Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

19/02/2012

Símbolos e Objetos da Igreja Católica - Parte 3

Domingo passado, na parte 2, eu expliquei para vocês oito dos objetos que estavam na minha lista. Hoje vamos conhecer mais oito, alguns com nomes bem curiosos: o CÁLICE, a ÂMBULA, as GALHETAS, o CORPORAL, o MANUSTÉRGIO, o SANGUÍNEO, o TURÍBULO, e a NAVETA. Todos tem tudo a ver com o Corpo e o Sangue de Cristo.

Cálice:
Pense na procissão de entrada do ofertório, o que vem na frente? Acertou quem disse o Cálice. Esse é muito conhecido, não é?
O cálice geralmente é feito de metal dourado, prateado ou transparente (acho chic o transparente!), sempre muito bem ornamentado devido à função tão nobre de conter o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele contém um aspecto da humanidade de Jesus: o sangue. Por isso ele representa a essência da nossa humanidade que deve conter a Deus (#AchoLindo).


Âmbula:
O que vem depois do Cálice na hora do ofertório? Xiii... Essa nem todo mundo conhece...
Trata-se da Âmbula também chamada cibório (= tabernáculo) ou píxide (de púxis = caixa), que serve para depositar as hóstias consagradas a serem guardadas no sacrário ou para distribuí-las aos fiéis. Linda função!!!
Galhetas:
É um nome bem engraçado, não??? Mas também é um objeto bem fácil de identificar. Elas ficam atrás da âmbula na hora do ofertório...
Também chamadas Ámula, no diminutivo, são vasos de prata, estanho ou vidro destinado à conservação dos santos óleos e do vinho e da água para a eucaristia.

Corporal:
O corporal é um pano que se estende sobre a toalha do altar, para depor a patena, o cálice e as âmbulas na celebração eucarística e o ostensório para exposição do Santíssimo. O nome vem do latim corpus e evoca o Corpo de Cristo. O Corporal também simboliza o Santo Sudário (pano que envolveu o Corpo de Jesus ao ser depositado na sepultura) e é o mais antigo de todos os paramentos.

Manustérgio:
O manustérgio tem um nome tão chique, mas é um objeto bem simples. Trata-se da toalha usada pelo sacerdote para enxugar às mãos na cerimônia do lavabo, antes da Transubstanciação. Vem do latim "manus" = mãos.

Sanguíneo:
Também é um pano de linho mais estreito, reservado para a purificação do cálice, da patena e da âmbula vazia após a comunhão e para o sacerdote enxugar os lábios e os dedos.


Turíbulo:
Esse é um nome bem curioso, não??? Imagina só se fosse nome de gente... Uma mãe dando bronca num indivíduo com esse nome seria assim: "Turíbulo Antônio, entra já pra dentro!!!" Hihihihihi...
O Turíbulo é aquele objeto usado para o incenso (o incenso significa a oração que sobe à Deus como oferta de agradável odor), tenho certeza que você já viu um... Ele é preso a três correntes, munido de carvão para receber o incenso. No Antigo Testamento seu uso era no momento do sacrifício junto ao Santo dos Santos. Cada impulso para frente dado pelo turíbulo chama-se "ductus" (#AchoChic). Segura-se disco do turíbulo com a esquerda e com a direita o faz balançar nas correntes.

Naveta:
É o recipiente onde se guarda o incenso para o turíbulo. Seu nome é devido ao seu formato de nave (#Óbvio). É administrada pelo turiferário da esquerda. Sabe como se chama a colherinha da naveta??? "Colherinha da Naveta", ora bolas!!! Hihihihi...



Fontes de Auxílio: http://www.comshalom.org/formacao/liturgia/curso_liturgia/elementos.html
http://www.comshalom.org/formacao/liturgia/curso_liturgia/vasos.html
http://www.paroquianossasenhoradocarmo.com/liturgia/vestes_objetos.htm

No próximo Domingo teremos a continuação, não perca!!!

Mil Sweetkisses,
7 Comentários
Comentários

7 comentários:

  1. que legal seus posts
    Adorei seu blog e estou seguindo,te convido para conhecer meu blog e se gostar segue =]

    http://www.extremamentevaidosas.blogspot.com/

    kiss kiss

    ResponderExcluir
  2. ameei linda!

    amei pois nao ha muitos blogs q falam de igreja e DEUS!

    AMEI

    ResponderExcluir
  3. O link do selinho: http://i42.tinypic.com/1zq4tw3.jpg

    www.capture-dream.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Apesar de eu não ser católica, gostei do post. rs.

    Bjs,
    bnascimentooo.net.tc

    ResponderExcluir
  5. Amei , Sheila! Eu já conhecia o turíbulo e o cálice, mais alguns objetos do altar eu não sabia o nome !

    ResponderExcluir
  6. parabens, vc tem blog maravilhoso, sou católica e fico muito feliz por existir pessoas como vc. bjs

    ResponderExcluir
  7. obrigada por publicar esta matéria,pois sou coroinha da minha igreja e me ajudou muito até para ensinar a minha mãe,obrigada.
    Oi sou Maria Vitória e tenho 09 anos,moro no Tocantins.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados