Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

02/10/2011

Continuação da Bíblia...


Como eu disse no Domingo passado, a minha prova ainda continuou falando do Pentateuco. Para que não fique incompleto, aí vai o resto:

O cânon inicia-se com os livros do PENTATEUCO que vem a ser: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Alguns estudiosos acreditam que na verdade deveria conter 4 livros, chamando-o então de TETRATEUCO, pelo fato de que o livro do Deuteronômio deveria ficar de fora, por sua diferença na teologia e na forma de escrita. Outros acreditam que tal coleção deveria incluir o livro de Josué, passando a chamar-se HEXATEUCO, pois acreditam que a história dos hebreus só termina com sua entrada na Terra Prometida. Outros ainda supõem que deveria conter nove livros, terminando no segundo livro dos Reis, passando a chamar-se ENEATEUCO, pelo fato de acreditarem que a história dos hebreus só encerra-se em seu exílio.
Mas tais propostas não passam de suposições, pois os cinco livros do Pentateuco (também chamados de Torá ou os livros da Lei) mostram uma importante fase da história do povo hebreu, que termina com a morte de Moisés.
Alguns livros da Bíblia foram escritos de forma alegórica, exemplo disso é o livro do Gênesis que, ao contrário do que muitos pensam, não foi o primeiro livro a ser escrito (ao escrever Levítico e Deuteronômio é que começaram a pensar em como ocorreu a criação). O autor, inspirado por Deus, escreveu o Gênesis baseado em símbolos e na cultura da época para transmitir ensinamentos essenciais da criação, não necessariamente o que aconteceu na realidade. Gênesis significa origem, na tradição hebraica, este livro se chama "No Princípio".
O livro do Êxodo (que significa saída) relata a saída do povo hebreu da escravidão do Egito, que culmina com o célebre episódio da sua passagem pelo Mar Vermelho, que é outra forma alegórica (na verdade o Mar Vermelho costumava baixar a maré, fenômeno que aconteceu exatamente na passagem dos hebreus. O milagre divino está no fato de que a maré baixou no momento exato, e não na divisão do mar). Outro ponto importante do Êxodo é a instituição do Decálogo, passado a Moisés no monte Horeb. Entre esses dois acontecimentos, o Êxodo narra os primeiros anos de peregrinação do povo hebreu no deserto.
O pentateuco continua com o Levítico, que significa núcleo central das leis dos levitas (sacerdotes), com o Números, nome dado devido às suas listas de recenseamento e com o Deuteronômio, que significa segunda lei.

Foi só tudo isso que estava na minha prova. Espero que seja de valia.
Ainda não sei o que vou postar no próximo Domingo, mas sei que Deus vai colocar no meu coração algo que certamente vocês vão gostar!!!

Mil Sweetkisses,
8 Comentários
Comentários

8 comentários:

  1. Oi flor, obrigada pelos elogios no blog e pelo selinho *-* fiquei muito feliz! haha
    beijão
    http://perfeitateen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que legal este seu post, super show!!!Adoramos saber essas coisas!!!Beijinhos e apareça em nosso Tabuleiro!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá querida passando pra retribuir a visitinha
    ve-la em meu blog me deixa sempre muito feliz
    bjos

    brunaporelamesma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Florzinha,
    Estou de volta. Vim deixar um abraço e pedir pra você dar um pulinho aqui no Cantinho e pegar seu selo de comemoração de 3 meses do Blog...
    Te espero!
    Beijinhos
    Jaqueline Beatriz

    ResponderExcluir
  5. gostei da postagem, lembrava de algumas coisas, des de domingo passado eu quero te perguntar q prova?
    bjks

    ResponderExcluir
  6. Seu blog é fofo gostei do que aborda vim agradecer a visita e dizer que to seguindo!


    BjO Da Natty
    @nattypyn
    http://ninguemtasca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Então Sheila, quem sabe agora em outubro eu não apareça no blog do mês hein? hehe

    Beijos,
    sorvetedecupu.blogspot.com
    @sorvetedecupu

    ResponderExcluir
  8. Que lindo esse post hein adorei mesmo
    http://marifriend.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados