Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

07/04/2012

Solene Vigília Pascal

"A Vigília desta noite ordena-se deste modo: depois de um breve lucernário (primeira parte), a santa Igreja medita nas maravilhas que o Senhor, desde o princípio dos tempos, realizou em favor do seu povo confiante na sua palavra e na sua promessa (segunda parte: liturgia da palavra), até ao momento em que, ao despontar o dia da ressurreição, juntamente com os novos membros renascidos pelo Baptismo (terceira parte), é convidada para a mesa que o Senhor, com a sua morte e ressurreição, preparou para o seu povo (quarta parte)". Fonte: http://www.cliturgica.org/portal/artigo.php?id=354

Enquanto esperamos a volta de nosso Mestre, as Igrejas hoje permanecem com suas luzes apagadas e com os santos e crucifixos cobertos. Hoje vou falar sobre minha experiência pessoal com esse dia e com a celebração da Solene Vigília Pascal, que é a Missa mais linda do ano. Sério gente, se você tem a oportunidade de ter uma Igreja Católica perto de sua casa, recomendo que você vá, pois é a Missa mais espetacular de todo o ano. Mas já vou avisando: é bem demorada.
Na Paróquia Sagrada Família (a Paróquia que frequento), a programação começa com a bênção e exorcismo dos objetos, às três horas da tarde. Quando eu estiver lá, pode ter certeza que vou estar concentrada em vocês para que a bênção possa atingir a casa de cada um nesse dia tão especial. Como o Padre Geovane também é exorcista, ele faz uma oração para afastar a ação do demônio de todos nós, das nossas casas (simbolizadas pelas chaves) e de todas as pessoas que usarem os objetos que estão sendo exorcizados (incluindo água, sal, óleo, roupas, imagens, terços, remédios, carteiras de trabalho, fotos de parentes, e outros objetos).

Ás oito horas da noite, começa o rito da Solene Vigília Pascal. A missa começa do lado de fora da Paróquia (que está às escuras, é claro), em volta de uma grande fogueira que é acesa sem o auxílio nem de fósforo, nem de isqueiro, nem de líquidos inflamáveis.
Lá faz-se a bênção do fogo, prepara-se e acende-se os Círios Pascais (lá na Paróquia tem mais de um). Depois entramos na Paróquia, o padre canta o Exultet e acende-se as velas de todos os fiéis. A cena de todos segurando suas velas acesas é espetacular (se eu puder, vou tirar fotos para colocar no Face) ainda mais numa Paróquia como a minha que é circular e escalonada (as cadeiras estão dispostas em degraus que descem até a piscina batismal, no centro). Quando todos estão com as velas acesas, a solenidade continua e cada coordenador de pastoral coloca uma pedra de incenso no turíbulo.

Terminados esses primeiros ritos, começa-se a Liturgia da Palavra, que hoje é mais extensa e relembra todas as maravilhas de Deus desde a Criação. Na Liturgia completa, faz-se sete leituras do Antigo Testamento mais a Epístola (depois do Glória, com as luzes já acesas), mas em alguns lugares, pode-se fazer 3 e até 2 leituras apenas, por motivos pastorais. Em resposta a cada leitura, há um Salmo Responsorial e uma oração. Na minha paróquia há todas as leituras, este ano eu troquei com minha irmã e vou proclamar a Segunda Leitura pois já li a primeira dois anos consecutivos e embora eu goste muito de lê-la, esse ano decidi variar.

Depois da Sétima leitura (com seu salmo e oração correspondentes), canta-se o Hino de Louvor e acende-se as luzes. É aquela alegria!!! Coloca-se os paramentos no altar e retira-se as cobertas das imagens e dos vasos de flores... Ano passado teve chuva de papel picado, não sei se nesse ano terá também... Um momento lindíssimo.

Com as luzes acesas, lê-se a Epístola (há o costume de sempre ser um homem lendo essa leitura), mais um salmo e o Evangelho é proclamado normalmente (pelo diácono, é claro)  e há uma breve Homilia depois (o padre não costuma se estender nesse dia, por ser uma missa bem extensa).

Depois segue-se a Liturgia Batismal. Gente, se eu não fosse batizada, eu queria ser batizada em um dia como hoje. É liiiiiiiiiiiindo demais o batismo... principalmente pois aqui na paróquia é feito na "piscina batismal" e é batismo de imersão (o padre literalmente mergulha o batizado na água, seja ele bebê, criança ou adulto).
Depois dos batismos, faz-se a Liturgia Eucarística normalmente, sem diferenças de uma missa solene normal.

Depois dos Ritos Finais, segue-se uma breve procissão, em que saímos às ruas com o Santíssimo nos precedendo, em que cantamos e damos vivas pois Nosso Senhor Ressuscitou (é claro que todo mundo que está dormindo acorda pra ver... hihihi).
Dependendo de quantos batismos se tem, a Missa só termina mais ou menos uma hora da madrugada. O recorde das que eu já participei foi três horas da manhã. É imensa, cansativa, mas linda, quem puder ir, não perca!!!

A Paz de Cristo,
5 Comentários
Comentários

5 comentários:

  1. Olá querida
    essa época é a mais importante pra nós cristãos né
    tempo de reflexão
    bjos

    brunaporelamesma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ontem quando saí com minha mãe, ela parou na igreja e havia um Cristo crucificado deitado. Não entendi bem o ritual, mas também vi os santos cobertos como você disse e não entendi nada. rs.
    Do jeito que você conta, deu até vontade de conhecer esta missa. Legal a maneira que descreve sua religiosidade, vê-se que não é hipocrisia, é algo que realmente você tem amor.
    Ainda existem padres exorcistas? Eu não imaginava, conheci dois padres que diziam que o diabo não existe, eram totalmente céticos quanto a isto.
    Bom sábado de aleluia para você.

    ResponderExcluir
  3. Que grande celebração pra nós cristãos a pascoa né?

    http://kelly-club.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. adorei essa piscina batismal *-*


    tem post novo, passa lá ? comente e avalie *-* http://s2-fearless.blogspot.com.br/

    um super beijo, Marianna *-*

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Sheila.
    Quando falo que sou Wiccana todos acham que sou pagã, eu não sou pagã, sou um tipo de wiccana que acredita em nosso senhor e sou muito proxima de todos os santos e nossas senhoras, eu realmente amei o modo como vc escreveu, meus filhos estão loucos para ir a igreja, acho que qualquer domingo desse levarei eles pra conhecer a Igreja catolica daqui do meu bairro, que é muito linda por dentro!!
    Tenho certeza que vc pediu por mim amiga, senti isso assim que li!! Rsrsrs... Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados