Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

11/03/2012

Símbolos e objetos da Igreja Católica - Parte 5


Depois de ficar um domingo sem continuar a postagem, volto hoje com nossa formação dos Objetos da Igreja. Hoje trago mais cinco que não estavam na postagem original, mas que fui achando enquanto pesquisava os outros. Vamos conhecer hoje o ASPERGE, a CALDEIRINHA, a CRUZ PROCESSIONAL, a MATRACA e o SACRÁRIO.

Asperge:
Embora você não conheça o nome, tenho certeza que já viu um. O Asperge, também conhecido por Aspersório ou Hissopo é um pequeno bastão de metal (ou uma "vassourinha") que é utilizado para aspergir a água benta nos fiéis. Alguns deles já são projetados para conter a água benta por dento, despensando outro recipiente. A foto abaixo fui eu que tirei quando D. Orani (arcebispo aqui do Rio) aspergia os fiéis na Trezena de S. Sebastião no ano passado (o asperge está na mão direita dele):


Caldeirinha:
É o recipiente de metal que contém água benta e é utilizado junto com o aspersório. Na foto anterior está na mão esquerda de D. Orani.

Cruz Processional:
É uma cruz colocada numa haste (geralmente feita de metal, podendo ser também de madeira). Deve estar no presbitério por marcar o lugar dirigido pelo Vitorioso, virada sempre para o altar. Faz parte dos elementos principais do presbitério com o altar, ambão e sédia. É usada em procissões, missas festivas e solenidades.


Matraca:
Tábua com um martelinho que bate dos dois lados, usada na Quinta e Sexta-feira Santas na Trasladação do Santíssimo, substituindo as campainhas. Simboliza as marteladas que pregaram Jesus na Cruz e origina-se de simantron, tábua em que se batia com um martelo.


Sacrário:
Esse é o mais conhecido e importante da lista de hoje. É o lugar do Sagrado, usado para guardar as reservas da eucaristia na Capela do Santíssimo, ou numa posição de destaque atrás do altar, na ausência de capela. São diversas as suas formas, mais comumente como uma caixa, podendo também ter outras, geralmente belíssimas e ricamente adornadas (já vi alguns de cair o queixo).


Não perca a continuação, ainda temos vários objetos para conhecer!!!

Fonte: http://www.comshalom.org/formacao/liturgia/curso_liturgia/elementos.html


Mil Sweetkisses,
4 Comentários
Comentários

4 comentários:

  1. Amei conhecer um pouco mais sobre a minha religião *-*

    Tem post novo no meu blog, confere lá *-*

    Bjonas e fique com Deus <3

    Camilla Martins - http://sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez voce me informa de algo muito legal. Minha mãe não era catolica, então eu fiz primeira comunhão e outras coisas, então acho sempre bom conhecer mais sobre a igreja que escolhi p mim, depois de adulta.bjns
    http://cadernocolorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante rs!!!

    Bjs,
    bnascimentooo.net.tc

    ResponderExcluir
  4. Só aqui mesmo pra gente conhecer um pouco sobre os Simbolos da Igreja Catolica, confesso que pra mim é uma novidade atrás da outra!! Rsrsrsrs... Volto já!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados