Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

21/05/2012

Blogueiros e Seguidores - os dois lados da mesma moeda

Hoje teremos um post mais reflexivo, vamos falar sobre uma situação comum da blogosfera, que acontece com todos os blogueiros, sem exceção. A sugestão veio da minha amiga do Blog da Titia, que solicitou-me um post sobre os visitantes que comentam no blog e mal leem o post.
Todavia, meu post se difere dos demais que falam do mesmo assunto por uma razão especial: não vou falar só na perspectiva de nós blogueiros, que muitas vezes nos deparamos com seguidores que se unem a nós por mero interesse. Vou falar também do lado do visitante, que por vezes também encontra suas dificuldades em comentar e participar do blog. Minha intenção é que, depois da leitura desta postagem, ambos possam refletir e pensar melhor nas suas atitudes, procurando entender mais a perspectiva de quem está do outro lado do monitor.
É importante que você saiba que esse post não é uma indireta à ninguém, mas se a carapuça servir... Bem, durante a leitura você vai descobrir.

Antes de começar, quero avisar vocês de algumas novidades que, se Deus quiser, vão rolar por aqui:
  • Pretendo ainda essa semana fazer um tutorial de desenho;
  • Tem grandes chances de haver Homenagem de "Quinta" essa semana;
  • Tenho anotadas várias curiosidades minhas que devo compartilhar em breve;
  • Vou começar a preparar um novo teste... aguardem;
  • Logo, logo vou preparar mais capas para o Face.
Agora vamos partir para o post. Hoje estou com uma inspiração mais literária, então me perdoem por estar escrevendo através de vocábulos mais rebruscados... Hehehe...

Os blogueiros e seus seguidores:

O blogueiro sempre senta na frente de seu computador com as melhores expectativas. Começa logo a preparar sua postagem: demora meia hora, uma, duas, por vezes até mais  de três horas para chegar ao texto perfeito, ou àquele tutorial maravilhoso, ou preparando utilitários, os famosos "goodies" para deixar seus seguidores pulando de alegria.
Muitas vezes coloca-se naquela postagem a última gota sofrega de ânimo, momentos em que o blogueiro, mesmo sem vontade de escrever, presta seu pequeno sacrifício, para não deixar seu querido blog jazendo, moribundo, entregue ao olvido e atirado às moscas nos recantos esquecidos do mundo virtual.
É um trabalho muitas vezes árduo, mas muito gratificante. Nada é melhor do que o momento em que largamos finalmente nossos teclados para mover o mouse ao topo da tela (ou no final da página, dependendo de qual plataforma de blogs se usa) e clicar enfim no tão sonhado "Publicar".
E então o blogueiro pensa: "Agora é só sentar, relaxar e esperar os comentários e muito sucesso". Ledo engano.
Os comentários, com poucas exeções, vem ao blog em secos e objetivos: "Ótimo post", eles dizem. Isso quando não são tentativas toscas de promoção do blog do próprio comentarista (o famoso "segue de volta"), ou de promoções, ou de tantas outras galhofas da blogosfera. E pior, por vezes são pontuados pelas palavras cáusticas de anônimos covardes que chega ao seu blog com mãos repletas de pedras para arremessar sem nem ao menos entender o porquê de praticar uma atitude tão baixa gratuitamente.
É nessa hora que a montanha sai de sua letargia e vai ao encontro de Maomé. Ainda esperançoso, o blogueiro recorre a sua utilíssima lista de blogs que segue para passear por outros cantinhos, comentar e, por sorte, conseguir algumas retribuições.
Não é que todo leitor seja preguiçoso e mal leia o post para comentar, mas são raros aqueles que conseguem nos colocar para cima com palavras de admiração sinceras. Saber que está sendo lido é o objetivo maior de todos os blogueiros decentes. Por vezes conseguimos, por vezes nossas tentativas são frustradas... O importante é não desistir!!!

Se liga, seguidor!!!

Se você, mesmo que seja blogueiro também, é daqueles que passa por muitos blogs num dia, lembre-se que comentar não é só escrever qualquer coisa para que o blogueiro fique feliz. Guarde sempre na sua memória as seguintes diretrizes, essenciais para a boa convivência virtual:
  • Leia pelo menos 70% do post (se ele for muito extenso, como o meu, ao menos veja as partes essenciais) e procure direcionar seu comentário ao tema abordado, manifestando a sua opinião sincera sobre o assunto;
  • Você pode até achar que um comentário cheio de elogios vai deixar o blogueiro satisfeito, mas se estiver completamente alheio ao assunto e não for sincero, não é válido;
  • Não se esqueça de respeitar a opinião do blogueiro. Se você não concorda com ele, tudo bem, explique seu ponto de vista sem que o agrida. Mas se você quer mudar a opinião do dono do blog, ou insultá-lo, ou julgá-lo, é melhor nem perder tempo. Pela misericórdia divina, não faça comentários anônimos, pois a blogosfera já perdeu blogueiros incríveis com essa prática desonesta;
  • Se o blogueiro fez um post com poucas informações, ou você se lembrou de algo que possa enriquecer a postagem, manifeste sua ideia ao comentar. Isso pode ser de grande valia para futuros artigos;
  • Veio no blog para esclarecer uma dúvida ou falar de outro assunto? Tudo bem, pode falar de outra coisa sim, mas acrescente em algum lugar sua opinião sobre o post do dia.

Os leitores e seus comentários:

Ávido por informações, o seguidor chega naquele blog maravilhoso, fenomenal, que escorre glitter e vomita arco-íris, pronto para ler os posts que tanto gosta e deixar seu carinho para o proprietário do tão querido diário virtual.
Depois de ler cuidadosamente a postagem do dia, o leitor prepara-se para deixar sua marca nos comentários... e logo descobre que não tem nada o que comentar sobre o post. Fica então com uma legítima "poker face", literalmente "sem palavras".
Perdi as contas de quantos blogs tive que fazer um baita esforço para comentar sem parecer que não tinha o que dizer. Sério, não foi um caso isolado, a blogosfera está repleta de blogs "automáticos", que parecem ser escritos por robôs.
Vou enumerar as principais postagens que costumam não dar muito espaço para que o leitor comente (não fique com raiva se seu blog tiver postagens assim, não estou pensando em ninguém em especial). Dicas de filmes, livros, produtos e etecéteras podem ser muito boas para informar, mas o leitor que não conhece o que você indica só vai ter uma coisa a dizer: "isso parece ser muito bom". Mostrar um look ou um make legal é carta coringa em blogs de moda, porém as pessoas só podem dizer: "lindo look, ou make". Frases filosóficas escritas isoladas podem ser excelentes para pensar, mas só o que se tem a dizer sobre elas é: "concordo plenamente".
Não que todos os visitantes de blogs sejam inocentes, meras vítimas de um blogueiro que não sabe o que posta, o fato é que deve-se estar sempre atento à gestalt (forma total) do que se escreve. A interação com o leitor é também essencial e anda de mãos atadas com o bom conteúdo. Post bom é post que dá "pano para manga", que abre discussão ou faz o leitor querer saber mais sobre.

Se liga, blogueiro!!!

Não basta apenas criticar os outros, é preciso refletir se a culpa não é sua antes de dar qualquer sentença. Se os comentários automáticos são mais frequentes no seu blog do que é normal, analize seu blog e comece a fazer algumas mudanças na sua forma de escrever. Tenho umas boas dicas que podem ser utilizadas por todos:
  • Tente imaginar você comentando no seu próprio post. O que você falaria?
  • Se o assunto no dia não for muito comentável, experimente postagens duplas. Veja aqui no DSM: geralmente quando eu quero falar de algo que não interessa à maioria, coloco como segundo assunto do dia;
  • Se você não tem como achar um segundo assunto, que tal criar uma pergunta no final do post? Por exemplo: se você vai falar de um cantor que você gosta, que tal perguntar o que acham do estilo de música dele?
  • Pesquise informações sobre o tema para enriquecer a postagem. Por exemplo, se for mostrar um look, conte o porquê daquelas peças terem ornado tão bem;
  • Tente não fazer posts frios, só para atualizar o blog. Se for fazê-lo, faça com carinho, acrescente um "tempero" a mais;
  • Uma boa pedida também é falar em algum lugar do artigo sobre o que está acontecendo com você, pois pode ser que outra pessoa esteja passando pela mesma situação e queira conversar sobre isso.
Termino aqui esse quilométrico post com meu desejo sincero de que a partir de hoje todos nós poderemos nos esforçar mais para sermos melhores blogueiros e comentarmos em outros blogs com a melhor qualidade possível!!!

E então, gostaram do post de hoje??? Estou pensando em fazer mais alguns assim no futuro, o que acham???

Mil Sweetkisses,
15 Comentários
Comentários

15 comentários:

  1. Super concordo com você! Amei o texto, você tem muito jeito com as palavras. É bom pra fazer com que algumas pessoas reflitam...
    Siim, acho que você deve fazer mais textos nesse estilo!
    Beijos!!
    www.sweetworldmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Vim aqui, li e já volto pra comentar!! Meio ocupada... passei mesmo só pra dizer que tô sempre por aqui... quero comentar com calma seus posts!! bjs amiga!
    PS: Ainda fazendo minha postagem... hehehehe... vai ao ar mais tarde!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Sinto o mesmo que voce, as vezes,por mais carinho que eu sinta pela blgueira e por mais que a postagem tenha sido legal, não há muito o que comentar. Aí o jeito é deixar uma frase carinhosa, mostrando que vc leu e se importa,mas que não tem muito a acrescentar ao tema.Quando entro num blog com dicas de livros sobre informática,por exemplo, fico super sem jeito de dizer alguma tolice, já que não domino o assunto.bjns
    cadernocolorido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esta mais que certa! Várias vezes já entrei em blogs que eu fica pensando: O que vou escrever?
    Acho que tanto o blogueiro, quanto os leitores/seguidores, tem que mudar e muito. Um diferencial na postagem, faz com que o leitor interaja mais e o leitor deve ser sincero, não leio, deixe para depois, ou proxima postagem, melhor não dizer nada do que um comentário sem fundamento.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  5. Sheila minha amiga. Estou aplaudindo de pé!!! Muuuuuuuuuuito booooom! Perfeito. Li cada palavra e quando chegou ao fim ainda queria mais. Você sabe que adoooooro discutir temas interesantes e meto bronca na mídia pobre que temos que nos oferece porcaria. Daí me mato pensando, criando e vem uma FDP que sequer se dá ao trabalho de ler o post e faz um comentário q não tem nada a ver. A vontade que dá é de xingar, mas não quero ser pior do que já sou, por educação e respeito aos demais leitores me calo. Mas dá raiva.
    Não quero ter mil seguidores. Quero sim, poucos seguidores, mas que eu posso chamá-los de amigos, assim como você,Soninha, Simone Martins,Arnoldo Pimentel, entre outros. Gente que eu sei que lê os posts realmente. Que tem respeito pela minha pessoa e,por isso tenho o maior respeito e carinho. Porque é uma via de mão dupla.
    Mais uma vez paraaaaaaabéns e siga nesta linha. Maravilhoooooooosa!!!
    Um xero e Salve Maria!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei, afinal, muitas vezes não sabemos o porque dos poucos comentários e tal. Eu respondo a todos, mas não me interesso em voltar aos blogs de comentários automáticos, ja que sempre leio os posts e tal. Bem inteligente e sim, eu li seu post enorme rs
    beijão.

    http://vitaminadepimenta.blogspot.com/
    @LariCrazy_

    ResponderExcluir
  7. haha Adorei o post ( de verdade, ok!?)
    Realmente muita gente passa no blog dos outros com a intenção d um futuro comentario de retribuição.. Ai escreve miseras palavras, (as vezes eu conto duas palavrinhas apenas)e vasa..
    É complicado, graças a Deus ainda tenho algumas leitoras que vez ou outra se mostram realmente interessadas com as postagens!
    Mas adorei as dicas, tudinho.. rs
    Big bj ;*
    http://angelpoubel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Concordo a Clê!Sempre acontece cmg!
    lindo seu blog!Retribuindo a vistrinha!
    bj morangocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito boas as dicas...como blogueira, ja me senti mal por muitas vezes, e ja errei muito tambem. Mas é assim mesmo que acontece ne? Aprendemos a nos melhorar a cada dia! Amei o post, vou recomendar no twitter! Beijão ! Att , Sabrina Gomes - (( Blog Spiderwebs << ))

    ResponderExcluir
  10. Oii, seu post ficou enorme, mas eu li tudinho :)
    Vou comentar por partes, porque não quero deixar nada de lado, primeiro, claro, tenho que elogiar esse post lindo maravilhoso que você fez, me identifique em muitas partes.
    Já aconteceu muito comigo de ficar preparando um post, horas e horas e horas e não receber nenhum comentário, com o tempo, fui aprendendo a fazer posts mais dinâmicos (não sei se é essa a palavra).
    Como você disse, às vezes você lê aquele post lindo, que nem um brigadeiro, mas parece uma notícia de jornal, você fica com aquela "cara" porque não tem o que comentar. Aí o jeito é colocar um "otimo post", que dá a impressão de que nem leu.
    Pra quem dá sugestões de livros e filmes, como você disse, fica mais dificil. Eu ainda estou tentando descobrir um jeito de interagir mais com o leior.
    Adorei seu post, e sim, acho que você deveria fazer mais posts assim.
    Vou terminando meu comentário por aqui, antes que fique do tamanho do seu post.
    Gostei (de verdade) desse post, se fizer mais, terei prazer em vir ler, mil beijos querida.

    http://lerimaginarcriar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Primeiro eu queria te agradecer por você ser sempre uma fofa comigo e por ter dado sua opinião sobre o layot do blog,segundo este post me fez pensar muito e me fará mudar mais meu jeito de ser de blogueira e pensar no lado comentarista.Me desculpe escrever essas bobagens mas as vezes eu não encontro direito as palavras.ótima semana que Deus te abençoe.
    http://raymiga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Gostei muito das suas dicas e achei o post muito bem escrito.
    Acho que elas foram úteis não apenas pra mim, mas também para muitos outros!
    Acho que você sabe, mas gosto muito de postar dicas de livros e etc, então, vou seguir suas dicas e a partir de agora começar a colocar perguntas no final das postagens pra ver se consigo mais comentários, hihih!

    Beijinhos, Carol!
    myworld-blg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Gostei muito desse site.
    Vou vir aqui sempre que puder!!!
    DEMAIS
    EU AMO ESSE SITE.PORQUE EU AMO DESENHAR!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados