Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

30/07/2011

Figuras ambíguas

Hoje eu vou falar sobre um assunto interessantíssimo, que aprendi na escola. Mas antes de chegar à parte que nos interessa, eu vou lhes apresentar à Psicologia da Gestalt.

"A Psicologia da forma, Psicologia da Gestalt, Gestaltismo ou simplesmente Gestalt é uma teoria da psicologia iniciada no final do século XIX na Áustria e Alemanha que possibilitou o estudo da percepção.
Segundo a Gestalt, existem quatro princípios a ter em conta para a percepção de objectos e formas: a tendência à estruturação, a segregação figura-fundo, a pregnância ou boa forma e a constância perceptiva.
Outros conceitos dessa teoria são supersoma e transponibilidade. Supersoma refere-se a ideia de que não se pode ter conhecimento de um todo por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes: '(…) 'A+B' não é simplesmente '(A+B)', mas sim um terceiro elemento 'C', que possui características próprias'. Já segundo o conceito da transponibilidade, independentemente dos elementos que compõem determinado objeto, a forma se sobressai. '(…) uma cadeira é uma cadeira, seja ela feita de plástico, metal, madeira ou qualquer outra matéria-prima'.
(fonte: Wikipédia)

Segundo essa teoria, quando olhamos uma determinada figura ou paisagem não olhamos os detalhes separadamente, pois imediatamente vemos a figura como um todo. Bom, no resumo mais enxuto, é isso que quer dizer Gestalt, se alguém ainda não entendeu, vai entender agora nas imagens (veja como de imediato você vê uma figura maior e só depois percebe os detalhes).
Para essa postagem, separei algumas figuras ambíguas, que  exemplificam essa teoria. Figuras ambíguas são aquelas que você pode ver de duas formas diferentes (ou mais até). Veja elas abaixo, junto com a explicação de quais figuras você deveria estar vendo:

Flores ou um rosto


Uma mulher ou um saxofonista


Um rosto ou uma mulher

Um velho ou um homem no cavalo
Um gato ou um rato


Dois cavalos ou uma mulher

Muito legal, não é? Num dia que eu estiver com inspiração vou ver se consigo fazer um...

Mil Sweetkisses,
8 Comentários
Comentários

8 comentários:

  1. Eu vou dizer o que me pareceu mais nítido, pois no fundo dá pra ver os dois!! No primeiro o rosto eu mais nítido pra mim, no segundo o saxofonista, na terceira a mulher, na quarta o homem no cavalo e uma mulher deitada no chão, na quinta um gato (por que será né? rsrsrs), na sexta e ultima imagem dois cavalos brigando... rsrsrsrs... gente eu adorei isso Sheila... parabéns pelo post!! Kissus linda!!

    ResponderExcluir
  2. as imagens são muito legais ...
    e agradeço o meu selinho =]
    e a visita ae meu blog tambem
    beijos =*

    ResponderExcluir
  3. Muito, mas muito legal e interessante! Adorei, é pura arte!

    ResponderExcluir
  4. Já estudei isso na escola , faço curso normal, a minha professora explicou super bem Gestalt ! É muito legal essa coisa da perceção. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. muito bom, era exatamente isso que eu estava procurando.

    ResponderExcluir
  6. nossa esse blog foi o unico q pode me ajudar. adorei. brigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados