Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

29/05/2012

Ei, blogueiro! nunca esqueça de...

Sabe aquele costume popular de amarrar um lacinho no dedo para se lembrar de algo importante? Às vezes nós blogueiros temos que amarrar praticamente o braço inteiro, como esse anime da foto acima, que achei no Google!!! Pra quem pensa que ser blogueiro é fácil só pode ser por dois motivos: ou não tem um blog ou acabou de ingressar na blogosfera e ainda não se esforçou o suficiente.
E pra completar, nós que somos blogueiros maravilhosos, impecáveis, infalíveis (ah, tá! me engana que eu gosto!) que temos memória de elefante (de elefante ao avesso, pra falar a verdade) temos também uma série de cuidados para nossos blogs que precisamos prestar periodicamente.
Isso mesmo, nosso blog é praticamente nosso filhinho!!! Veja bem, nós temos que, primeiramente, dar um nome fabuloso que o acompanhará por toda vida (se bem que tem gente que muda o nome do blog... questão de gosto) alimentá-lo sempre com posts fresquinhos, limpá-lo de todos os erros que vão aparecendo, comprar ou fazer roupinhas novas para que ele esteja sempre lindíssimo, conseguir amiguinhos para ele, ou seja, blogs que o acompanham e sempre estar atento se ele é um blog feliz ou não (no caso, estou fazendo analogia às estatísticas). E quando ele estiver triste, com os acessos baixos, temos que fazer de tudo para deixá-lo mais contente...
Viu só? Eu não sei vocês, mas eu às vezes me sinto um pouco mamãe do DSM (não liga não, sou doidinha assim mesmo... Hehehe... Mas estou falando em sentido figurado, não vá pensar que eu acho que meu blog é uma pessoa). E mãe que é mãe preza pela segurança de seu amado filho.
Nesse ponto, confesso que tenho sido uma mãe levemente descuidada (#Disaster), e vou dizer o porquê daqui a pouco... Hoje, como me preocupo muito com a saúde de meus blogs "sobrinhos", vou deixar uma listinha para que minhas "manteigas voadoras" (butter+fly) possam seguir e ter filhinhos saudáveis e felizes.

Nunca esqueça de...

... Fazer um backup do blog:

Se você até hoje não fez nenhuma cópia do seu blog, corre agora e faz uma, menina, que você está correndo sério risco de morte do seu blog (Hehehe... que drama, não é???)!!! O backup é um arquivo que o próprio Blogger produz para você, que é uma espécie de cópia de todo o conteúdo do blog. Caso seu blog seja hackeado, ou você faça alguma besteira na sua conta Google (pode crer, eu já fiz), só o que você precisará fazer é providenciar um novo blog e importar o conteúdo dele. Imagine só você perdendo hoje seu blog, sem um backup??? Vai ter que digitar tudo de novo, do zero!!!
Pra quem não sabe como fazer isso, eu ensino. Basta ir em Configurações> Outro, e no item "Ferramentas do blog", clique no link "Exportar blog". Vai abrir uma janelinha com um aviso, clique no botão "Fazer download do blog". Vai abrir a famosa caixinha de download do Windows, salve o arquivo no seu pc ou numa pendrive (lembre-se que se você deixar o arquivo no seu pc e acontecer alguma coisa com ele, você perderá o backup). Eu reservei minha pendrive antiga inteirinha só pra isso (ela estava sem utilidade mesmo).
O arquivo não é muito pesado não, o meu ficou em mais ou menos 9Mb, e olha que eu já tenho mais de 400 postagens... Também não demora muito para salvar (dependendo da sua net, é claro) comigo, se demorou 10min é muito. Eu custei para lembrar de fazer o meu, acabei fazendo agora no Domingo. Viu por que sou uma mãe meio descuidada???

Frequência: uma ou duas vezes por mês, dependendo de quantas postagens você faz.

... Fazer uma cópia do seu Template:

Para quem usa um template bastante personalizado, começa-lo do zero seria uma verdadeira tortura. Sempre tem um ou outro código que depois acabamos perdendo a fonte. Para não correr o risco de deixar o seu template pelado, faça uma cópia dele.
Não precisa necessariamente fazer um backup, basta entrar no HTML do seu blog, Expandir os modelos de Widget e copiar todo o código. Depois salve num arquivo do "Bloco de Notas", por exemplo.

Frequência: toda vez que modificar seu template.

... Garantir a segurança:

Não se esqueça de trocar sua senha do Google para uma senha mais forte (só não faça isso em computadores compartilhados, pois pode haver Spywares). Se puder, faça aquele reforço de senha do Google, com o celular (eu não faço pois tenho sérios problemas com meu celular). E o mais importante: faça uma conta extra no Google e adicione-a no seu blog como administradora, junto com a principal. Isso é importante para no caso do blog ser invadido, você poder entrar na outra conta e passar o blog só para ela, eliminando a conta antiga da lista de autores. Vi isso num blog, só não me lembro qual (viu como a gente se esqueçe!).

Frequência: no caso da senha, sempre que achar necessário.

... Se aprimorar:

Só quem anda para trás é caranguejo (se bem que ele anda pro lado... mas o sentido é o mesmo, pois ele não vai pra frente... Hehe). Esteja em constante contato com blogs famosos, sites e exercite cada vez mais sua leitura e escrita. Sempre que for ler um livro, esteja na bela companhia de um dicionário bem grosso, para que você possa agregar novos vocábulos à escrita. Leia tutoriais e tire suas dúvidas com blogueiros de sua confiança (e não desgrude do DSM, claro!).

Frequência: constante. VIGILÂNCIA CONSTANTE!!! (quem é "trouxa" não entendeu essa, hehehe...).

... Verificar suas estatísticas:

Isso é essencial, não só para conferir a popularidade de seu baby, mas também para verificar quais são os assuntos mais acessados e quais são as palavras-chave que mais trazem leitores ao seu blog. Tem um assunto que se destaca? Invista nele.

Frequência: uma vez por dia, pelo menos.

... Anotar suas ideias:

Sou só eu ou tam mais alguém que já ficou com aquela famosa "poker face" na frente do pc? Tenho certeza que você também já passou por isso.
Que tal comprar um caderninho para anotar todas as ideias que você tiver durante o dia? Eu tenho um, e estou começando a alimentar o hábito de anotar minhas ideias nele... Tem sido bem útil. Aproveite e anote também o conteúdo desse post, para não esqueçer, meu caro cupcake!!!

Frequência: toda vez que tiver uma ideia, ora bolotas!!!
Eu sei que de princípio parece muito, mas são hábitos vitais para sobreviver na blogosfera. Não sei se esqueci de algo (o que é bem provável), mas por enquanto é só isso.

E você, como cuida de seu filhinho? Já fez ou faz algo da lista? Tem algo que você faz que não está na lista? Comente!!!

Mil Sweetkisses,
13 Comentários
Comentários

13 comentários:

  1. Quando eu digo que esse blog é \\Show//não estou exagerando!
    Muito obrigada pela dica, acabei de salva-lo no pendrive.
    Pra mim também é como filhinho.
    Ótimo dia pra vc! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga ele salvou com o tipo documento XML é assim mesmo?
    Aguardo.

    ResponderExcluir
  3. É nosso blog é como nosso filho temos q cuidar bem dele, eu cuido muito bem do meu, msm tendo muito ocupada no ultimo mês.

    Bjss

    http://blogbeyondbelief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. oi Sheila gostei das dicas eu sei que preciso fazer a bendita cópia do blog, e o backup, mas lembrar é que é difícil, foi bom você falar assim trato de fazer isso já! rsrs
    E ah queria saber uma coisa como sei se os Feeds tão indo certo, não entendo muito bem disso, tipo eu recebo e-mail com minhas postagens pq eu ME sigo haha fiz como dizia na sua postagem sabe aquela de feeds, mas a página que abre é cheia de letrinhas pretas só letras com todos os tipos de códigos que tem no blog, e as postagens em meio a eles!
    aff muita confusão! se puder me dizer se é isso mesmo agradeço!
    beijos Pri.
    http://www.metamorfoseparalela.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito boas as idcas, eu sempre faço backup do templante do meu blog e também sempre anoto as idéias num caderno que eu tenho isso é ótimo para quando não temos ídéia do que postar. afinal seguro morreu de velho né.bjs

    blogbondmais

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas!!!!!!! Aceita parceria? !

    tudosobreselenaedemi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Estava passeando pela net e vi seu bloguinho, gostei viu! Parabéns!

    Lindissímos!!! Bjs e sucesso sempre! Seguindo...

    Te convido para conhecer meu Blog e se gostar e puder seguir,será muito bem vinda,sinta-se em casa!

    http://ciganaluminosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. oi!!!
    blz? acabei seu desenho! olha só:
    http://oblogdapp.blogspot.com.br/2012/05/desenhos-ouran.html
    espero que goste...
    beijinhos! X3
    ah, e essa foi uma das melhores postagens suas!

    ResponderExcluir
  9. Entre aqui no seu blog por acaso, e super identifiquei com esse post e essas dicas, tive ate que favoritar aqui! Concordo com tudo que você disse no post, e confesso que as vezes esqueço de fazer algumas coisinhas como: anotar uma ideia, ou ler um livro com um dicionario do lado (parece que quando faço isso as palavras que desconheço aparecem), salvar o layout... é bom lembrar, eu sempre esqueço hehe

    http://rascunhosdasuuka.com

    ResponderExcluir
  10. Uma ótima lista de coisas a se fazer afinal temos que cuidar do nosso filhinho né rsrsrs.
    http://raymiga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sheilaaa... demorei mais chegueiiii... saudades!! Esqueceu de mim? Eu nem acredito que vc não sentiu falta. =(
    Eu até passei aqui algumas vezes, mas o tempo pra ler com calma e comentar não dava, nunca uma gatinha deu tanto trabalho depois de uma castração e ainda está dando!! Rsrsrsrs.
    Tudo que vc disse aí é importantissímo, estou meia em falta com meu Bloguito, eu sei disso, mas estou resolvendo isso o mais rapido possível.
    PARABÉNS... EU ANDEI VENDO OS DESENHOS NO FACEEE... VC MELHORA A CADA DIA MAIS, EU FICO MEGA FELIZ POR VC!! Só não comentei por lá ainda, por que queria vir aqui primeiro!! Arrasando!!
    Vou ver as outras postagens!! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Quando eu fico com preguiça de ligar o PC, esrevo o post do blog em um papel, depois quando passo a limpo, acabo acrescentando mais coisas, é muito melhor que deixar pra depois. Essa do bloquinho eu faço, mas tenho que arrumar um bloco mesmo (eu anoto em qualquer coisa) pra levar pra escola, antes de dormir e na escola é que as ideias surgem.
    Acabei de fazer outro backup do meu blog, sempre que leio sobre o assunto "hacker", faço o backup. Uma pena que não dá pra salvar os seguidores. Verificar as estatísticas também ajuda muito, é bom pra investir em um assunto que dá visitas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados