Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

25/09/2011

Hoje é o dia da Bíblia!!!

Hoje nós católicos comemoramos o dia da Bíblia, e para celebrar esse dia tão especial, separei algumas coisas que eu escrevi no dia da minha prova de Sagrada Escritura I (a prova tinha uma única questão, que era fazer um resumo de um dos pontos estudados na matéria), no Curso de Luz e Vida:

Dentre as versões existentes da Sagrada Escritura, podemos citar: a Ave Maria (mais utilizada), a Bíblia de Jerusalém (destinada ao estudo), a tradução da CNBB, a Bíblia do Peregrino (também direcionada ao estudo), a Bíblia Pastoral (traduzida por padres da Teologia da Libertação, portanto deve-se tomar cuidado na sua leitura), a Bíblia de Navarra (que não possui todos os livros do cânon, apenas os quatro evangelhos. É bilíngue, em latim e português), a TEB (tradução ecumênica da Bíblia), entre outras.
Tal variedade de versões deve-se ao fato de que, com o passar do tempo, a linguagem se modifica, novas informações são obtidas, certos trechos podem ter diferentes interpretações, etc.
Para formar o cânon, a Igreja Católica se utiliza da versão grega da Sagrada Escritura, chamada Septuaginta ou versão dos LXX, que foi feita a mando do Imperador Ptolomeu II, que pediu que setenta dos judeus (todos nobres) que habitavam  a cidade de Alexandria, no Egito, e falavam a língua grega, traduzissem os livros existentes para o grego. Os setenta traduziram todos os livros chamados PROTOCANÔNICOS (que compõem a 1ª lista do cânon, PROTO= Primeiro, CANÔN= Lista) e acrescentaram os DEUTEROCANÔNICOS (2ª lista do cânon, DEUTERO= Segundo) que vem a ser especificamente os livros de Tobias e Judite, alguns suplementos de Ester e Daniel, os livros da Sabedoria e do Eclesiástico, Baruc e a carta de Jeremias, que se lê hoje no último capítulo de Baruc.
Tais livros não foram aceitos pelos judeus pois, em razão de que os livros do Novo Testamento começavam a ser escritos, os judeus delimitaram as seguintes regras para classificar um livro como  sendo inspirado:
1ª- Deveriam ser escritos na Terra Santa;
2ª- Deveriam ser escritos na língua hebraica;
3ª- Deveriam ser escritos antes do livro de Esdras, no séc III a.C.;
4ª- Não deveriam ter contradições com a Torá.
Na Reforma Protestante, Lutero traduziu todo o cânon para formar a Bíblia Protestante. Mas excluiu de seu cânon os livros Deuterocanônicos, pelo simples fato de não estarem no cânon primitivo.
Mas a igreja não os exclui, pois das trezentos e cinquenta vezes que menciona-se o Antigo Testamento no Novo Testamento, 300 são da Septuaginta. Sem falar que os próprios Apóstolos utilizavam esta tradução.
A versão latina da Bíblia provém da VULGATA (forma reduzida de VULGATA LEXO= edição de tradição popular), escrita por São Jerônimo a pedido do papa Dâmaso I no Concílio de Roma, séc IV, que traduziu a versão grega para o latim, que a partir desse concílio passa a ser a língua oficial da Igreja.
Mas é só a partir do Concílio Vaticano II é que iniciam-se as traduções oficiais da Bíblia em língua vernácula (as demais linguagens), que já existiam de forma não autorizada.

A partir daí, na minha prova, comecei a falar do Pentateuco, mas isso fica para o próximo Domingo!!!

Mil Sweetkisses,
3 Comentários
Comentários

3 comentários:

  1. Gostei deste blog,gosto muito de desenhos.acesse em:
    www.music-musicaedemais.blogspot.comhttp://www.omural.xpg.com.br/mural/emoticons/palma.gif

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso ler mais a bíblia
    Sinceramente eu nem tinha lembrado =S

    Beju
    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Quando mais nova me agarrei demais em Deus e na Bíblia, depois tive a consciência que enchia os ouvidos de Deus com besteira e hoje penso que só tenho que agradecer, poucas vezes peço algo a ele e sempre, todos os dia agradeço a ele por tudo. apesar de ser de uma religião que não é bem definida pra mim, acredito demais nele e em Nossa Senhora Aparecida que me deu a mão em um momento muito difícil, a Bíblia foi lida por mim varias vezes de trás pra frente, hoje não mais, mais sempre falo dela para meus filhos, acredito que eles devam saber quem foi Jesus, quem é Deus e como somos privilegiados por ter tudo que temos. Bjs amei a postagem, nem sabia que tinha tantas versões. :j

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados