Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

06/01/2012

Dicas para Arte-final


Já faz um tempão que eu venho falando aqui no DSM sobre a arte-final e nunca falei de verdade para vocês o que ela significa.
Bom, no resumo, a arte-final é a etapa que vem após o desenho feito a lápis. Pense bem, o que deixa o seu desenho com outra cara? Com certeza um desenho fica bem mais bonito quando fazemos o seu contorno com algum material permanente, seja ele caneta esferográfica, hidrocor ou caneta nanquim. Isso é arte-final.
É uma técnica muito usada em quadrinhos, mas nós desenhistas comuns também utilizamos muito, mesmo que não saibamos o nome correto dela. Eu aprendi o que é lendo os quadrinhos da "Turma da Mônica" (tem uma edição especial que contou todas as etapas de como se faz um quadrinho). Quem faz uma história em quadrinhos utiliza a arte-final não só para dar o contorno, mas também para dar a profundidade do desenho. Eu ainda não me aventurei no ramo da profundidade, mas um dia eu ainda chego lá.
Agora eu chego no ponto em que vou falar sobre os materiais que podemos utilizar para fazer a arte-final, o contorno do desenho. A maioria dos desenhistas não-profissionais utilizam caneta esferográfica. Eu não condeno o uso delas, mas não gosto muito, principalmente porque borra muito o desenho quando passamos a mão por cima sem querer. Eu usava muito a esferográfica (sempre uma Compactor, a Bic sempre falha comigo, sério!), mas sofria muito.
O desenho com hidrocor também fica bem legal, mas tem alguns hidrocores que deixam o contorno muito grosso... Não fica legal. Sem falar que hidrocor é descartável e seca rápido, o que causa muitos gastos.
Agora, o material que eu uso e recomendo é o nanquim, que é o material que até os profissionais utilizam. Só que os profissionais usam uma caneta profissional que é recarregável. Mas elas custam "o olho da cara", e são difíceis de achar.
Você, mero mortal, pode usar uma caneta nanquim descartável (aquelas canetas que tem uma tinta mais líquida). Elas são mais ou menos assim:

Mas como eu, vocês vão chegar ao ponto que não vão conseguir ficar comprando delas o tempo todo. As mais baratas custam mais ou menos uns R$1,50, e não se acha delas em qualquer lugar, só nas papelarias maiores mesmo.

Mas há um tempo atrás eu achei uma similar que me está sendo uma verdadeira mão na roda. É uma caneta bem conhecida (aposto que você já teve uma, ou já usou alguma vez), é a Roller-Tip Pen Liquid Ink, da Aihao. Pra você entender melhor, veja a foto abaixo:


Reconheceu a dita cuja? Pois é, quando eu comprei ela foi num camelô mesmo, me custou um real, se não me engano.
Aí você me pergunta: "Mas qual é a vantagem dela?". Bom, como sempre, a "Tia Sheila" vai te ensinar um truquesinho pequeno truque que vai servir para você utilizá-la por muito tempo.
Há um tempo atrás eu percebi que a tinta da minha estava acabando. Só que eu não estava achando ela em lugar nenhum, eu só achava a azul no mesmo lugar que comprei a minha preta.
E então na terça, enquanto eu desenhava a "Homenagem de 'Quinta'", minha irmã me deu a ideia que estava faltando. Eu estava mexendo no estojo para dar a ela um lápis de cor preto, e ela viu uma outra caneta que eu tenho do mesmo tipo, só que está sem tinta.
E então ela me fala a fatídica frase: "Tem como recarregar essas canetas". E eu disse: "Porque você não me disse isso antes, criatura?". Ela me disse: "Eu não sabia que você usava essa caneta" (ela pensava que eu usava uma descartável ainda).
Para recarregá-la eu usei o nanquim da Acrilex. Eu tinha comprado um uma vez para fazer um trabalho de artes, e tinha usado algumas vezes para desenhar usando um palito de churrasco (dava um trabalhão!). Custa por volta de R$1,50 nas papelarias que fazem um bom preço e dá para usar várias vezes (o nanquim rende muito). Ela não é a profissional, que custa beeem mais, mas nós também não somos, não é? Olha ela aí:
Agora vem a parte em que você vai rir: o que acontece é que a "Lady Murphy" aqui, na hora de recarregar, tentou colocar a tinta por baixo. Só que por baixo ela é bloqueada, a tinta não passa por aí. Então você imagine a meleca que eu fiz...
Aí eu na minha atual loirice (já falei pra vocês que tive uma queda brusca de Q.I. já que fiz luzes) pensei: "Será que eu vou ter que furar?". E então tive a única ideia que presta da noite: ver se a bendita abre por cima. E abriu!!!
Então, quando você for recarregar, puxe a parte preta da ponta, que ela vai sair. Cuidado para não quebrar a parte transparente e para não se melecar com a tinta (se bem que na pele, a tinta nanquim sai com água e sabão, em tecido é que mancha) e não encha até o final da caneta, pare de encher antes da tinta chegar à parte transparente.

Com o tempo, a ponta dela vai parando de funcionar, então você terá de trocar a pequena peça da ponta para usá-la mais um pouco... Mas dá para usá-la bastante antes disso!!!

E o melhor é que você pode usar até uma azul, ou vermelha, se elas estiverem vazias. É só limpar com água e colocar a tinta preta. Então se você não conseguir comprar uma dessas, pode ver se alguém tem uma vazia pra te dar (mas não conte que ela recarrega, senão a pessoa não vai querer dar pra você...).

Essa foi a dica de hoje. Amanhã tem uma música super-legal para o seu Sábado, não perca!!!

Mil Sweetkisses,
15 Comentários
Comentários

15 comentários:

  1. VejaBlog
    Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!
    - Doce Sonho de Menina -

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo

    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir
  2. Imagino a meleca que deu rs!Ainda bvem que vc descobriu um jeito legal de recarregar,pense na economia que vai fazer!bjns

    ResponderExcluir
  3. Ai Sheila eu vou perguntar porque eu fiquei com vontade de desenhar!
    3 perguntinhas...
    1) você sempre desenha a lápis antes e depois faz o contorno com a caneta nanquim por cima?
    2) você usa uma de ponta grossa e outra de ponta fina?
    3) Vamos supor que você queira deixar o desenho branco e preto. Depois de terminado você escaneia e o desenho já está pronto?

    bjinhos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! *-*
    Ótimas dicas!
    bjs
    charmofpink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adorei as dicas, eu tbm sou apaixonada por desenho e ás vezes até me arrisco a fazer uns traços! O/
    Um bom dia pra você.
    :3

    ResponderExcluir
  6. oi minha linda
    gostei da dica rs
    linda tarde pra você.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas Sheila. Eu já usei a primeira(a caneta nanquim descartável)e ela ajuda bastante, na verdade eu costumo ter três tipos para poder fazer a arte final, a pena nanquim(aquela tipo mosquitinho), a descartável e a recarregável, e entre elas eu prefiro mais a descartável, pois meu traço fica mais firme(a recarregável a ponta é muito pequena e morro de medo de quebrar).

    Bjs

    daimaginaçãoaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa!! Simplesmente amei seu cantinho!!! Parabéns!!! Já estou te seguindo e adoraria receber sua visitinha!!! Ah! Aproveito para te convidar a participar do sorteio de férias q está rolando no meu cantinho!! Aproveite!! Bjosss

    ResponderExcluir
  9. Oi florzinha !
    Feliz 2012 !
    Amey seu post muito lindo mesmo ! Gostei ;) !
    Tem novo post lá no blog , espero que goste!
    Beijinhos !
    Uma ótima sexta-feira pra você!

    http://atrevidass.blogspot.com/

    - Atrevidas

    ResponderExcluir
  10. Super Sheila, vc se lembra o q aconteceu com o nanquin de anos da minha mãe né? Dava até pra estrelar um quadro a menina, o naquin e o chão do meu quarto rsrs
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Poisé, responder esses comentários ta muito difícil, contratei minha irmã pra responder pra mim, a partir do dia 9 ' ashuashu, é o jeito (:

    www.caprichando.com

    ResponderExcluir
  12. Que dica legal ! Não sou nada boa em desenho rsrs mas a minha irmã é, ela vai gostar dessa novidade ^^ Beijos linda.

    meninasapeca.tk

    ResponderExcluir
  13. Nossa ñ sabia q recarrega assim, eu tenho uma q já acabou e mais duas q comprei novas . =S vo compra a tinta acrilex amei a dica
    Bom final de semana.
    by: Veve Pink
    http://portal-pattys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    O Refúgio das Palavras começa 2012 com grandes novidades e vim lhe convidar para conferir.

    http://iasmincruz.blogspot.com/2012/01/novidades.html

    Tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  15. legal!
    eu ja ouvi falar dessas canetas mas nunca tive nenhuma.eu não gasto meu dinheiro com essas coisas mas acho q ia ser legal ter uma pra deixar o desenho mais bonito.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados