Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

28/08/2011

A Hierarquia dos Anjos

Hoje vou falar um pouco de Angeologia (não confundir com Angiologia, que é a ciência que trata das doenças referentes aos vasos sanguíneos), ou seja, sobre anjos. Eu já tinha postado algo mais enxuto em outro blog meu, mas agora vou falar mais detalhadamente, com provas bíblicas e tudo mais. Mas antes de começar, quero deixar claro que nada aqui é invenção, nem ficção, nem qualquer tipo de devaneios do mundo que pintam os anjos como heróis, ou personagens, etc. Venho falar de um estudo já há muito tempo estruturado pela Igreja Católica.
Bom, voltando ao assunto, vou falar especificamente sobre a hierarquia dos anjos. Para tanto, vou recorrer tanto à Sagrada Escritura (óbvio!) quanto ao amado Prof. Felipe Aquino, que estou usando como fonte (por favor, não interprete como plágio. Claramente, foi ele que redigiu as informações indicadas. Não quero modificar o texto dele pois não sou formada em teologia, se eu for me atrever, vou falar besteira!). Por fim, vou tentar ilustrá-los com imagens, mas nem todas as hierarquias terão (infelizmente, o povo não leva à sério as imagens de anjos). As hierarquias são três, que vem a ser:

1ª Hierarquia

Prof. Felipe Aquino - "É formada pelos Santos Anjos que estão em íntimo contato com o Criador Dedicam-se a Amar, Adorar e Glorificar a DEUS numa constante e permanente frequência, em grau bem mais elevado que os outros Coros: Serafins, Querubins e Tronos".

Serafins - Imagem mais perfeita do amor de Deus.


Prof. Felipe Aquino"O nome "seraph" deriva do hebreu e significa "queimar completamente". Segundo o conceito hebraico, o Serafim não é apenas um ser que "queima", mas "que se consome" no amor ao Sumo Bem, que é o nosso Deus Altíssimo".

Prova Bíblica- (Is 6, 2-3) "Os serafins se mantinham junto dele. Cada um deles tinha seis asas; com um par (de asas) velavam a face; com outro cobriam os pés; e, com o terceiro, voavam. Suas vozes se revezavam e diziam: Santo, santo, santo é o Senhor Deus do universo! A terra inteira proclama a sua glória!" 

*Nota da bíblia Ave-Maria - Serafins: primitivamente "saraf" era uma espécie de dragão alado. Os que viu Isaías são seres celestes, de alta perfeição e de forma bastante humana.
Comentário Pessoal - Para mim, essa é uma das passagens que mais nos elevam ao mistério angelical. Sem dúvida, está entre uma das mais bonitas do Antigo Testamento. Quero salientar também a dificuldade de se encontrar uma imagem séria de Serafins, levei um bom tempo para encontrar esta.

Querubins - Refletem a sabedoria divina.


Prof. Felipe Aquino - "São considerados guardas e mensageiros dos Mistérios Divinos, com a missão especial de transmitir Sabedoria. No início da criação, foram colocados pelo CRIADOR para guardar o caminho da Árvore da Vida. Na Sagrada Escritura o nome dos Santos Anjos Querubins é o mais citado, aparecendo cerca de 80 vezes nos diversos livros. São também os Querubins os seres misteriosos que Ezequiel descreve na visão que teve, no momento de sua vocação: (Ez 10,12) Quando Moisés recebeu as prescrições para a construção da Arca da Aliança, onde o SENHOR habitou, o trono Divino foi colocado entre dois Querubins: (Ex 25,8-9.18-19) Estas considerações atestam que os Querubins são conhecedores dos Mistérios Divinos".

Prova bíblica (principal) - (Gn 3, 24) "E expulsou-o; e colocou ao oriente do jardim do Éden querubins armados de uma espada flamejante, para guardar o caminho da árvore da vida".

Comentário Pessoal- Notem que querubins não devem ser associados à figura mitológica dos "cupidos" (não tem nem um pouco a ver com eles), isso se trata de uma comparação meramente fictícia, não deve se levar à sério.
Escolhi essa imagem para ilustrar, não somente pelo fato de ter sido a mais bela, mas também pois me chama muita atenção o fato que, ao prescrever à Moisés as leis referentes à Arca da Aliança, Deus manda claramente que se façam duas esculturas de querubins velando a Arca, o que prova que Deus não proibiu a confecção de imagens, esculturas, etc. Mas sim da representação de Sua pessoa para adoração. Mas isso são outros quinhentos, é assunto para outra postagem...

Tronos- Compreendem os juízos de Deus, caracterizando-se pela submissão e paz.


Prof. Felipe Aquino - "Acolhem em si a Grandeza do CRIADOR e a transmitem aos Santos Anjos de graus inferiores. São chamados "Sedes Dei" (Sede de DEUS).
Em síntese, os Tronos são aqueles Santos Anjos que apresentam aos Coros inferiores, o esplendor da Divina Onipotência".

Prova Bíblica - (Cl 1,16) "Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele".

Comentário pessoal - Como pouco se sabe sobre tronos, escolhi uma imagem bonita de anjos para ilustrar.

2ª Hierarquia

Prof. Felipe Aquino - "São os Santos Anjos que dirigem os Planos da Eterna Sabedoria, comunicando aqueles projetos aos Anjos da Terceira Hierarquia, que vigiam o comportamento da humanidade. Eles são responsáveis pelos acontecimentos no Universo. Esta Hierarquia é formada pelos seguintes Coros de Anjos: Dominações, Potestades e Virtudes".

Dominações - Ocupa-se com o governo dos próprios anjos aos quais transmitem as ordens de Deus.


Prof. Felipe Aquino - "São aqueles da alta nobreza celeste. Para caracteriza-los com ênfase, São Gregório escreveu: "Algumas fileiras do exército angélico chamam-se Dominações, porque os restantes lhe são submissos, ou seja, lhe são obedientes". São enviados por Deus a missões mais relevantes e também, são incluídos entre os Santos Anjos que exercem a "função de Ministro de Deus".

Prova Bíblica - (Ef 1, 21) "acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver neste mundo como no futuro".

Comentário Pessoal - Achei interessante essa denominação de São Gregório, simples mas muito esclarecedora.

Potestades - Executam as ordens das dominações no tocante dos elementos da natureza material.


Prof. Felipe Aquino - "É o Coro Angélico formado pelos Santos Anjos que transmitem aquilo que deve ser feito, cuidando de modo especial da "forma" ou "maneira" como devem ser feitas as coisas. Também são os Condutores da ordem sagrada. Pelo fato de transmitirem o poder que recebem de Deus, são espíritos de alta concentração, alcançando um grau elevado de contemplação ao Criador".

Prova Bíblica - (IPd 3, 22) "Esse Jesus Cristo, tendo subido ao céu, está assentado à direita de Deus, depois de ter recebido a submissão dos anjos, dos principados e das potestades".

Comentário Pessoal - Na lista que eu tinha, potestades e virtudes estavam na ordem contrária. Mas imagino que essa seja a ordem certa.

Virtudes - Se dedicam à luta contra os maus espíritos.


Prof. Felipe Aquino - "As atribuições dos Santos Anjos deste Coro, são semelhantes aquelas dos Santos Anjos do Coro Potestades, porque também eles transmitem aquilo que deve ser feito pelos outros Anjos, mas sobretudo, auxiliam no sentido de que as coisas sejam realizadas de modo perfeito. Assim, eles também têm a missão de remover os obstáculos que querem interferir no perfeito cumprimento das ordens do CRIADOR. São considerados Anjos fortes e viris. Quem sofre de fraquezas físicas ou espirituais, deve invocar por meio de orações, o auxílio e a proteção de um Santo Anjo do Coro das Virtudes".

Prova Bíblica - (Ef 1, 21) "acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver neste mundo como no futuro".
  
Comentário Pessoal - Note que eu repeti a passagem bíblica de Efésios. Não há outra menção das Virtudes em nenhuma outra passagem.

3ª Hierarquia

Prof. Felipe Aquino - "É formada pelos Santos Anjos que executam as ordens do Altíssimo. Eles estão mais próximos de nós e conhecem a fundo a natureza de cada pessoa que devem assistir, a fim de poderem cumprir com exatidão a Vontade Divina: insinuando, avisando ou castigando, conforme o caso. Esta Hierarquia é formada pelos: Principados, Arcanjos e Anjos".

Principados - Dirigem as sortes das nações.


Prof. Felipe Aquino - "Os Santos Anjos deste Coro são guias dos mensageiros Divinos. Não são enviados a missões modestas, ao contrário, são enviados a príncipes, reis, províncias, Dioceses, de conformidade com o honroso título de seu Coro.
No livro de Daniel são também apresentados como protetores de povos. Significa dizer, que são aqueles Anjos que levam as instruções e os avisos Divinos, ao conhecimento dos povos que lhe são confiados.
Porém, quando esses mesmos povos recusam aceitar as mensagens do Senhor, os Principados transformam-se em Anjos Vingadores, e derramam as taças da ira Divina sobre eles, de forma a reconduzi-los através do castigo e da dor, de volta ao DEUS de Amor e Misericórdia que eles abandonaram propositalmente".

Prova Bíblica - "O chefe do reino persa resistiu-me durante vinte e um dias; porém Miguel, um dos principais chefes, veio em meu socorro. Permaneci assim ao lado dos reis da Pérsia".

*Nota da bíblia Ave-Maria - O chefe: trata-se de um anjo que vela sobre a Pérsia (cada reino tem o seu) e contra o qual Miguel, protetor dos judeus, terá de combater no mundo invisível.

Comentário Pessoal - Eu não conhecia bem essa passagem, tanto que nem a tinha marcado nas minhas anotações. Mais à frente, no versículo 20, também se fala sobre "O chefe de Javã", que segundo a nota da Ave-Maria é o anjo que vela sobre os destinos da Grécia.

Arcanjos - Além de comunicarem importantes notícias aos homens, tem a missão de proteger especialmente pessoas que desempenham funções de relevo para a glória de Deus, como seriam os pastores da Igreja.


Prof. Felipe Aquino - "A ordem tradicional dos Coros Angélicos coloca os "Arcanjos" entre os "Principados" e os "Anjos". Pelas funções que desempenha, acreditamos que ele deve estar colocado no mais alto Coro dos Santos Anjos. Gabriel também é chamado de Arcanjo, e da mesma maneira que Miguel, através das páginas da Sagrada Escritura, vê-se que é conhecedor dos mais profundos Mistérios de DEUS, inclusive foi Gabriel quem Anunciou a Maria que Ela estava cheia de graças e tinha sido escolhida pelo Criador, para Mãe de Deus Por outro lado, também Rafael é denominado pela Igreja como um Arcanjo. A respeito de Rafael, no Livro de Tobias, ele mesmo confirma que está diante de Deus".

São Rafael Arcanjo

Rafael vem do hebraico, e significa "Deus Cura". A história de São Rafael está contida no livro de Tobias, que é um livro Deuterocanônico, presente apenas em bíblias católicas (não confunda jamais Deuterocanônico com Apócrifo!). É uma história belíssima, que eu recomendo a leitura. Nesse livro podemos ver a cura de Tobit, pai de Tobias e de Sara, do qual se espantou o demônio Asmodeu, que matou seus sete primeiros maridos. Bom, não vou contar a história toda, porque eu quero que vocês fiquem curiosos e leiam o livro!!!

Prova Bíblica - (Tb 12, 15) "Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor".

São Gabriel Arcanjo

O nome Gabriel, por sua vez, significa: "boca de Deus". São Gabriel é o anjo anunciador, a ele foi delegada a mais nobre missão já concedida à um anjo, que foi anunciar à Virgem Maria que ela iria conceber Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é também padroeiro dos comunicadores. Com razão São Gabriel é chamado o anjo da Redenção, porque sua Missão, tanto no Antigo como no Novo Testamento se relaciona com a vinda do Salvador.

Prova Bíblica - (Lc 1, 26ss) "No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo".

São Miguel Arcanjo

O nome Miguel significa "Quem como Deus". São Miguel é o Arcanjo guerreiro, principalmente no que se refere ao combate contra Lúcifer, o demônio. Em honra a ele são feitas orações ou missas de exorcismo, seu nome é particularmente citado quanto a isso. Um grande exemplo é o próprio "Terço da Misericórdia" onde encerra-se rezando: "Levanta-se Deus, por interseção da bem-aventurada Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo e de todas as milícias celestes. Que sejam dispersos Seus inimigos e que fujam de Sua face todos os que Vos odeiam".

Prova Bíblica - (Jd 1, 9) "Ora, quando o arcanjo Miguel discutia com o demônio e lhe disputava o corpo de Moisés, não ousou fulminar contra ele uma sentença de execração, mas disse somente: Que o próprio Senhor te repreenda!"

Anjos - Ministros de Deus destinados particularmente à guarda dos homens.


Prof. Felipe Aquino - "Os Santos Anjos recebem as ordens dos Coros superiores e as executam. Outro aspecto que não pode ser esquecido, é o fato de que os Santos Anjos, guardadas as devidas proporções, estão mais perto da humanidade e por assim dizer, convivendo conosco e prestando um serviço silencioso mas de valor incomensurável à cada pessoa".

Prova Bíblica - (Ex 23, 20) “Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei".

Catecismo da Igreja Católica - (CCE 329-330) "Santo Agostinho diz a respeito deles: "Angelus [...] officii nomen est, non naturae. Quaeris nomen naturae, spiritus est; quaeris officium, angelus est: ex eo quod est, spiritus est: ex eo quod agit, angelus –Anjo é nome de ofício, não de natureza. Desejas saber o nome da natureza? Espírito. Desejas saber o do ofício? Anjo. Pelo que é, é espírito: pelo que faz, é anjo (anjo = mensageiro)". Com todo o seu ser, os anjos são servos e mensageiros de Deus. Pelo facto de contemplarem "continuamente o rosto do meu Pai que está nos céus" (Mt 18, 10), eles são "os poderosos executores das suas ordens, sempre atentos à sua palavra" (Sl 103, 20).
 Enquanto criaturas puramente espirituais, são dotados de inteligência e vontade: são criaturas pessoais  e imortais. Excedem em perfeição todas as criaturas visíveis. O esplendor da sua glória assim o atesta.

Comentário Pessoal - Termino essa postagem com um importante mas curto comentário: Devemos nos desvincular da figura romântica de criancinhas aladas, extremamente boas. Anjos são mensageiros, guerreiros, prontos para atender aos desígnios de Deus. 

Mil Sweetkisses,
6 Comentários
Comentários

6 comentários:

  1. Gostei muito do teu blog flor, é bem fofo. Obrigado por passar lá no meu e comentar, vou estar sempre por aqui dando uma olhada nas novidades, Beijos!
    www.sentireviverotempo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa que bela postagem, amei, eu acredito muito nos anjos e sempre peço proteção aos meus, eu também já fiz uma pequena postagem sobre eles, nem sei se vc leu, vou deixar o link no final do comentário pra vc dar uma olhada.
    Os anjos são tudo isso mesmo, e como seu ultimo comentário, anjos não são seres fofos e cutes, são guerreiros e conselheiros, amigos pra toda hora e é sempre bom foratele-los com bons pensamentos e boas vibrações. Bjs e parabéns pela ecxelente postagem, vc arrasou^.^
    http://artesdosanjos.blogspot.com/search/label/Espiritual

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse post. Geralmente encontro a hierarquia dos anjos, mas sempre tem uma coisa que parece "inventada".
    São Miguel Arcanjo é o padroeiro aqui da cidade :)

    ResponderExcluir
  4. que bom ...que eu vi e li essa maravilha hoje!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Duvida? Qual é a sua religião?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados