Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

17/05/2012

Inspecionar (Firefox) + Lápis borracha da Faber

Depois de muito enrolar, vou finalmente dizer a vocês o que é o famoso recurso de "Inspecionar " do Mozilla Firefox. Para nós blogueiros, a principal vantagem é que com ele nós podemos  encontrar códigos nos templates e até modificá-los em uma espécie de visualização
Mas vamos por parte. Para chegar ao "Inspecionar" você tem 3 escolhas: a primeira é ir em Ferramentas > Desenvoldedor da Web > Inspecionar, ou pode apertar Ctrl+Shift+I, ou pode clicar com o botão direito na parte do template que quer inspecionar e clicar em "Inspecionar elemento".
A seguinte barra vai ser aberta:


Deixe a opção "Inspecionar" (indicado pela seta) marcada e passe o mouse pela página. Note que cada parte do seu template ficará em destaque (no caso da foto, o cabeçalho está selecionado) e aparecerá uma legenda com o nome da seção que você selecionou. Isso é interessante para que possamos descobrir qual é o código CSS que modifica aquela parte (aqueles códigos que ficam antes de ]]></b:skin> que mudam a aparência do blog).
Depois de clicar na região que você escolheu para investigar, clique no botão HTML. Note que, como na imagem abaixo, ele mostrará o código HTML da região escolhida.



Agora clique no botão "Estilos", vai abrir do lado todo o código CSS da região que você selecionou. O interessante é que ao lado de cada opção, tem uma caixa selecionada. Se você clicar nessas caixinhas, o código correspondente será desativado e você poderá ver como fica seu blog sem aquele código.



Vou explicar com um exemplo. Digamos que eu queira ver como ficaria meu blog com a fonte rosa nos posts. Primeiro, eu teria que selecionar a área dos posts, como vimos na primeira imagem. Depois eu clicaria no primeiro código dos estilos, antes de fechar o colchete (no caso da foto, no final de .post-body {...). Vai abrir uma caixinha:



 No caso do meu exemplo, digitei "color:" na primeira caixa e "mediumvioletred;" na segunda. Imediatamente, a área dos posts ficou rosa, como você pode ver abaixo:


Se eu quisesse ver os posts da cor anterior, bastava desmarcar a caixinha do lado esquerdo.
Só que tudo isso é apenas uma visualização, não modifica o template de verdade. Para modificar o template, eu teria que ir em Design > Editar HTML (ou Modelo > HTML > Prosseguir), procurar por .post-body { acrescentar o color: mediumvioletred; antes de fechar os colchetes e salvar o modelo.

Parece muito complicado de início, mas depois de você mexer uma vez vai ver que é bem fácil e muito útil.

Lápis borracha da Faber-Castell:


Agora vou falar de uma aquisição recente minha que é super-poderosa. Vocês já sabem que eu uso a borracha preta da Faber, que é muito útil e apaga muito bem. Mas agora adquiri a borracha mais potente que eu já usei...
Na verdade, eu comprei o lápis borracha para poder apagar com precisão pequenas áreas de um desenho (já que com a borracha comum fica difícil apagar regiões pequenas sem apagar tudo o que está em volta), mas me admirei também com a potência dessa borracha.
Eu testei o lápis borracha em lápis de cor e em caneta. A caneta não fiquei apagando por muito tempo mas, do pouco que apaguei, o traço ficou bem clarinho (aposto que se eu ficasse mais  tempo apagando o risco praticamente sumiria). Já o risco do lápis de cor sumiu completamente!!! Ele é incrível mesmo, fabuloso.
É claro que o lápis borracha é um pouco mais caro (se eu não me engano foi R$2,30 na Casa Cruz), mas pelo que ele faz, vale a pena gastar um pouco mais.

Espero que vocês tenham gostado da dica!!!


Mil Sweetkisses,
7 Comentários
Comentários

7 comentários:

  1. Final de semana vou usar o Mozila e tentar fazer tudo isso o que ensinou, claro que contarei com a ajuda dos meus dois especialistas ( meu filho e meu afilhado ) e vou aprender tim tim por tim tim. Esse lápis eu conheço e é maaaaaassa!!!
    Um xero negona e Salve Maria!!!

    ResponderExcluir
  2. INHAAA... Eu queruuuu este lápis... vou procurar até cansar.
    Sheilaa eu andei olhando e vc falando assim, pareceu até facil, mexer nesse negocio de elemento... acho que me falta é tempo pra pegar o jeito... meu novo template eu comecei e parei, mas vou tentar voltar a fazer com calma, o negocio é que sou como vc, quando começo a mudar uma coisa, preciso ir até o fim... rsrsrsrsrs... e eu sei como é pra vc postar todo dia, queria eu ter este pique, eu queria postar ao menos de dois em dois dias, mas quando vou ver, o tempo já foi e eu fiquei pra trás... rsrsrsrsrsrs
    MENINA o.O quanta idéia boaaa... deixa pra mim... kkkkkkkkk... brincadeira... eu querooo o Will... já pedi e repeti... vou fazer uma campanha no face pedindo o Will aqui, cê vai ver!!
    rsrsrsrs... Bjs

    ResponderExcluir
  3. vou tentar fazer tudo isso que voce falou!
    primeira visita aqui no seu cantinho e adorei! bjs bjs
    http://babybeperes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. haha Adorei.. Vou tentar depois tambémm..
    Big bj e ótimo restinho de semana para vc ;*
    http://angelpoubel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita querida, volte sempre. big beijos

    http://simplescomoumclick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Inspecionar=blogueira detetive rsrsrs
    Já conhecia esse lápis (da série coisas q minha mamãe tinha e eu peguei emprestado e não devolviii rsrs)
    bjus bom final de semana!!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada você, e que bom que gostou do novo lay fiz tudo graças a seus tutorias.bjs
    http://raymiga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados