Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

14/12/2011

Domínio personalizado p/ Blogger com Uol Host III

Hoje vamos ao terceiro e último post que eu vou fazer sobre como ter o seu domínio próprio no Blogger utilizando o Uol Host (pelo menos até eu descobrir mais alguma coisa, vocês sabem que eu não sei guardar uma informação desse tipo pra mim mesma, tenho que ensinar para vocês!!!).
Lembrando que antes disso você precisa ter um domínio instalado. Saiba como clicando aqui.

Agora vem uma parte bem light (bem light meeeeesmo!!!) que eu só descobri depois de comprar meu domínio, que é usar um subdomínio. Você vai logo perceber que é praticamente igual a colocar o domínio, só que é mais fácil (♫ Extremamente fáááácil... ♫).

O que é um subdomínio?

Elementar, meu caro Watson, subdomínio nada mais é do que um endereço derivado do domínio principal. Um grande exemplo é o nosso próprio endereço do Blogger. Todos nós derivamos de um endereço principal que é o blogspot.com, os nossos são subdomínios do Blogger. Não entendeu ainda?
Vou dar outro exemplo então: o DSM agora é docesonhodemenina.com.br. Digamos que eu vá abrir uma loja (e eu vou mesmo, só que só no ano que vem), ao invés de pagar um domínio novo para o DSM, eu posso simplesmente registrar um subdomínio assim: loja.docesonhodemenina.com.br
Agora não é possível que você não entendeu, não é?

Quantos eu posso ter? Vou ter que pagar por eles?

Ao que eu entendi, você pode ter quantos você quiser. Isso mesmo que você leu!!! Mas não se esqueça de que manter um monte de blogs ao mesmo tempo é quase um masoquismo (não faz isso não, senão você vai ficar doida(o)!!!). Mas ter uns sub-blogs pode ser bem vantajoso. Você pode por exemplo fazer um blog só de vídeos legais, ou só de frases. Eu tenho um monte de ideias pro DSM.
O melhor de tudo é que não precisa pagar pelos subdomínios. Você só paga seu domínio principal. É séééério!!! Gente, tem tanta vantagem em pagar um domínio!!! Eu vou até deixar um dinheiro já guardado para não correr risco de perder o meu!!!

Eu preciso ter um blog com a mesma URL do meu subdomínio?

Não. Assim como o seu blog principal não precisa ter o mesmo endereço do domínio (se bem que você tem que se lembrar que pode ser que alguém presuma que o seu blog tenha o mesmo endereço do domínio e acabe acessando o blog alheio...), os subdomínios podem ter outra URL. Por exemplo: vocês não sabem, mas eu tenho 11 outros blogs que estão sem postagem nenhuma (sendo que um deles é o meu blog de testes) só que eu não quero deletar nenhum, pois todos são de endereços que eu quero preservar comigo.

Posso fazer um subdomínio para outro blogueiro?

Até pode, mas não é muita vantagem. Por exemplo: minha irmã tem o blog legalmentefabuloso.blogspot.com imagina só se eu fizesse um subdomínio pra ela, ia ser mais ou menos assim: legalmentefabuloso.docesonhodemenina.com.br só ia ficar faltando o Glória a Vós, Senhor pra ser um Evangelho!!! Meu Pai Eterno, parece título de enredo de escola de samba!!! Ah, e não se esqueça de que já estamos fugindo de um subdomínio (o do Blogger), não vale a pena fugir de um e entrar em outro!!!

Configurando os Subdomínios:

Primeiro, entre na sua conta do Uol Host. Clique no botão azul "Administrar":


Marque a caixa que correspondente ao seu novo domínio, depois clique na lista no canto superior direito e depois em "Gerenciar zona DSN":


Mais uma vez, marque o seu domínio e depois clique no botão "Ações..." (bem no meio do botão, não na setinha), depois em "Gerenciar DNS".


Como na imagem abaixo, preencha os campos com as seguintes informações, sendo que na entrada você vai colocar o nome que você escolheu para o seu subdomínio. Aqui eu usei o exemplo de loja.docesonhodemenina.com.br o seu pode ser video, ou frases, parceiros ou seja lá o que você quiser:
Tipo: CNAME
Entrada: loja
Valor: ghs.google.com
E clique em "Criar". Esses dados são padrões para todos os blogs do Blogger, não tem nenhuma diferença além do nome que você vai colocar, que pode ser qualquer um (no lugar de loja).


Viu? Nem precisa de colocar aquela parte do IP, que foi a grande complicação de ontem. No FAQ da Uol Host está dizendo que o subdomínio tem o limite de 4096 caracteres. Mas acho que isso não é nenhuma preocupação (eu nunca vou criar um que chegue perto desse tamanho).

Não feche essa janela!!!

Configurar seu subdomínio no Blogger:

Agora vamos aos passos finais. Entre no seu painel Blogger, vá até a guia "Configurações". Vai abrir a página mostrada na imagem abaixo. Clique no link: "+ Adicionar um domínio personalizado".


Clique no link "Alternar para configurações avançadas".
Digite o seu novo domínio sem o www. na frente (por exemplo, loja.docesonhodemenina.combr) e depois clique em "Salvar". Vai aparecer uma mensagem em vermelho dizendo "Não foi possível confirmar sua autoridade para este domínio. Erro 12", como mostra a foto abaixo:


Copie no seu painel do Blogger o código correspondente ao que eu destaquei em roxo (para cada blog tem um diferente, não adianta copiar o da imagem).
Volte no seu Painel da Uol Host e crie um DNS com o tipo CNAME e em "Entrada" cole esse código menor. Depois volte no Blogger e copie o código maior (que eu destaquei em verde)  e cole em "Valor" (no seu painel do UOL Host). Depois clique em criar.
Volte ao Blogger e clique em "Salvar". Se tudo deu certo, ele salvará direitinho. Se não, espere mais um pouco pois pode ser que seu domínio ainda não tenha sido registrado.

Viu como foi fácil?

Amanhã tem a "Homenagem de 'Quinta'", não perca, pois vai ser especialíssima!!!

Mil Sweetkisses,
13 Comentários
Comentários

13 comentários:

  1. Sheila acho que pagando na loterica demora mais mesmo, mais eu paguei na casa loterica por que é mais rapido pra pagar, porém a demora para cair no sitema do site demora mais, hoje nada ainda, estou torcendo que quem sabe para mais tarde ou amanhã, assim que eu receber o e-mail, corro pra dizer ao certo quantos dias levou o meu pela loterica!!
    Ahhh dessa coisa aí de sub-dominios eu não sabia, eu tenho um Blog feminino e um de gatos, mais estive pensando e vou colocar todos integrados ao meus Blog, tipo os assuntos que falo lá, vou deixar de falar lá e passar todos falar aqui no meu Art: Anjos, pois assim meu Blog terá mais conteudo e eu poderei finalmente ser eu mesma!! O que acha?? Eu sou muito feminista e sou muito gateira e tenho medo desse meu lado atrapalhar as coisas no meu Blog principal que o Art:Anjos, mais acho que poderia dar mais conteudo pra ele. O duvida viu, preciso resolver isso!! Beijuuuuuus

    ResponderExcluir
  2. Olá querida
    o tutorial está ótimo
    bem explicadinho
    eu vou esperar o ano que vem pra comprar meu dominio
    até mesmo porque estou pensando em criar uma lojinha
    bjos

    brunaporelamesma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oii,Seu blog é nota 1000!
    Vou até recomendar!
    Obrigada pelo selinho!
    Pega os meus também:http://socorro-estou-crescendo.blogspot.com/p/link-me.html (o terceiro e o quarto)
    Se você aceitar Tag,pega essa,faz e repassa tá?:http://socorro-estou-crescendo.blogspot.com/2011/12/primeira-tag.html
    Beizocas :3

    ResponderExcluir
  4. Nossa....tutorial completão hein? Pena que eu não tenho Blogger :/
    Entra la no meu cantinho! Aguardo sua visita!
    Beijos e fica com Deus

    ResponderExcluir
  5. Fico espantada com sua criatividade e inteligencia para assuntos da web!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi flor, muito obrigada pelo selinho. Fico muito feliz que gostou, volte sempre que quiser *-*
    Teu blog também é lindo bjss :D

    http://bubblemagic-blog.blogspot.com
    http://dreamsofagirl-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá flor bem ? Super interessante seu post ! Ter um domínio free é um sonho pra qualquer blogueiro não ? HEHEH . Tem post novo conto com vc beijos
    www.equalize-.zip.net

    ResponderExcluir
  8. Sério? Eu visitei o uolhost antes de comprar, estava pesquisando os preços e não achei nenhum abaixo de 16,50 '-', se soubesse tinha comprado =/

    www.caprichando.com

    ResponderExcluir
  9. Sheilaaa... consegui, recebi o e-mail agora a tarde e graças a seu tutoriall maravilhoooooossooo... deu certinho, bonitinho, sem falha e sem erro!!
    Hoje não vai dar pra fazer postagem, mais estou preparando uma para amanhã mesmo e colocando os creditos por este feito a vc, maravilhosa!!!
    Feliz... ^.^
    Beijus

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    passando pra fazer uma visita.
    E convidar pra um concurso que vale um layout exclusivo.

    http://iasmincruz.blogspot.com/2011/12/concurso-mega-blog.html

    ResponderExcluir
  11. muito boa a sua dica *-*

    aproveitando pra pedir um favorzinho.. vota no adolecentro?
    http://linkmyfashion.blogspot.com/
    a enquete está na barra lateral. Ficarei muito grata com seu voto, pro que precisar to aqui :)

    ResponderExcluir
  12. Olá Sheila,
    Agradecemos o carinho... *-*
    Seguindo :D
    Volte sempre que quiser!
    Beeijo :*

    ResponderExcluir
  13. Oi Sheila! Seu tuto me salvou mais uma vez! Consegui fazer tudo certinho e já esta criada minha loja, só tenho que fazer um lay bem bonito, rsrs. ;)

    Bjs

    Ps: Já excluí o seu comentário que tinha seu e-mail de lá do blog ;)

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados