Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

06/03/2012

Erros de Português gritantes

Antes de tudo, queria agradecer todos os comentários de apoio recebidos ontem. Muito obrigada, manteigas voadoras, vocês são tudo de bom!!!

O português é o idioma mais lindo e consequentemente o mais difícil do mundo. Pode ser que você não concorde com minha premissa, mas isso é fato. Tanto que nós brasileiros somos capazes de aprender qualquer idioma com facilidade, mas escorregamos majestosamente ao escrever ou falar em nossa própria língua pátria. E tem alguns errinhos básicos que me incomodam profundamente, alguns até são tão comuns que chegam a fazer parte do nosso dia a dia e nós não damos a mínima. Antes de tudo, porém, quero deixar claro alguns pontos essenciais para que você possa ler essa postagem tranquilamente (sem ficar com raiva de mim):
  • Não estou me referindo a ninguém em particular com esse post, esses erros são tão comuns que eu os vejo por toda parte;
  • Todo mundo erra. Então não fique desesperada se você comete algum desses erros, eu  erro sempre também, é só procurar aqui no DSM, tenho certeza que você vai achar algo errado (mas tente não persistir nesses erros a partir de hoje, viu?);
Agora sim, vamos conhecer a lista dos erros mais comuns (e irritantes) que pululam no nosso cotidiano???

"É" e "e":

Quer saber qual é o erro mais comum de todos, na minha opinião? Confundir o verbo ser na terceira pessoa do presente do indicativo (é) com a conjunção aditiva (e). Gente, preste atenção para não confundir os dois, pois isso pode comprometer o sentido do texto.

Menas:

A palavra "menas" não existe!!! Eu não posso ter "menas" coisas que você, ou "menas" ideias. Sempre deve-se usar "menos" nas frases, não existe o feminino dessa palavra. Se diz, portanto, que eu tenho menos coisas ou menos ideias.

Meia:

Não, você não está "meia" confusa, nem "meia" triste. Só existem duas situações que você pode usar meia: se estiver falando da peça de roupa (ex.: eu tenho uma meia azul) ou se estiver empregando no sentido de metade (ex.: me deu meia maçã para comer). Nos demais casos, use sempre meio. O certo é dizer: fiquei meio confusa ou estou meio triste.

Veve:

Tenho certeza que você já ouviu alguém dizer que "veve" em algum lugar. Devemos sempre falar "vive", pois vem do verbo "viver" e não do verbo "vever". Acreditam que eu já ouvi até uma senhora dizer que "conveve" com seu marido?

Risco de vida:

Nossa, que legal deve ser correr o risco de viver!!! Na verdade, devemos dizer que a pessoa corre "risco de morte", ou seja, se ela não se cuidar, pode morrer (e não viver).

Chingar:

Essa eu já vi em várias regras no formulário de comentários. Se você escreveu "chingar", troque agora mesmo por "xingar", ok?

Agente:

Se você estiver empregando esse colóquio no sentido de nós, escreva sempre separado (a gente). Ah, tome cuidado com o verbo que vem depois!!! Quando você usa o "a gente", deve ser sempre na terceira pessoa do singular (a gente vai ao cinema) e se for usar o "nós", é a primeira pessoa do plural (nós vamos ao cinema). Prefira sempre usar o "nós", pois deixa o texto mais culto.

Por enquanto vou deixar só esses sete erros principais, pois não me lembro de mais nenhum por hora.

Você quer que eu faça mais um post do assunto??? Conhece outro erro que te irrita muito??? Deixe um comentário com sua opinião!!!

Mil Sweetkisses,
20 Comentários
Comentários

20 comentários:

  1. esses erros são muito feios, as pessoas começam a escrever errado na internet e depois acaba e tornando um habito.
    O post esta muito bem feito.


    da uma passadinha caarmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O Português Brasileiro não é tão difícil.
    O problema é a falta de atenção de algumas pessoas, a precariedade do nosso ensino, o desinteresse e a falta de leitura.
    Existem muitas razões para esse tipo de coisa acontecer.
    Esses erros são comuns, não é difícil de encontrar por aí. Confesso que é meio vergonhoso ver tantos erros. Perceber que há um desinteresse muito grande por parte de algumas pessoas, que não ligam mesmo se está certo ou errado.
    Mas, existe um outro lado também.
    Ninguém nasce sabendo e muito menos, inteligente. E como você disse, "todo mundo erra".
    A diferença é que uns se esforçam mais do que outros. Uns fazem questão de aprender, outros não.
    Acho que pra tudo nessa vida, basta querer! Até para aprender.

    Gostei da postagem. Acho que você explica tudo muito bem. E isso é ótimo. Pois, demonstra o seu interesse em ajudar alguém a aprender ou tirar uma dúvida. Isso mostra que você se preocupa com seus leitores. Parabéns por ser assim.

    E outra, vejo e ouço muito esse "agente" por aí.
    Tem uma palavra que também ouço bastante que é 'alembrei".
    Eu não entendo a razão de acrescentar a letra "a" nas palavras.

    p.s: Estava com saudade de vir aqui. Perdão pela ausência.
    Um beijo:*

    ResponderExcluir
  3. O Menas e Veve são novos pra mim XD nunca tinha visto. Mas é verdade, nossa lingua é complexa demais, seja na pronuncia ou na escrita. Achei o post bem informativo, pois como vc mesma disse, todos nós erramos. Ah, um dos que mais o pessoal costuma errar, é o com certeza, já vi escrito assim: concerteza.

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ahah, este agente já está ficando "universal" em redes sociais, dá vontade de mandá-las ao agente funerário.
    Pior ainda quando escrevem "agente somos" ou "agente fomos".
    Outro muito comum é o por TRAZ de... Confundindo o trás com o verbo trazer.
    É gritante e dói.

    ResponderExcluir
  5. nossa adoreei o post :]

    beijos gatita

    gataecletica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. muito legal sheila ! rsrs cada coisa que a gente vê nesse "braziu" rsrsr

    linda fiz o primeiro capitulo de uma webnovela lá no blog !

    quem comentar primeiro ganha um selinho especial em ?

    quem sabe não é vc !?

    ResponderExcluir
  7. Sempre fui nerd em português haha. mas na net eu escrevo "vc" "pq" "sl" e assim vai haha.
    "agente" eu falo, que na verdade está errado tbm e seria nós haha.
    na escrita eu sempre faço certo, agora na fala e na net vai de qualquer jeito msm k:)

    Bjs,
    bnascimentooo.tk

    ResponderExcluir
  8. Comigo ja ocorreu o do ´´chingar``.Tem tb o do comcerteza,envez(sera q ta certo?).Isso me da uma irritaÇão tao grande quando vejo alguem escrevendo errado.

    ResponderExcluir
  9. Acredite, já vi muita gente "inteligente" escrevendo chingar HFHGKFJHGFJK ://///

    Aw, Facebook é divo!

    Opa, vou passar aqui na sexta sim!

    Bjonas e fique com Deus <3

    Camilla Martins - http://sugar-dance.org

    ResponderExcluir
  10. Eu sei que nossa lingua é meio complicada,mas tem uns erros que são inaceitáveis.Quando vejo a palavra você escrito com ç fico agoniada!
    bjns
    cadernocolorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. eu tenho mania de corrigir , quando eu sei '-' bom post *o*

    seguindo aqui ...

    passa lá ? http://s2-fearless.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ahah. Este seu post me fez retirar as mais assombrosas coisas já lidas nas redes sociais. Faltou além do "menas" o "seje" que vem muito junto com o primeiro. "Seje como for...". E a confusão do "mas" pelo "mais"??? Este não poderia faltar no próximo post, visto que assim como o agente, as pessoas já estão tão habituadas a ler este erro e nem perceberem. "Eu quero comentar a todos os blogues que me visitam, MAIS não tive tempo ainda". Tem também os que soltam o "derrepente", quando "quizer", pra mim fazer (desde quando mim conjuga verbo?), "concerteza".
    Com certeza eu posso não ser professor de Português, mas não cometo erros gritantes assim. E acho super importante sua iniciativa em criar estes posts, que devem ter quantas partes forem necessárias, para o bem das próprias pessoas e de nós, porque eu não sou de corrigir ninguém, sei que é normal um erro de pontuação, acentuação,digitação, afinal, não somos perfeitos, porém, há gente que comete erros ao extremo.

    ResponderExcluir
  13. Acho que cometo muito o erro de escrever 'agente' junto e o mas comum que vejo é o 'Risco de vida'que é muito cometido pelos repórteres de tv.
    http://Raymiga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. oi, tenho sim uma página no facebook:
    facebook.com/pps7800

    bjs :3
    oblogdapp.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Agente e menas me irritam MUUUUUUUUUUUITO, sério.
    Quanto ao xingar, descobri faz pouco tempo, mas sempre tenho dúvida ): HAHAHA

    Beijo
    http://semquerermeintrometer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Poxa, sou meio suspeita, por que penei muito para aprender escrever a gente certo! Mais acontece , nós nos melhoramos com o tempo, basta querer! Hehehe afinal, ninguém sabe de tudo...a vida é um eterno aprendizado! Beijos, www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  17. hahahaa adorei o post,mt engraçado mas ao mesmo tempo trás a importância da lingua e o quanto é comum falarmos errado algumas palavras!
    http://estilolauraa.blogspot.com/
    post novo la no blog, confira!

    ResponderExcluir
  18. Eu não sou tão boa em gramatica se você for olhar pelo meu blog, mas sério eu odeio errar em coisinhas bobas, e pior ainda é quando alguém escreve algo que não entendo porque está tudo errado rs'...
    Eu já cometi alguns desses erros, mas esse do "veve" é demais, nunca nem vi ninguém falando nem escrevendo isso rs'...
    http://mundrose.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Também não sou a senhorita português, mas sempre tento escrever corretamente.
    Odeio quando as pessoas trocam "mais" (sentido de quantidade) e "mas" (sentido de contradição) tipo, "não postei ontem, mais trouxe uns utilitários pra vocês hoje" argh, é muito irritante! E é super simples, não sei como não sabem rs

    ResponderExcluir
  20. Eu li este POST e não comenteiiii? hahahahahahahahahahahaha... tenho todos os erros de português possiveis, esqueço os acentos, a concordancia... ihhhhhhhhhhhh... complicou, as vezes peço ajuda aos universitarios e assim vou seguindo, eu tento me vigiar o.o, fico de olho em cada letra, virgula e já tive que refazer post inteiro por conta de escrever como falo, daí a tal concordancia (nem sei onde fica o acento disso, só sei que tem) fica toda confusa e quem ler não vai entender, somente eu mesma, cabecinha de limão mole.
    Ainda estou rindo muito, ahhh finalmente meu bom humor voltou, pois estava seria demais, odeio quando estou seria.... ainda rindo, deixa eu ir, se não vou ler o texto e rir de novo, eu hein, me deu crise... kkkkkkkkkkkkk.... FUI... Bjks

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados