão de dar a mensagem de Maria ao povo, aos estados em guerra e à própria Igreja Católica, os historiadores pouco ou nada falam. Por alguns anos foi visitada a casa onde ela morou que, com o tempo desapareceu no anonimato.

A oração à Virgem de Caravaggio é belíssima, e já apareceu aqui no DSM:

"Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria,
que jamais se tem ouvido que deixásseis
de socorrer e consolar a quem vos invocou,
implorando a vossa proteção e assistência;
assim pois, animado com igual confiança,
como a Mãe amantíssima, ó Virgem das Virgens,
a Vós recorro, de Vós me valho,
gemendo sob o peso de meus pecados,
humildemente, me prostro a vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas,
ó Virgem de Caravaggio,
mas dignai-vos de as ouvir propícia
e de me alcançar a graça que Vos peço.
Amém".


Nossa Senhora de Međugorje:

Nossa Senhora de Međugorje (também conhecida como Rainha da Paz) é o nome dado à aparição mariana relatada pela primeira vez a 24 de Junho de 1981 por seis crianças de origem croata da vila de Međugorje, na Bósnia e Herzegovina, à época República Socialista Federativa da Jugoslávia. Apesar de não ter sido oficialmente autenticada pela Igreja Católica, Nossa Senhora de Međugorje é uma das aparições da Virgem Maria mais famosas do século XX, e no lugar onde apareceu até hoje acontecem milagres e visões.
No dia 24 de Junho de 1981, Mirjana Dragicevic e Ivanka Ivankovic relataram ter visto uma aparição da Virgem Maria na vila de Međugorje. No dia seguinte, outras quatro crianças (Marija Pavlovic, Jakov Colo, Vicka Ivankovic e Ivan Dragicevic) também relataram ter visto a presença da Santíssima Virgem. Nos anos seguintes, os seis videntes continuaram sempre a relatar aparições da Virgem Maria diariamente, isto à medida que Međugorje se tornava um local de peregrinação famoso. De acordo com relatos, Nossa Senhora de Međugorje vem aparecendo diariamente para três das seis crianças desde então.

Nossa Senhora da Salete (La Salette):

Nossa Senhora de La Salette (em francês Notre-Dame de La Salette) é o nome dado à Santíssima Virgem Maria nas suas aparições na montanha de La Salete, Isére, nos Alpes franceses. Nossa Senhora terá alegadamente aparecido a 19 de Setembro de 1846 a duas crianças, Maximin Giraud de 11 anos e Mélanie Calvat de 15 anos.
Na primeira aparição, os dois pastorinhos - Maximin Giraud e Mélanie Calvat - tiveram uma visão da Virgem Maria numa montanha a 19 de Setembro de 1846, por volta das três horas da tarde.
A aparição consistia em três fases diferentes. As crianças viram, numa luz resplandecente, uma bela dama em um estranho costume, falando alternadamente em francês e num dialeto regional. Ela estava sentada sobre uma pedra, e as crianças relataram que a "Belle Dame" estava triste e chorando, com seu rosto descansando em suas mãos. A Bela Senhora pôs-se de pé, e disse:
"Vinde, meus filhos, não tenhais medo, aqui estou para vos contar uma grande novidade! Se meu povo não se quer submeter, sou forçada a deixar cair o braço de meu Filho. É tão forte e tão pesado que não o posso mais. Há quanto tempo sofro por vós. Dei-vos seis dias para trabalhar, reservei-me o sétimo, e não mo querem conceder! É isso que torna tão pesado o braço de meu Filho. E também os carroceiros não sabem jurar sem usar o nome de meu Filho. São essas as duas coisas que tornam tão pesado o Seu braço. Se a colheita for perdida a culpa é vossa (...) Orai bem, fazei o bem. Se a colheita se estraga, e só por vossa causa, Eu vo-lo mostrei no ano passado com as batatinhas: e vós nem fizestes caso! Ao contrário, quando encontráveis batatinhas estragadas, blasfemáveis usando o nome de meu Filho. Elas continuarão assim e, neste ano, para o Natal, não haverá mais".
Então, as crianças descem até a Bela Senhora. Ela não parava de chorar. Segundo os relatos das crianças a Senhora era alta e toda de luz. Vestia-se como as mulheres da região: vestido longo, um grande avental, lenço cruzado e amarrado às costas, touca de camponesa. Rosas coroavam sua cabeça, ladeavam o lenço e ornavam seu calçado. Em sua fronte a luz brilhava como um diadema. Sobre os ombros carregava uma pesada corrente. Uma corrente mais leve prendia sobre o peito um crucifixo resplandecente, com um martelo de um lado, e de outro uma torquês. Assim a Bela Senhora falou em segredo a Maximino e depois a Melânia. E novamente, os dois em conjunto ouvem as seguintes palavras: "Se converterem, as pedras e rochedos se transformarão em montões de trigo, e as batatinhas serão semeadas nos roçados" E a Bela Senhora conclui, em francês: "Pois bem, meus filhos, transmitireis isso a todo o meu povo". Terminou assim a aparição. Segundo as crianças ela andava, mas as plantas de seus pés não esmagavam a relva, quase não dobravam os talos. Mélanie correu e a contemplou de novo lá no alto. E depois, segundo ela, viu o rosto e a figura da Senhora desaparecendo à medida que a luminosidade aumentava.
Existiram outras aparições, muito mais se pode saber sobre a Virgem da Salette. Para mais informações, visite este link.

Fontes de auxílio: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_das_Dores
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Caravaggio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_de_Me%C4%91ugorje
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Salete


Um ótimo Domingo para todos e Salve Maria!
6 Comentários
Comentários

6 comentários:

  1. oiee!!!!!
    Tudo bom?
    Eu sou do meublogblogueiro... Acabei de conquistar minha meta de 20 seguidres e a nova eh de 30..
    Ajuda?
    Bjs
    http://meublogblogueiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que post lindo. Refleti tanto *-*

    Nossa Senhora é sempre divina.

    Tem post novinho no meu blog! Bora lá visitar? Estou aguardando sua visita, hein?

    Bjonas, fique com Deus e tenha um ótimo domingo!

    Camilla Martins - sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  3. Oii Sheila!!! Puxa vida,obrigada por postar os "Títulos de Nossa Senhora",eu nunca iria saber ao certo sobre todas,sendo que Nossa Senhora na verdade é uma só,mas fez aparição em vários lugares e tem estes vários "títulos"... Adorei o post!
    Tem Design novo lá no blog,e inclusive umas novidades...Se quiser passar lá pra ver,fique à vontade!
    Mil beijooss flor ♥ ♥
    http://viciados-na-saga-crepusculo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que delicia de post sheylinha, é tão gostoso ler sobre nossa mãe!Não sei se vc conhece essa canção, acredito que vc vai gostar:
    http://www.youtube.com/watch?v=X8DeR0qqXcg&list=PL98DA8CBB9764A2C5&feature=mh_lolz

    bjns
    cadernocolorido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiiie!!Ameei seu blog e esse post!!
    Daaa uma passadinha no meu blog please
    sweetcandy-sc.blogspot.com
    bjss...

    ResponderExcluir
  6. presiso faser um trabalho de catequese, de nossa senhora de caravaggio por que nossa senhora do caravaggio é a padroeira da nossa comunidade e esse blog me ajudou muito

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados