Caso alguma imagem do blog não esteja aparecendo, por favor, avise nos comentários da postagem em questão!

01/06/2011

Rede Católica

É com imensa alegria que eu compartilho e convido a todos que possam ler o meu blog a participar no próximo dia 05/06 (Domingo), em que comemoramos o "Dia Mundial das Comunicações" da Rede Católica, iniciativa da PasCom da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (da qual faço parte). E o que vem a ser isso? Bom, vamos por partes...
No dia 05/05 desse ano (Dia Nacional das Comunicações), nós fizemos um ensaio no chamado "Dia C", onde nossa Arquidiocese, junto com outras Arquidioceses, sites e pessoas que se uniram a nós, se dedicou inteiramente a um dia de Evangelização intensa nas Redes Sociais como Orkut, Facebook, Twitter, entre outras.
Foram, no mínimo 100 mil pessoas que participaram desse evento, e se na presente data já deu o que falar, imagine agora no dia 05/06? Como eu participei no dia 05/05, dessa vez vou redobrar os meus esforços de divulgar essa data. Hoje, vou divulgar pelo Blogger, e nos dias seguintes me dedicarei às outras redes. Pra começar, vou fazer um balanço do que ocorreu no "Dia C" e dar dicas sobre o que fazer para participar no próximo Domingo da Rede Católica em cada rede específica.

Orkut

Como a rede com maior número de brasileiros, sendo a mais tradicional e mais conhecida, o Orkut deve bombar na Rede Católica!!! Nesse site, somos convidados a enviar Scraps a todos os nossos amigos, com mensagens Evangelizadoras, como passagens bíblicas, mensagens de Santos, de doutores da Igreja, enfim, tudo o que possa Evangelizar nesse meio. Com o Novo Orkut, fica ainda mais fácil pois tem a ferramenta de enviar scraps a todos os amigos. Se alguém não souber como, deixe um comentário que eu terei prazer em explicar. Também somos convidados a deixar tópicos nas comunidades, que é uma ferramenta que pode chamar tanto quem nós conhecemos, quanto quem justamente precisa ser tocado pelo amor de Cristo: os que ainda não fazem parte da Igreja Católica.
Na minha experiência do "Dia C", o Orkut teve uma força média, poderia ter sido bem melhor. Eu recomendo que antes de enviar uma mensagem evangelizadora, você também envie uma mensagem explicando o que está acontecendo, com um convite para repassar essa mensagem. Depois, Evangelize, com um, dois, três, quatro... Quantos Scraps você puder!!!

Facebook

No Facebook somos convidados a, além de enviar nossa mensagem, Curtir, compartilhar e comentar as mensagens de nossos amigos que também estiverem participando dessa "corrente". Não sei se por erro meu, que não participei intensamente no Facebook, mas eu não senti muito empenho nessa rede Social. Dessa vez, tentemos atingir a todos mais profundamente, visto que essa mensagem se espalhar para muitas pessoas nessa ferramenta é um pouco mais fácil que no Orkut.

Twitter

O Twitter é talvez o site mais especial desse dia!!! no "Dia C" nós utilizamos a hashtag #ComunicarEvangelizando e foi um sucesso! Eu mesma estava on-line quando ela chegou nos Trend Topics do Brasil, por algum tempo ficou inclusive no segundo lugar! Já nos Trend Topics do Rio de Janeiro, ficou praticamente o dia inteiro no segundo lugar, o que foi maravilhoso!
Dessa vez, usaremos a hashtag #RedeCatolica que irá ser presença constante não só agora, mas a partir do dia 5/6 em todas as contas do Twitter católicas. Para usar a hashtag, basta escrever a mensagem normalmente e acrescentar antes ou depois a hashtag. Por exemplo: "O Senhor é o meu pastor e nada me faltará" (Sl 22) #RedeCatolica
Quero reforçar aqui algumas coisas que eu notei no "Dia C" que são muito interessantes. Primeiramente, assim que aparecemos nos Trend Topics, as pessoas logo pensaram ser uma iniciativa Protestante. Isso mesmo: inclusive postaram Tweets extremamente preconceituosos como: "Já não basta estes crentes evangelizarem todo dia, agora até aqui no Twitter", e foi daí para pior. Vamos deixar a nossa marca nesse dia, para que católico seja sinônimo de avanço e união.
Tomem cuidado com essas pessoas que usam a hashtag do jeito errado. Pode chegar a ser uma armadilha!
Outra coisa, neste dia por um acaso foi o dia que infelizmente aprovaram a união homoafetiva, então a hashtag #uniaohomoafetiva também estava lá, além de Trend Topics como "Judas" e "Maria Madalena", que nada tinham a ver com a Igreja, pois se referiam ao clipe da Lady Gaga. Imediatamente, estavam pensando que nós estávamos competindo com a tal hashtag. Deixemos claro que não queremos competir com nenhuma hashtag, apenas queremos estar o mais vísíveis possível, para tocar o coração do maior números de usuários do Twitter que conseguirmos.

Blogger

Como todos nós já sabemos muito bem, nosso blog é uma ferramenta poderosa. Eu confesso que no "Dia C" eu até me esqueci do meu blog... Mas dessa vez, conectemos nossos blogs a essa missão, mesmo que seu blog pessoal não tenha tema religioso. Essa ferramenta é essencial pois atinge a qualquer um que navega na Net, incluindo quem está pesquisando alguma coisa no Google. Não economizemos os nossos caracteres, vamos evangelizar de forma a cativar não só os seguidores do nosso blog, como também quem estiver apenas visitando. Quem não tiver um Blogspot, pode utilizar também outros servidores de blogs, que também serão bem-vindos!!! Uma dica é programar sua postagem para o dia 05/06, caso você não tenha tempo no dia.

Youtube

O Youtube pode ser utilizado de diversas formas: Você pode utilizar os vídeos católicos em sua evangelização nas outras redes, uma dica é usar os botões de compartilhamento que estão abaixo do vídeo.
Você também pode comentar nos vídeos que você mais assiste, isso também pode chamar atenção.
Se você, como eu, também tem um canal no Youtube, poste um boletim para quem está inscrito nele, mesmo que sejam poucos, se só um se sentir tocado e for evangelizado com seu boletim, já valerá a pena.

 Hotmail/Windows Live Messenger

Mande um e-mail para seus contatos! Já que pelo Hotmail podemos mandar um e-mail facilmente para todos eles. Quem estiver on-line no MSN no Domingo, pode puxar conversa para um assunto evangelizador, quem sabe... Utilize também outros serviços de e-mail, como o Yahoo! se você tiver um.

Outras redes sociais

Use sua criatividade! Existem muitas outras redes como o Tumblr, o MySpace, o Skipe, o Yahoo! Grupos, etc. Onde você estiver, evangelize! Mas não só no dia 05/06, mas todo dia!!!



Bom. se você já leu até aqui, é porque se interessou!!! Evangelize, sem preguiça e sem medo de mostrar ao mundo virtual que você é católico!!!

Mil Sweetkisses,
0 Comentários
Comentários

Comente!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posts relacionados